quinta-feira, janeiro 27, 2011

Segurado reclama menos

Em 2010, quase 28 mil consumidores recorreram à Susep para reclamar ou obter orientações referentes especificamente ŕ atividade de seguros, número 19,5% menor que o registrado em 2009, com 34.685 registros. A quantidade de processos administrativos abertos também diminuiu, de 822 para 710 entre os períodos comparados. A queda foi de 13,6%. O Dpvat esteve envolvido na maioria dos atendimentos, na proporção de 56,5% do total, contra 57,6% em 2009. Os dados da Susep mostram, contudo, que a pressão sobre esse seguro diminuiu. Em 2009, foram 19.992 notificações, que recuaram para 15.781 em 2010, menos 21,1%. O Dpvat foi responsável por 21,7% do total de processos administrativos instaurados em 2010. Sobre 2009, houve aumento de 21,2%. Vice-líder em queixas, o seguro de automóvel encerrou o ano passado como o único ramo, entre os maiores do mercado, apontando um descontentamento do consumidor em alta, contrariando a queda observada na maioria das outras carteiras. As reclamações contra o seguro de veículo subiram 13,6%. Foram 4.395, em 2009, contra 4.992, em 2010. Ao contrário do Dpvat, no entanto, os processos instaurados contra esse seguro não cresceram, permanecendo estabilizados na faixa de 86 (12,1% do total). Em outra grande carteira, a de vida, as contestações caíram 12,1% no ano passado, para 3.336 ocorrências. Em contrapartida, foi o ramo que apresentou o maior número de processos abertos: 221 (31,1% do total), embora tenham apresentado uma diminuição de 41,7% sobre 2009. Fontes: Seguros dia-a-dia;Sincor RO/AC e Ronseg, corretora de seguros.

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