quarta-feira, fevereiro 13, 2013


Com investimento expressivo, o programa de Alimentação Escolar, executado pela Secretaria da Educação de Rondônia (Seduc), terá cardápios diferenciados, para agregar mais qualidade à alimentação dos alunos da rede estadual de ensino
A Seduc abriu o ano letivo de 2013 com novidades no programa de Alimentação Escolar. Medidas vão da mudança no cardápio escolar, aumento da oferta de alimentos, formação continuada de profissionais à aquisição de pratos, talheres e outros itens.
“A alimentação de qualidade representa um aspecto importante para o processo de aprendizagem” disse a secretária de Educação de Rondônia, Isabel Luz. Segundo ela, a despeito do compromisso da Seduc com a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no âmbito de Rondônia, o governo da cooperação tem buscado agregar qualidade ao cardápio, assim como a todo o processo que envolve essa vertente do universo escolar.
Para o ano letivo de 2013 a Seduc contará com repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “Os recursos do PNAE, provenientes da Lei Orçamentária Anual (LOA), deverão aumentar, em função dos números apresentados pelo senso do Inep”, explica Isabel. Segundo ela, a Seduc já tem processo licitatório concluído para novos contratos de fornecimento de gêneros alimentícios. “Serão recursos destinados à compra de carnes, frutas e hortaliças. Outros valores serão destinados à compra de produtos não perecíveis”, disse.
Uma chamada pública também deverá ser lançada em breve, para contratação de fornecimento de gêneros oriundos da agricultura familiar. O edital está em fase de elaboração. Ainda segundo a Seduc, como a formulação do cardápio se dá de forma descentralizada, as nutricionistas da pasta levam em conta a vocação produtiva e cultura locais. Assim, além de propiciar a inclusão de alimentos saudáveis no cardápio dos estudantes, a medida tem um caráter social importante, tendo em vista o desenvolvimento local e expressa orientação do governador Confúcio Moura.

Nenhum comentário: