segunda-feira, janeiro 31, 2011

Brasil e Argentina

Dilma quer incluir habitação, saneamento, EDUCAÇÃO e cultura na agenda das relações com a Argentina.

sábado, janeiro 29, 2011

Cadeira cativa!

Vergonha nacional

Causam asco as aposentadorias inconstitucionais, milionárias e vitalícias de ex-governadores e seus herdeiros. Esses benefícios são um roubo e desmoralizam os políticos. Em toda a sua vida ativa, o cidadão comum e assalariado é chamado de “contribuinte”. Contribuímos ao pagar impostos. No Brasil, infelizmente, os impostos são aviltantes e não servem para seu fim mais nobre.

Livro do mês

Capitalismo Parasitário, de Zygmunt Bauman. Ed. Zahar.

sexta-feira, janeiro 28, 2011

Imortal!

Imea (Unila): Jesús Martin-Barbero em Foz do Iguaçu - PR

A Unila - Universidade Federal da Integração Latino-Americana vai fundar dia primeiro de março próximo, a cátedra Jesús Martin-Barbero, a primeira de 2011. Iniciativa do Instituto Mercosul de Estudos Avançados - Imea.Barbero colocou a América Latina no mapa internacional dos estudos da Comunicação e da Cultura. Inscrições abertas: imea@unila.edu.br

quinta-feira, janeiro 27, 2011

Frase do dia

"Creio nas bases do Direito Penal Liberal, que garante o homem e seus direitos em um Estado de Direito. O Direito Penal deve compilar as garantias dos cidadãos delinquentes, mas que ainda assim devem ser considerados cidadãos". Ignacio Berdugo Gómez de La Torre, professor de Direito Penal da Universidade de Salamanca.

Máquina na oposição

A partir de fevereiro, tucanos podem comandar toda a administração do Congresso. Se o PMDB optar pela vice-presidência da Câmara, caberá ao PSDB indicar o primeiro-secretário.No Senado, já está decidido: caberá aos tucanos a primeira-secretaria.Trata-se do cargo que controla a máquina administrativa.Portanto, é grande a chance de o Congresso ficar sob o controle administrativo da oposição.PMDB e PT dividem as presidências da Câmara e do Senado, e o PSDB fica com as secretarias-gerais das duas Casas.



Segurado reclama menos

Em 2010, quase 28 mil consumidores recorreram à Susep para reclamar ou obter orientações referentes especificamente ŕ atividade de seguros, número 19,5% menor que o registrado em 2009, com 34.685 registros. A quantidade de processos administrativos abertos também diminuiu, de 822 para 710 entre os períodos comparados. A queda foi de 13,6%. O Dpvat esteve envolvido na maioria dos atendimentos, na proporção de 56,5% do total, contra 57,6% em 2009. Os dados da Susep mostram, contudo, que a pressão sobre esse seguro diminuiu. Em 2009, foram 19.992 notificações, que recuaram para 15.781 em 2010, menos 21,1%. O Dpvat foi responsável por 21,7% do total de processos administrativos instaurados em 2010. Sobre 2009, houve aumento de 21,2%. Vice-líder em queixas, o seguro de automóvel encerrou o ano passado como o único ramo, entre os maiores do mercado, apontando um descontentamento do consumidor em alta, contrariando a queda observada na maioria das outras carteiras. As reclamações contra o seguro de veículo subiram 13,6%. Foram 4.395, em 2009, contra 4.992, em 2010. Ao contrário do Dpvat, no entanto, os processos instaurados contra esse seguro não cresceram, permanecendo estabilizados na faixa de 86 (12,1% do total). Em outra grande carteira, a de vida, as contestações caíram 12,1% no ano passado, para 3.336 ocorrências. Em contrapartida, foi o ramo que apresentou o maior número de processos abertos: 221 (31,1% do total), embora tenham apresentado uma diminuição de 41,7% sobre 2009. Fontes: Seguros dia-a-dia;Sincor RO/AC e Ronseg, corretora de seguros.

quarta-feira, janeiro 26, 2011

Mínimo com corte

A presidenta Dilma Rousseff quer adiar as negociações sobre o salário mínimo para o início dos trabalhos do Congresso, mas já orientou sua equipe a aceitar um valor de, no máximo, R$ 550.





Seca e safra

Enquanto o Rio sofre com as chuvas, o Sul é castigado pela seca. Por causa da estiagem, o ministério do Desenvolvimento Agrário prorrogou por 180 dias os débitos dos agricultores sulistas que venceriam em janeiro e março. A bancada ruralista nacional, desse modo, ganha tempo, e estreia em fevereiro propondo projeto conjunto de criação de um fundo de seguro contra perda de lavoura. EUA e países da Europa já têm similares. O Sincor RO/AC faz campanha de ajuda ao Rio.

terça-feira, janeiro 25, 2011

Câmara dos deputados

Agricultura familiar e agronegócio serão prioridades do meu mandato nos próximos quatro anos no Congresso, disse o deputado Carlos Magno (PP-RO).

Michel por um dia

O vice-presidente Michel Temer assume a presidência interina da República neste domingo (30), com a viagem da presidenta Dilma Rousseff à Argentina. A brincadeirinha dentro do PMDB é que, como ele ficará só um dia no cargo, não terá tempo de fazer qualquer mexida.



Liminar empossa Natan

Barrado pelo TRE de Rondônia com base na Lei da Ficha Limpa por conta de condenação pelo TJRO, o deputado Natan Donadon (PMDB/RO) renunciou ao mandato para tentar escapar da condenação no Supremo Tribunal Federal. A estratégia não deu certo. Porém, antes teve votação suficiente para ser eleito, mesmo com o registro de candidatura indeferido. O TSE negou seus recursos, mas o peemedebista vai tomar posse na Câmara por conta de uma liminar concedida pelo ministro do STF Celso de Mello.



Confúcio trabalha!

O governador Confúcio Moura trabalhou normalmente no feriado municipal de 24 de janeiro. Expediente normal.Visitou igarapés das zonas Sul e Leste. Conversou com moradores e ouviu pleitos comuns. Prometeu, em parceria com a prefeitura de Porto Velho (RO), realizar obras de drenagem, urbanização e asfaltamento de ruas do entorno dos córregos. E mais: o governador quer pressa na conclusão da obra do CPA  -  Centro Político Administrativo; "em gestação"a construção de uma academia de ginástica para os servidores do Estado; urgência no reinício das obras de reforma e ampliação de quinze escolas da rede estadual de ensino. O governador anunciou para março próximo, em Porto Velho, a implantação do ensino médio profissionalizante (eletrotécnica e informática).

BR-319

O presidente do Instituto Chico Mendes, Rômulo Mello, está com os dias contados. E o novo presidente do Ibama só será nomeado no final de fevereiro, depois que saírem a licença para a usina de Belo Monte (PA) e para o asfaltamento da BR-319 (RO/AM).



Sincor RO/AC faz campanha para ajudar desabrigados

O Sincor-RO/AC chama atenção dos corretores e seguradoras para participar da campanha "Água nos Fortalece", lançada nesta quinta-feira, 20. O objetivo é ajudar a cidade do Rio de Janeiro, que está passando por situação de calamidade.O Sindicato pede a doação de garrafas de água mineral de 350 ml. Água de beber. Fontes: Apólice - online, Sincor RO/AC e Ronseg, corretora de seguros.

Paz na política, defende Acir Gurgacz

Rondônia parece estar experimentando aquele que parece ser um dos principais ingredientes para o desenvolvimento: a paz na política. No entanto, essa é uma situação muito fácil de ser modificada, de ser interrompida. Essa paz da qual tanto já falei ao longo dos últimos anos, não deve ser resultado de conchavos e acordos secretos, escusos. Essa paz deve ser resultado do jogo limpo, das regras claras e – fazendo uma analogia ao futebol – do jogo ser jogado da mesma forma do primeiro tempo até os pênaltis, se for necessário. (Acir Gurgacz, senador do PDT/RO).

Ordem no HB

O governador Confúcio Moura instituiu uma 'nova ordem de serviço' no hospital de Base em Porto Velho (RO): sala de repouso de médico e enfermeiro vira quarto para paciente. Com a medida, surge 40 novos leitos. Médicos têm férias canceladas ou vêm de outras cidades para colaborar. Chegam a fazer 14 cirurgias ortopédicas por dia. Pacientes esperavam a mais de 12 meses pelo procedimento. É a união da emergência. No JP II, Confúcio contrata novos profissionais de saúde e muda a estrutura institucional. O caos une. E é natural que assim seja. O desafio é continuar, aperfeiçoar e institucionalizar parcerias. O que não é tarefa fácil. Talvez a mais difícil de todas. Mudar é preciso. O mutirão continua. Se depender de Confúcio, não vai parar.

Ação e trabalho

Determinado a acabar com a situação de caos na saúde pública de Rondônia, o governador Confúcio Moura, com apoio do Ministério da Saúde, viabiliza parceria com um hospital de SP para trazer cardiologistas ao hospital de Base, onde realizarão mutirão de cirurgias do coração em mais de 225 pacientes que esperam na fila. Nos próximos 180 dias, a situação tende a se normalizar. Melhoram as condições de atendimento. A imagem já é bem diferente. Soluções caseiras e parcerias com prefeituras, começam a surtir efeito.

segunda-feira, janeiro 24, 2011

Novo tempo

Nos seus primeiros dias de poder estadual, Rondônia sob a administração Confúcio Moura, governador extremamente preparado, vive um clima de trabalho firme de construção de um Estado melhor, mais humano, solidário, comprometido com o social, buscando crescer sustentavelmente, gerando empregos e contribuindo com o aumento e distribuição de renda. Em apenas 24 dias de Palácio, discrição e trabalho, marcam a gestão de Confúcio. E mais: nunca antes na história deste país - como diria Lula - os secretários trabalharam tão silenciosos.Que continuem assim!

Frase

A revolução educacional brasileira pede foco absoluto no professor, aluno e no aprendizado deste, que deve subordinar as demais variáveis. Inclusive as sindicais. Sem espírito de patota. (RN).





Seguro obrigatório pagará indenização até por suicídio

O substitutivo elaborado pelo relator da matéria, de um deputado do (PSB-SP), ao projeto de lei que torna obrigatória a contratação, pelo empregador, de seguro de vida para os empregados, estabelece que o pagamento da indenização será efetuado mediante simples apresentação da certidão de óbito e da prova de qualidade de beneficiários, independentemente da existência de culpa ou mesmo da constatação de suicídio. E mais: a indenização deverá ser paga em dinheiro e até dois dias úteis após a apresentação dos documentos relacionados Fontes: Cqcs, Ronseg, corretora de seguros e Sincor RO/AC.

Governador incentiva campanha de doação de sangue

Com a finalidade de abastecer o estoque do banco de sangue da Fundação de Hematologia de Rondônia (Fhemeron), a secretaria de Estado da Saúde (Sesau) orientada pelo governador Confúcio Moura incentiva a campanha: “Estenda seu braço, doe sangue e salve vidas”. A campanha vai reforçar o estoque e dar suporte aos mutirões de cirurgias que serão realizadas no pronto socorro João Paullo II e hospital de Base Ary Pinheiro: “Estamos nos antecipando ao mutirão. Quando as cirurgias começarem em maior escala estaremos preparados para atender a demanda, para isso precisamos de doadores”, disse Confúcio.







domingo, janeiro 23, 2011

Causa própria

A reforma tributária é iminente. Deve acontecer senão neste 2011, até o final de 2012, acreditam políticos consultados pelo blog. O projeto relatado por um deputado do (PR-GO) vai para a gaveta. Surge acordo sobre a implantação do imposto sobre valor agregado (IVA) nacional, substituindo os ICMS estaduais, e um fundo de compensação. Um detalhe é que o empresariado, atento a isso, entrou em peso no Congresso pelo voto popular. Levantamento recente do Diap – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar concluiu que praticamente metade dos parlamentares são de vários ramos. É a plutocracia legislando em causa própria.

Mais um salário

Deputados estaduais de Rondônia receberão um pagamento extra sobre seus salários para participar de sessões extraordinárias durante o recesso da Assembleia ainda em janeiro.Os custos podem atingir R$ 506 mil. Os 24 deputados receberão R$ 9.050 por duas sessões. A pauta tem 17 projetos do governo Confúcio Moura (PMDB).







Seguro de vida pode mudar regras, adianta Geraldo Ramos

Está na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara o projeto de lei de autoria de um deputado do (PTB-SP), que, entre outras propostas, cria regras inibidoras ao reajuste do preço do seguro de vida ou cancelamento do contrato, disse Geraldo Ramos, diretor da Fenacor e presidente do Sincor RO/AC. Fontes: Sincor RO/AC, Ronseg, corretora de seguros e CQCS.

Confúcio bate o martelo e vira o prego

O governador Confúcio Moura dorme tarde e acorda cedo.  Para equacionar os problemas herdados de administrações anteriores nos setores de saúde e esgoto sanitário em Porto Velho (RO), bateu o martelo e virou o prego. Sentou praça contra a caciquia da tribo do contra. A tarefa árdua requer o apoio do Ministério da Saúde, TCU e prefeituras. Confúcio quebra lanças a todo instante. Isoladamente, na base do cabo de guerra, não se irá a lugar algum. Nesse instante, o dar as mãos solidário é fundamental. A força da solidariedade é tudo. O cocar de chefe da aldeia continua nas mãos dele.Nos próximos dias, não duvido em nenhum momento, a população perceberá, nitidamente, mudanças qualitativas e substanciais nesses setores. Quem viver, verá!

sexta-feira, janeiro 21, 2011

Confúcio retira pacientes do chão

Porto Velho (RO), 21.01.2011 - Por volta das sete horas da manhã desta sexta-feira teve início o trabalho de transferência de trinta pacientes que estavam acomodados nos corredores e no chão do Hospital de Pronto Socorro João Paulo II à espera de cirurgias para o Hospital de Base Ary Pinheiro em Porto Velho. A transferência foi feita através de uma operação especial e contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e da Polícia Militar, que ajudou na liberação e controle do trânsito. Todo o processo foi acompanhado pela Sesau, por técnicos do Pronto-Socorro João Paulo II e pelo representante do Ministério da Saúde.

Começo inspirador, choque de gestão e discurso unificado

O governo Confúcio Moura ainda está em seu início, mas as primeiras medidas acenam para as expectativas positivas do eleitor do PMDB nas áreas da saúde, educação e segurança. E mais: Confúcio pediu ao vice Airton Gurgacz que se engaje diretamente no esforço de minimização do triste binômio acidente de trânsito versus saúde pública em Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná e Cacoal, em Rondônia, com perdas de vidas de ciclistas, pedestres e motociclistas. Afinal, falam que vice parado é vice em conspiração. Quem viver, verá!

Mercado tem o que comemorar, diz Geraldo Ramos

O mercado de seguros já pode comemorar os resultados mais favoráveis do que os de 2009, de acordo com os números divulgados pela Susep, referentes ao período de janeiro a novembro de 2010, comparativamente com o mesmo do ano anterior, disse o diretor da Fenacor e presidente do Sincor RO AC, Geraldo Ramos.

quinta-feira, janeiro 20, 2011

Natan inspira KLB

Enquanto o cantor Leandro (do grupo KLB) curte férias em Orlando, o PSDB faz de tudo para impedir que ele assuma a cadeira deixada por Bruno Covas na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.A ida do deputado para a Secretaria Estadual do Meio Ambiente abriu vaga para Leandro, o primeiro suplente da coligação.O PSDB quer emplacar o deputado Ramalho da Construção. Para isso, a Executiva Nacional está preparando um apelo jurídico para assegurar a vaga.O documento será baseado na liminar que o Supremo Tribunal Federal (STF) que concedeu ao PMDB de Rondônia, garantindo que a vaga aberta com a renúncia do deputado Natan Donadon fosse ocupada pelo primeiro suplente do partido, Raquel Duarte Carvalho, deixando de fora o primeiro suplente da coligação, Agnaldo Muniz, que trocou o PP pelo PSC.

Governador amplia quadro e finaliza UPAs

Em reunião realizada nesta quinta-feira (20) em Porto Velho, com técnicos do ministério da Saúde, o governador de Rondônia, Confúcio Moura, comprometeu-se a ampliar o quadro de médicos na rede estadual, além de readequar a estrutura física da maior unidade de saúde da capital. No médio prazo, as metas são descentralizar o atendimento pelo estado e implantar um sistema em rede, que organize o fluxo de pacientes.O estado finaliza a construção de três Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h). “Esse entendimento entre o ministério e o governo estadual vai permitir uma melhor organização da assistência em urgência e emergência. 

Raniery cumprimenta presidente do PMDB

Brasília (DF), 20.01.11) A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio), através do presidente Raniery Coelho, parabenizou o senador Valdir Raupp, que assumiu a presidência nacional do PMDB, em substituição a Michel Temer, que se afastou após ser empossado no cargo de vice-presidente da República, no dia primeiro de janeiro.

quarta-feira, janeiro 19, 2011

Com parceiros, governador quer hospital atendendo já!

Porto Velho (RO), 19.0l.2011 - No início da manhã desta quarta-feira, o governador Confúcio Moura se reuniu com a Sesau e membros da Associação Nacional de Administração Social e Hospitalar (Pró-Saúde) para tratar da imediata administração do Hospital Regional de Cacoal (HRC).  Confùcio também coloca o Estado no epicentro do debate cultural, defendendo parcerias, quem sabe público privada, para a necessária construçao de um centro de convençoes e biblioteca pública 24 horas . Quem viver, verá!



Marina terá novo instituto

A ex-presidenciável Marina Silva (PV) prepara o lançamento de um instituto com seu nome, dedicado a ações de educação ambiental e formação política. Ela disse a aliados que a entidade terá foco no público evangélico, uma de suas principais bases eleitorais na campanha do ano passado. O projeto é tratado internamente como uma espécie de ponto de partida na construção de uma nova candidatura ao Planalto em 2014. A intenção da verde, segundo aliados, é usar a ONG para "politizar" fiéis e se manter em evidência no segmento evangélico, que já representa 25% dos brasileiros. Como o mandato dela no Senado termina dia 31, o plano é acelerar a criação do instituto para evitar um afastamento dos eleitores. O Instituto Marina Silva terá sede em Brasília, onde ela continuará a morar com a família após entregar as chaves do apartamento funcional. Pastores que se engajaram na campanha de 2010 e não têm vínculos com o PV devem ser convidados para colaborar com a entidade. O instituto também vai abrigar os assessores mais próximos, que perderão os cargos no Senado, e parte da equipe que atuou na campanha e continua a trabalhar para Marina nas áreas de comunicação e internet. Segundo interlocutores, a senadora quer investir na formação política dos evangélicos, que considera alijados do mundo partidário. Como na campanha, ela deve usar trechos bíblicos para difundir seu discurso ecológico. Marina foi a única evangélica a disputar a Presidência ano passado. Defendeu bandeiras alinhadas às igrejas, como a oposição ao aborto e ao casamento gay, mas pregou a tolerância e o combate à discriminação religiosa. Ela pretende se afirmar como uma referência "progressista" no meio religioso, em contraposição a líderes conservadores como o pastor Silas Malafaia, que apoiou José Serra (PSDB). Além da nova ONG, a senadora também voltará a presidir o IDS (Instituto Democracia e Sustentabilidade), com sede em São Paulo. A entidade reúne intelectuais que apoiaram sua candidatura, como José Eli da Veiga e Luiz Eduardo Soares. Marina confirmou a criação do novo instituto, mas disse que seu formato ainda será definido e que ele não terá fins eleitorais. Ela afirmou que os evangélicos não serão tratados de forma diferente dos adeptos de outras crenças. "Vou ter foco em várias frentes."



Moderno gestor público

O governador Confúcio Moura tem sinalizado que é um estudioso da moderna gestão pública, detentor de verdadeira obsessão pelo trabalho e um empreendedor nato. Sua luta para reorganizar e enxugar o funcionamento da máquina estatal e definir metas e objetivos para a execução orçamentária em Rondônia - está apenas começando. Quem viver, verá!

Acyr Gurgacz (PDT R0)

Senador defende reinício da BR 319 ligando Porto Velho RO a Manaus AM

Frase do dia

Defendam a internet. Ela não pode ser controlada por governos ou grandes corporações. A internet é do povo. Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA.

terça-feira, janeiro 18, 2011

Depois de ouvir Confúcio, Michel pede que MS apóie sistema estadual de saúde

Brasília (DF),18.01.2011 - O governador Confúcio Moura foi recebido no final da tarde desta terça-feira em audiência especial pelo vice-presidente Michel Temer. A audiência foi marcada pelo clima de cordialidade que sempre pautou a amizade entre os dois políticos. No entanto, também serviu para que Confúcio solicitasse o apoio do vice-presidente ao Estado de Rondônia. Confúcio Moura, que é do mesmo partido de Temer (PMDB), parabenizou o vice-presidente pela vitória na campanha eleitoral e afirmou que a união das forças “produzirá um efeito de desenvolvimento insuperável no país”.Confúcio Moura também aproveitou a oportunidade para pedir apoio a Michel Temer junto ao Ministério da Saúde. O governador explicou a situação dramática do sistema hospitalar público do estado, principalmente na capital, e disse que enviará os relatórios analíticos para apreciação de Temer.(Decom e colaboração de David Casseb e Carlos Coqueiro).





Insensato coração!

Enquanto isso, num cinema de Brasília..!

Confúcio anuncia restaurante para mais pobre e prioriza agricultura familiar

Brasília (DF), 18.01.2011 - O governador Confúcio Moura se reuniu na manhã de hoje com o diretor da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, Rogério Abdala, iniciando uma série de contatos na capital Federal.No encontro com Abdala, Confúcio Moura, acompanhado da superintendente da Representação de Rondônia no DF, Elizete Lionel, abriu negociações de apoio à agricultura familiar.Na reunião, Confúicio  defendeu a agricultura familiar e a restauração de áreas degradadas - prioridades de seu governo.A Conab prometeu apoiar a iniciativa do governador de, em curto prazo, instalar restaurantes populares nas regiões mais excluídas do Estado. “Com uma alimentação mais rica e balanceada, disse Confúcio, a população adoece menos, o que se reverte em ganho para a saúde pública” Abdala manifestou sua satisfação com a visita, e revelou que o governador de Rondônia foi o primeiro dirigente de Estado no atual mandato, a visitar a Conab em busca de parcerias. Da Conab o governador e Elizete Lionel seguiram para o Ministério da Saúde, onde o chefe do Executivo reivindicou aumento no teto dos repasses para o setor de saúde pública estadual.(Decom e colaboração de David Casseb e Carlos Coqueiro).

Seguro mulher

As companhias de seguros estão disponibilizando cada vez mais serviços exclusivos para o público feminino. O produto Auto Mulher, válido para seguros em que a principal condutora é do sexo feminino, possui contratação flexível, com opções de coberturas e de franquias, como assistências especiais na manutenção do veículo e serviços residenciais, descontos em estabelecimentos. O segurado também conta com uma série de serviços e benefícios, já disponíveis no seguro automóvel da Porto Seguro, como o Táxi Amigo, no qual a condutora conta com auxílio de táxi em situações inesperadas; o Leva-e-Traz, em que o Porto Socorro Mais Mulher leva a cliente para realizar a primeira revisão na concessionária, em caso de veículo zero-quilômetro, ou executar outros serviços de manutenção; de instalação de quadros e cortinas; desconto em cadeirinhas; assistência 24h; estacionamento com desconto de 30%; entre outros. Mais informações: Sincor RO AC e Ronseg, corretora de seguros.

segunda-feira, janeiro 17, 2011

Governador quer qualidade de vida na capital

Nesta terça-feira (18) o governador Confúcio Moura está em Brasília (DF), onde se reúne com técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU), Casa Civil e Ministério das Cidades, para que juntos, possam buscar soluções para sanar os problemas da obra de implantação do sistema de coleta, tratamento e disposição final de esgoto sanitário da cidade de Porto Velho.Confúcio trabalha para que, ainda no primeiro semestre, a obra seja retomada. (Decom com colaboração de David Casseb e Carlos Coqueiro).





Vampiros no banco de sangue

O Ministério da Saúde, responsável por obras e serviços nos pequenos municípios, graças a Funasa, sofreu um desvio de meio bilhão de reais, segundo o próprio governo. Essa sigla, tão pouco conhecida da população, é um dos principais motivos pelos quais partidos políticos brigam com a presidente Dilma Rousseff e, nos bastidores, chantagiam para aumentar o salário mínimo e desorganizar as contas. Desde 2005, a Funasa é controlada por siglas partidárias. Fala-se que a saúde vai mal e precisa de dinheiro. Por isso, estão ameaçando aumentar os impostos, como se o que pagamos para manter os três níveis de governo ( 4,5 meses de salários todos os anos) não fosse o suficiente. Antes de cortar gastos, os governos preferem falar em aumentar arrecadação.É fato! 

Confúcio condena politicagem e estende a mão ao produtor

Uma Emater livre de politicagem, com programas sérios, eficiência operacional e que auxilie o crescimento do produtor rural. Essa foi a orientação transmitida pelo governador Confúcio Moura ao novo secretário Executivo da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia), Elisafan Sales, cuja posse ocorreu no último sábado (15) no auditório do Centrer, em Ouro Preto do Oeste (RO).(Decom com colaboração de David Casseb e Carlos Coqueiro).

Jogo de largada

O governo Confúcio Moura começa a instalar em Rondônia o regime de choque de gestão. Acorda cedo, institúi metas e, gradualmente, premia a meritocracia. Trabalha freneticamente e dorme pouco. Esse é o ritmo. Persegue metas de curto, médio e longo prazos. Quem viver, verá!

Brasiliput!

Reconstruindo Dilma

"Circula uma série de clichês sobre o diferencial Dilma e Lula. "Dilma será menos ideológica e mais gerencial e mais técnica, menos política", dizem. Balela. É uma pessoa altamente politizada, senão não teria chegado à Presidência da República. Tem visões políticas muito precisas, um pensamento político muito desenvolvido, amadurecido no curso de décadas" (Marco Aurélio Garcia; Valor, 17/01).

domingo, janeiro 16, 2011

Romero Britto

As mulheres da Dilma

Foto Folhapress

Fisiologia na saúde

Enquanto a saúde vai muito mal, como mostram todas as pesquisas em diferentes unidades do país, o Ministério da Saúde continua paralisado pela briga fisiológica.

sexta-feira, janeiro 14, 2011

O ritmo frenético de Confúcio governar:Fiocruz, Medicina Tropical, Ipepatro e IFS - solidários ao povo de Rondônia - prometem ajudar a equacionar tragédia na saúde e momento de pânico

Porto Velho, 14.01.2011 - Desde o início de sua gestão o  governador Confúcio Moura tem despachado em diversas secretárias e órgãos do governo. Na manhã desta sexta-feira (14), Confúcio esteve na sede do Instituto de Previdência Social do Estado de Rondônia (Iperon), onde foi recebido pelo presidente Walter Silvano e pelos servidores da instituição. Em seguida, ainda na sede do Iperon, o governador recebeu o diretor executivo da Fundação Osvaldo Cruz, Rodrigo Stabeli; o secretário da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Alexandre Muller; o coordenador técnico da Sesau, Luciano Zago e médico pesquisador do Centro de Pesquisa Medicina Tropical, Mauro Tada. Durante a reunião foram apresentadas propostas de parceria com o Estado para a qualificação dos servidores e para buscar solução para os problemas na área da saúde.O diretor executivo da Fiocruz iniciou sobre a parceria entre a fundação e o Estado: “A fundação é parceria de Rondônia desde a criação do Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais – Ipepatro, dando suporte para que as pesquisas possam continuar nesta região e incentivando novos pesquisadores”, disse Stabele. Confúcio Moura enfatizou a necessidade do estado estabelecer boas parcerias, principalmente na gestão da saúde: “Precisamos capacitar nossos servidores da saúde e a Fiocruz pode ser uma importante parceira. Precisamos de um curso de gestão, uma pós-graduação nesta área, iniciando com cerca de vinte vagas. A auditoria em saúde é outra formação necessária no Estado inteiro”, sugeriu Confúcio. Stabele disse que a fundação está à disposição do Estado, e  que o Instituto Fernando Siqueira disponibilizou alguns especialistas  para ajudar na solução dos problemas de saúde pública em Rondônia, “Nós somos solidários ao que está acontecendo aqui em Rondônia, por isso colocamos o nosso efetivo à disposição. Queremos saber no que podemos ajudar, mas desde já deixamos à disposição alguns especialistas como cirurgiões pediatras e obstetras. Se precisarem de profissionais para um mutirão, podem contar conosco”, afirmou Stabele.O governador agradeceu e falou que toda ajuda é bem vinda. “Nosso grande desafio é tirar os pacientes do chão em 30 dias, e com isso, ir melhorando gradativamente a saúde em Rondônia e essa parceria é muito importante”, destacou Confúcio. Mauro Tada também deixou o Ipepatro à disposição para ajudar a resolver a situação emergencial na área da saúde. “Estamos à disposição e podemos ajudar na microbiologia, que é algo deficiente no Hospital João Paulo II e Cemetron. Podemos fazer um levantamento de quantos exames são pedidos por mês nestas duas unidades, para termos uma base do que realmente é preciso”, disse Tada. Em seguida, o governador recebeu uma comissão para tratar do projeto de lei que cria a Fundação de Amparo, Assistência e Desenvolvimento  Social dos Povos da Floresta (FAASDEP).  De acordo com Rubens Nunes, do projeto Jovens Com Uma Missão (Jocum), a criação da fundação tem a finalidade de trabalhar com a causa indígena e ribeirinha. “Rondônia é o único estado que não tem uma secretaria ou órgão voltado para os povos indígenas”, destacou Nunes. O projeto já foi aprovado pela Assembléia Legislativa, e precisa ser regulamentado para que possa ser criada de fato a fundação. “Nossa fundação tem o objetivo de desenvolver de forma sustentável, além de capacitar ribeirinhos e a população indígena para atender na área da saúde. Na Jocum já fazemos um trabalho parecido e ainda incentivamos a valorização cultural, ensinando o povo indígena a ler e escrever na língua nativa”., explicou Nunes. O governador parabenizou a comissão pela iniciativa e disse que essa é uma causa muito importante. “Está é uma iniciativa maravilhosa, vamos analisar tudo criteriosamente, verificar se tem recursos previstos no orçamento. Precisamos verificar a lei para despachar e depois cuidar da parte de regulamentação, além de verificar um local para desenvolver os trabalhos, estaremos verificando isso”, informou Confúcio. (Decom com colaboração de David Casseb e Carlos Coqueiro).

quinta-feira, janeiro 13, 2011

Tragédia da saúde: Confúcio defende pacto com Dilma e cobra descaso de município com mais pobres. O cenário é de guerra.

O  governador Confúcio Moura (RO), disse em entrevista à TV que cada município tem que aplicar 15% dos recursos próprios e o estado também tem seu percentual de investimento na saúde, que é de 12%. “Os recursos aumentaram bastante, mas também houve o aumento de diversas situações, em que os prefeitos e municípios passaram a fazer seu dever, mas grande parte enche as ambulâncias com pacientes e mandam para a capital”, afirmou. Um telespectador que participou da entrevista através do telefone, disse que em sua opinião cada prefeito deve fazer sua parte e ajudar o estado na questão da saúde pública. “Essa é a hora de unirmos forças para melhorarmos a saúde de todo o estado. Temos que fortalecer a capacidade de resolver a situação de cada paciente na sua localidade. Qualquer município do estado tem a capacidade de resolver 80% das doenças com a atenção básica da saúde”, comentou Confúcio a observação do telespectador.O governador disse ainda que o estado precisa implantar o sistema de regulação, que trata do agendamento de cirurgias para os pacientes que podem esperar pelo processo operatório. “Se a pessoa tem um problema cirúrgico que não é urgente, que pode ser programado, ele é agendado. O hospital de qualquer cidade do interior entra em contato com o sistema de Porto Velho, verifica a data em que o leito estará vazio, agenda e o paciente já vem com os exames e hospitalizado para operar”, explicou Confúcio.Durante a entrevista o governador informou que marcou para o próximo dia 17 uma reunião com os prefeitos de todo o estado para tratar de três temas, entre eles a saúde pública, para que cada município assuma a sua responsabilidade. “Governador, o senhor pegou o estado enxutinho, tudo direitinho, limpinho, arrumadinho?”. Esta foi uma das perguntas feitas pela apresentadora, à qual o governador respondeu que o estado é viável, mas existem áreas - como a saúde, segurança púbica e educação - que precisam melhorar. “Não vou culpar as administrações passadas, este é um processo histórico de arruinamento. Cada governador escolhe em sua gestão a área de prioridade. Uns priorizam a agricultura, outros as estradas, produção, desenvolvimentos, mas nós temos que fazer tudo isso, sem esquecer a base de tudo, que é a educação, a saúde e a segurança pública”, respondeu o governador.Durante o programa os telespectadores interagiram com o governador e a apresentadora fazendo perguntas pelo telefone e através de ferramentas digitais como o twitter e msn.(Decom).

quarta-feira, janeiro 12, 2011

Mercado de seguros - auto para jovem

As companhias de seguros estão oferecendo coberturas específicas para jovens que estão desfrutando do seu primeiro carro. O Seguro Auto para Jovem, direcionado para faixa etária entre 18 e 25 anos, disponibiliza benefícios exclusivos como desconto em academias e cursos de idiomas, além dos serviços da Assistência 24 Horas. A cobertura básica agrega registros de colisão, roubo ou furto, incêndio ou explosão acidental do veículo, além de inundação, ressaca, ventos fortes, granizo e queda acidental de qualquer objeto sobre o veículo. Também estão previstos danos causados à pintura por acidente ou por atos de terceiros e danos causados aos pneus, em caso de acidente. Já o produto Auto Jovem, oferece benefícios diferenciados para os clientes com idade entre 18 e 24 anos, como descontos em assinatura de revistas, academias, pacotes de viagens e cursos, além de curso de direção segura. A cobertura básica do produto inclui proteção contra colisão, incêndio e roubo ou furto. Também é possível contratar adicionalmente coberturas para danos a terceiros, passageiros e acessórios.Fontes: Sincor RO-AC e Ronseg, corretora de seguros. Se você deseja obter mais informações sobre seguros específicos para jovens, acesse os sites, que trazem informações sobre os produtos da indústria de seguros para cada estágio da vida.



segunda-feira, janeiro 10, 2011

Estilo de governo: Confúcio visita Sipam e defende ·desmatamento zero·

Na manhã desta segunda-feira (10) o governador Confúcio Moura visitou as instalações do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), em Porto Velho, com o objetivo de conhecer o potencial da unidade. O Sipam tem a missão de integrar informações e gerar conhecimentos atualizados e promover a coordenação das ações globais de governo na Amazônia Legal brasileira, visando proteção, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável da região. O governador foi recebido pelo gerente do Centro Regional de Rondônia, José Neumar,e por técnicos que integram a equipe do Sipam, “Estamos felizes com sua presença aqui em nosso Sistema. Fizemos questão de verificar em outras unidades e constatamos que Confúcio é o primeiro governador a visitar uma unidade do Sipam, o que mostra o interesse em estreitar o laço entre o governo e a nossa instituição”, disse Neumar ao dar as boas vindas ao governador. Confúcio agradeceu a cordialidade e aproveitou para perguntar sobre as parcerias existentes entre as duas instituições. Confúcio acompanhou uma breve apresentação das ações conjuntas entre o Sipam e o governo de Rondônia, desenvolvidas através do Acordo de Cooperação Técnica. “Este acordo está com assinatura vigente até 2012, mas consideramos muito importante manter está parceria para desenvolver ações conjuntas que venham a beneficiar nossa região”, disse Neumar. Confúcio afirmou que uma das preocupações de seu governo é com o desmatamento: “Queremos implantar o projeto de Desmatamento Zero em todo o Estado, mas de forma que não prejudique o setor madeireiro, para isso vamos fortalecer a boa relação com o setor produtivo, agricultores e fazendeiros. Além disso, queremos colocar em prática o Zoneamento Econômico e Ecológico do Estado, como poderoso instrumento de planejamento e desenvolvimento. Para isso vamos precisar de muitas informações e vou pedir aos secretários que venham aqui no Sipam para analisar tudo o que for preciso de acordo com cada pasta”, disse Confúcio. Segundo o governador, o trabalho em conjunto é de fundamental importância, e como exemplo citou a assinatura de convênios para a abertura e manutenção das estradas, cujo serviço deve iniciar ainda neste semestre, “Vamos começar a assinar os convênios e vamos precisar da ajuda do Sipam para checar cada município, para que assim seja feita uma distribuição justa”. O governador falou ainda da importância do monitoramento e fechamento das fronteiras do Estado, tendo em vista que o Acre, estado vizinho, está na rota do tráfico de drogas. Ao final da reunião, Confúcio agradeceu e disse ter ficado feliz com a  receptividade de todos. “Para mim é uma honra estar aqui e ser tão bem recebido; eu acompanhei em Brasília o projeto de criação desse sistema e conheço o benefício que ele traz para a nossa região através da informação, conhecimentos e planejamentos de ações voltadas à proteção da nossa região”, finalizou . Ações desenvolvidas em parceria com o Estado:Entre as ações desenvolvidas pelo Sipam em parceria com o Governo de Rondônia estão:

  • Analise da malha viária do Estado em parceria com o Departamento de Estradas e Rodagens (DER);
  • O Proae, que tem como objetivo principal de efetuar a análise do desmatamento das Unidades de Conservação Estadual, Federal e Terras Indígenas em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (SEDAM);
  • Probacias que trata da recuperação de mananciais de abastecimento público em parceria com a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (IDARON), Batalhão da Polícia Ambiental e Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (CAERD);
  • Cessão de espaço físico para a Secretaria de Finanças do Estado de Rondônia (SEFIN);
  • Mapas de Inundação – Defesa Civil;
  • Sala de situação ao rompimento da barragem do Apertadinho – Defesa Civil;
  • Estratégia de redução de focos de Calor – Defesa Civil;
  • Terra Legal em parceria com o Batalhão da Polícia Ambiental.(Decom).

sexta-feira, janeiro 07, 2011

Jessica Slay, a nova Larissa Riquelme

Seguro Residencial


O Seguro Residencial é um investimento importante para quem pretende viajar neste período de férias, pois resguarda o patrimônio de possíveis problemas que podem ocorrer durante a ausência proprietário. Tendo em vista essa oportunidade, as seguradoras estão oferecendo diversos produtos para atrair novos segurados. É o caso da Allianz Residência, que disponibiliza coberturas básicas contra incêndio, raio, explosão, fumaça e queda de aeronaves, além de coberturas adicionais como danos elétricos, desmoronamento, roubo ou furto qualificado de bens com rompimento de obstáculos, vendaval, ciclone, furacão, tornado e granizo, entre outros. Além disso, esse produto oferece um pacote de serviços que solucionam os imprevistos do dia a dia de uma residência, como Assistência 24 horas, Check-up Domiciliar e Reparos Emergenciais. Há uma seguradora que tem como principal característica a adaptação ao perfil de cada cliente. Esse seguro disponibiliza coberturas básicas contra incêndio, raio, explosão, queda de aeronaves, danos por água e recomposição de documentos. Como adicionais, o segurado pode optar por coberturas contra roubo e furto de bens mediante arrombamento; danos elétricos; vendaval, furacão, ciclone, tornado, granizo e impacto de veículos; perda ou pagamento de aluguel; vidros, espelhos e aparelhos sanitários; tumultos, danos por rompimento de tubulação de terceiros e entre outros.Para os interessados em obter mais informações sobre questões referentes a seguros residenciais, o site www.tudosobreseguros.org.br, o Sincor RO AC  e a Ronseg, corretora de seguros oferecem alternativas de opção. Basta acessar a guia “Indivíduo” e clicar na opção “Residencial”.

quinta-feira, janeiro 06, 2011

Confúcio Moura

                                O governador de Rondônia inicia uma nova política ambiental

domingo, janeiro 02, 2011

sábado, janeiro 01, 2011

Novo canal

Além de lançar seu novo blog, o governador Confúcio Moura deverá inaugurar um canal no YouTube, onde estarão disponíveis vídeos, artigos, reportagens e imagens sobre sua administração. Quem viver, verá!