sábado, agosto 31, 2013

Fotografia no projeto utopia

Projeto Brasília Utopia mostra diferentes ângulos de Brasília"A ideia era mostrar nossa utopia, nosso sonho, aquilo que queríamos que Brasília se tornasse e não se tornou ou mesmo aquilo que já se perdeu", explica o fotógrafo João Paulo Barbosa, idealizador do projeto.

sexta-feira, agosto 30, 2013

Um zumbi na casa do espanto


Natan Donadon é o simbolo máximo do ponto mais baixo de uma instituição que existe para dar voz e poder aos representantes dos eleitores, mas, unindo o espírito de corpo ao espírito de porco, não hesita em se solidarizar com um condenado pelo STF, que teve amplo direito de defesa e usou todos os recursos e chicanas para retardar o processo.
Aprendi com meu pai que é covardia tripudiar sobre os caídos, que a compaixão beneficia mais quem se compadece do que ao compadecido, que perdoar é mais leve do que carregar o saco do rancor e do ressentimento. Mas no caso desse picareta foram ele e seus colegas de trabalho que tripudiaram sobre todos os cidadãos honestos e as instituições democráticas.
E também sobre os presidiários. Reclamando da comida, da falta de água, das algemas, do camburão “escuro como um caixão”, viveu a realidade diária dos presos brasileiros, a maioria por crimes menores que os dele, que prejudicaram toda a sociedade.
Nelson Motta é jornalista


 

quinta-feira, agosto 29, 2013

Transplantes em Brasília

DF terá Hospital de Transplantes com capacidade para 150 leitosUnidade de saúde realizará transplantes de coração, córneas, rim, fígado, medula óssea, entre outros.

Alunos da UTAD - Portugal

Vão estagiar em produtora audiovisual da Califórnia

 
 
Dois alunos do curso de Comunicação e Multimedia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) foram seleccionados para estagiarem na produtora audiovisual da Califórnia, NPG Productions, onde irão trabalhar numa série de TV documental em oito episódios designada “Portuguese in Califórnia”.Os dois jovens, Isabel Marina Pereira Lima e Vítor Manuel Batista dos Santos, beneficiam de um protocolo que aquela produtora firmou com a UTAD, com vista obterem a sua colaboração nesta série documental. Nela se pretende capturar toda a essência do contributo dos portugueses e lusodescendentes para a Califórnia dos dias de hoje. É bilingue e transmitida nos Estados Unidos, Portugal (Continente e Açores) e em mais de uma dezena de países onde está presente a diáspora portuguesa. Esta viagem pela história rica do desenvolvimento da Califórnia propicia ao público uma visão histórica abrangente desta população. Cada episódio apresenta uma área temática completa, sendo independente dos demais. Os episódios iniciam-se com a história dos açorianos, seguindo-se a vinda para a América e os primórdios da Califórnia. De seguida, analisa as principais cidades onde os portugueses e lusodescendentes se encontram. Abarcará histórias de êxito, da agricultura a Hollywood. Após a transmissão televisiva, a série ficará disponível online em plataformas sociais como o Vimeo, o YouTube, o Facebook, o iTunes e outras, sendo igualmente lançada em DVD.

terça-feira, agosto 27, 2013

O tempo em BSB

Ventos fortes tomam conta do DF após registro do dia mais quente do anoSegundo o Inmet, a mudança é reflexo de uma frente fria que atinge o litoral da região Sudeste do país



Temperatura pode chegar a 30ºC nas horas mais quentes do dia  (Ed. Alves/CB/D.A Press)
Temperatura pode chegar a 30ºC nas horas mais quentes do dia


Na segunda-feira (26/8), Brasília registrou o dia mais quente do ano, mas na manhã desta terça-feira (27/8) os brasilienses acordaram com uma ventania forte no início da manhã. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa alteração se deve aos impactos de uma frente fria presente no litoral da região Sudeste. 


Para hoje, a previsão é de céu parcialmente nublado, com períodos de nublado e névoa seca ao longo do dia.

segunda-feira, agosto 26, 2013

Relações Exteriores

Diplomata, novo ministro das Relações Exteriores destacou-se na Rio+20Figueiredo Machado conheceu Dilma na Conferência das Partes (COP), na Dinamarca, quando a presidenta ainda estava na Casa Civil.

domingo, agosto 25, 2013

Senador acusa presidente


Em entrevista, boliviano contou como foi o seu resgate e por que se opõe a Evo Morales

Ex-governador da província de Panda e líder da oposição boliviana, o senador Roger Pinto Molina está em Brasília, na casa do advogado Fernando Tibúrcio, depois de sua fuga espetacular da Bolívia. Nesta entrevista, o senador boliviano conta como foi o seu resgate e por que se opõe a Evo Morales, que o manteve confinado na embaixada brasileira por 445 dias, apesar de o Brasil ter lhe concedido asilo político. O parlamentar acusa Evo Morales de estar envolvido com o narcotráfico. 

"A base do governo de Evo é o setor cocaleiro, que é matéria prima para o narcotráfico. O mundo sabe que em Chapare está a maior quantidade de fábricas de drogas, mas não é totalmente público qual é o destino e onde ela tem os maiores efeitos, que são nos paises vizinhos" afirmou Roger Pinto. 

Na próxima terça-feira, Molina vai à Comissão de Relações Exteriores do Senado, a pedido do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), que o trouxe de Corumbá, na fronteira com a Bolívia, para Brasília.

sábado, agosto 24, 2013

Multimídia do dia


PT VERSUS PDT


Mudanças no primeiro escalão do GDF podem reaproximar antigos aliadosA cúpula do Executivo avalia mudanças no primeiro escalão para atrair novamente o PDT. O acordo envolve o presidente nacional do partido, mas encontra resistências dos representantes da sigla no Distrito Federal




Carlos Lupi nega, oficialmente, que exista uma tentativa de reaproximação com o GDF, mas ele mantém boa relação com Agnelo e com o ex-presidente Lula (Monique Renne/CB/D.A Press - 30/1/12 )
Carlos Lupi nega, oficialmente, que exista uma tentativa de reaproximação com o GDF, mas ele mantém boa relação com Agnelo e com o ex-presidente Lula

Depois da brusca ruptura entre o GDF e o PDT logo no início do mandato de Agnelo Queiroz, o governo local e petistas acenam com uma tentativa de reaproximação. De olho nas eleições de 2014, a cúpula do Executivo avalia mudanças no primeiro escalão para tentar reacomodar os antigos aliados. O plano seria oferecer a Secretaria de Educação ao pedetista Marcelo Aguiar, que já chefiou a pasta. A Secretaria de Trabalho também pode entrar na negociação. O acordo passa pelo presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, que mantém uma boa relação com Agnelo e com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.



Para os governistas, o entendimento com o partido é fundamental. A intenção é ter o deputado José Antônio Reguffe (PDT-DF) como candidato ao Senado ao lado de Agnelo. Além de encorpar a coligação petista, a parceria tem outro impacto importante: enfraquece a candidatura do senador Rodrigo Rollemberg (PSB), um dos adversários já declarados do governador do DF. A eventual chapa do socialista é vista como um obstáculo por dividir antigos aliados e consequentemente o eleitorado. O problema dos planos de petistas é a rejeição de pedetistas do DF.

sexta-feira, agosto 23, 2013

Mais Médicos em Brasília - DF

Profissionais do Mais Médicos começam a atuar no DF em setembroOs médicos receberão bolsa de R$ 10 mil e vão atuar em Brazlândia, Ceilândia, Gama, Santa Maria, Samambaia, Recanto das Emas e Riacho Fundo.

Rede no TSE

Marina quer levar assinaturas ao TSE para registrar novo partido políticoAdvogado da presidenciável entrará com o pedido de registro da Rede na segunda-feira. Protocolo caminhará paralelo à validação das 192 mil rubricas que ainda faltam.

segunda-feira, agosto 19, 2013

Saúde no DF

Pacientes de outros estados contribuem para superlotação de hospitais do DF Em 2012, foram atendidos mais de 7 milhões de pacientes no DF. Os principais estados de origem desses pacientes são Goiás, Minas Gerais e Bahia .

quarta-feira, agosto 14, 2013

UnB no Ciências sem Fronteiras


UnB é a quarta em ranking do Ciência sem Fronteiras Em dois anos, a instituição teve 1.359 alunos contemplados com bolsas do programa federal. Fica atrás somente de USP, UFMG e UFRJ. O objetivo, segundo o reitor, é subir na lista .A Universidade de Brasília (UnB) é a quarta instituição de ensino superior que mais envia alunos para estudar no exterior pelo Ciência sem Fronteiras. Em dois anos, a federal candanga mandou 1.359 alunos a países, como Estados Unidos, Austrália e Canadá. O topo do ranking é dominado pela Universidade de São Paulo (USP), com 2.444 estudantes contemplados, seguido das federais de Minas Gerais (UFMG) e do Rio de Janeiro (UFRJ).

A expectativa da UnB é avançar rumo à liderança. O reitor da instituição, Ivan Camargo, explica que o resultado positivo se deve ao esforço que tem sido feito para estimular os estudantes a aproveitarem essa oportunidade. “Achamos muito importante ter essa experiência, e os resultados são muito satisfatórios. Vamos continuar incentivando nossos alunos e esperamos estar entre as primeiras posições”, comenta.

Já no ranking das unidades da federações, o Distrito Federal é a oitava colocada, com 1.614 estudantes bolsistas. O topo segue dominado por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Apesar de listar as instituições, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, explica que o que conta é a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “O critério não é a universidade, é a nota no Enem. O aluno pode ter entrado em qualquer universidade, pública ou privada, de qualquer lugar. É a nota dele que vale”, frisa. É requisito que o estudante tenha obtido pelo menos 600 pontos no exame para participar da seleção.