quinta-feira, fevereiro 27, 2014

Sequestro relâmpago

Espanha, Itália e Austrália alertam turista sobre sequestro relâmpago no DFOs governos francês e americano também tem recomendações específicas sobre esse tipo de crime na capital federal.

quarta-feira, fevereiro 26, 2014

Tap condenada por atraso


A empresa deverá pagar indenização de R$ 7 mil por danos morais causados à passageira



A empresa Tap Air Portugal foi condenada pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF) a indenizar uma passageira por danos morais, após ter atrasado em 16 horas o horário de voo. O valor da indenização foi definido em R$ 7 mil.

A passageira Daniela Cristina Moura relatou que deveria ter desembarcado em Roma no dia 28 de junho de 2013 às 10h45min, mas desembarcou somente às 02h30min do dia 29.



A companhia aérea alegou que, no dia do voo, Portugal foi afetado por uma greve geral, que motivou muitos cancelamentos e atrasos prolongados e envolveu outros setores e empresas que influenciam a atividade das companhias de aviação e fez o possível para minimizar o impacto causado aos passageiros.

Daniela Cristina foi realocada no primeiro voo que seguiria de Lisboa para Roma, o qual também sofreu atrasos por causa da greve.

domingo, fevereiro 23, 2014

Eleições 2014

Mulheres representam mais da metade do eleitorado de BrasíliaElas ultrapassam a marca do milhão em condições de votar. Segundo especialistas, as cidadãs brasilienses são mais sensíveis a discursos de família e criteriosas diante das urnas.

sábado, fevereiro 22, 2014

DF inicia marcação de consultas pela TV digital



Famílias de Samambaia são as primeiras a ter acesso à tecnologia no DF, segunda unidade da federação a contar com a tecnologia



Um grupo de 60 famílias de Samambaia, região administrativa do Distrito Federal (DF), já pode marcar consultas na rede pública de saúde, ver ofertas de emprego em tempo real e agendar atendimentos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) usando o controle remoto da televisão. O projeto Brasil 4D foi lançado na cidade na última segunda-feira (17).

Por meio do Brasil 4D, criado e desenvolvido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), as famílias contempladas, beneficiárias dos programas Bolsa Família e DF sem Miséria, também podem fazer a atualização do Cadastro Único e saber os compromissos que precisam cumprir para continuar a ter acesso aos benefícios. Futuramente, elas poderão se inscrever no Programa Minha Casa, Minha Vida pela televisão.

Até junho, mais 300 casas vão receber o sistema na cidade de Ceilândia, também no DF. A EBC está finalizando o acordo com a prefeitura de São Paulo para instalar o Brasil 4D na cidade. O sistema já tinha sido lançado no ano passado em João Pessoa, para um grupo de 100 famílias.

O coordenador do projeto, André Barbosa, diz que o sistema avançou muito desde a primeira etapa de implantação, com a inclusão de novos aplicativos a cada semana. Além disso, já é possível mudar os conteúdos do sistema pelo ar, sem precisar mexer no leitor instalado na casa das pessoas. “Em vez de mudar fisicamente cada caixinha, podemos mandar um código novo e as pessoas acordam de manhã com uma nova programação no ar”.

Para ter acesso ao Brasil 4D, é preciso ter um conversor digital e uma antena UHF, que são fornecidos às famílias selecionadas. Com isso, também é possível receber o sinal digital da TV aberta. “As pessoas vão poder ver a Copa do Mundo em sinal digital já, em qualquer emissora, sem chuviscos nem fantasmas”, explica Barbosa. As famílias que participam do projeto são escolhidas por meio de sorteio, em bairros selecionados pelas prefeituras.



Para Barbosa, o diferencial do projeto é a união entre as linguagens da televisão e da internet. “É algo a que as pessoas já estão acostumadas, que é a linguagem de televisão, somando-se à internet, principalmente para as pessoas que ainda não têm internet em casa”, diz.

No Distrito Federal, o projeto será acompanhado pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), que vai avaliar o impacto socioeconômico da televisão digital na vida das famílias participantes. As quatro letras “D” contidas na nomenclatura Brasil 4D representam as palavras digital, desenvolvimento, diversidade e democracia.