quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Conferência de reitor lota universidade



Professores e gestores escolares de instituição públicas e privadas; técnicos da Seduc; representantes de faculdades, universidades e de instituições como Undime e Conselho Estadual de Educação passaram pela rara experiência de adquirir conhecimentos sobre a arte de bem ensinar com um dos maiores educadores da atualidade em todo o mundo. Cerca de 800 pessoas lotaram o auditório do Instituto Luterano de Ensino Superior (Ulbra), em Porto Velho, nesta quarta e quinta-feira, para assistir à Conferência sobre Organizações Escolares e Formação de Professores, proferida pelo reitor da Universidade de Lisboa, professor doutor António Sampaio Nóvoa. Na abertura do evento, que contou com apresentação da orquestra sinfônica formada por estudantes da Escola de Artes Daniel Neri, o secretário da Educação (Seduc), Júlio Olivar, disse que melhorar a qualidade de ensino exige dos governantes ações afirmativas que concorram para a elevação dos níveis de desempenho escolar dos estudantes e do gerenciamento das escolas.“O Governo de Rondônia elegeu como prioridade a elevação dos índices da Educação Básica. E está focando sua ação no desenvolvimento de projetos que contribuam para garantir a melhoria dos indicadores educacionais de nosso Estado.”A conferência foi desenvolvida a partir de dois textos escritos pelo professor Nóvoa, nos quais o educador define o que é pedagogia e propõe uma revolução no campo da formação de professores. “Os estudos tiveram intensa participação do público e marcaram uma nova etapa da educação em Rondônia, a de primar pela qualidade dos cursos de formação continuada”, avalia Raquel Volpato Serbino, do Núcleo de Elaboração de Projetos Inovadores da Seduc. A conferência também foi transmitida ao vivo pela internet para 50 pontos do Estado, cada um com grupo de aproximadamente 40 pessoas.
RECEPÇÃO – Na manhã da quarta-feira, António Nóvoa tomou café da manhã oferecido pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), do qual também participaram o secretário Júlio Olivar e o reitor substituto do IIfro, professor Jackson Bezerra Nunes. Logo após, fora recebido pelo governador Confúcio Moura no Palácio Getúlio Vargas.

O conferencista
António Nóvoa é catedrático e reitor da Universidade de Lisboa, doutor em Ciência da Educação pela Universidade de Geneve, e em História pela Universidade de Paris; e especialista em Organização de Ensino e Formação de Professores. É autor de 150 livros, dentre eles, “Profissão professor”, “Vida de professor: organização escolar em análise” e o “Regresso dos professores”. Ministra conferências em vários países em todos os continentes, incluindo palestras em congressos de educação em universidades brasileiras.

Nenhum comentário: