segunda-feira, dezembro 17, 2007

Natal aumenta a venda de seguros

O aumento das vendas no varejo e as projeções de um Natal de recordes também impulsionam o setor de seguros. As apólices que protegem contra inadimplência em financiamentos (o seguro prestamista) devem crescer mais de 50% este mês e puxar o resto do setor de seguros, segundo estimativas da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi). De janeiro a outubro, este tipo de apólice movimentou R$ 1,7 bilhão, expansão de 48,5% em relação a igual período de 2006. São vendidas, em média, 1,5 milhão deste tipo de seguro por mês. Em caso de morte, invalidez ou perda de emprego, a seguradora paga o financiamento - ou, no caso do seguro educacional, a mensalidade da escola ou faculdade. Este último teve expansão de 16% com prêmios de R$ 15 milhões. Segundo a Fenaprevi, as classes C e D, que graças aos empréstimos conseguem consumir mais, vêm impulsionando a venda destas apólices. A projeção inicial da Fenaprevi era que o prestamista cresceria 38% em 2007. Mas por causa do aumento do crédito, da renda, das vendas e do emprego, as projeções foram revistas para 50%. Outro seguro que vem registrando aumento das vendas é o turístico, exigido em países da Europa, e que tem uma série de coberturas que vão desde a perda da bagagem até gastos com hospitais. No ano, os prêmios somaram R$ 13 milhões até outubro, alta de 19%. Considerando só o mês de outubro, a alta foi de 207% em relação ao mesmo mês de 2006, graças a um dólar mais barato que provocou aumento de viagens ao exterior. No geral, os seguros de vida movimentaram R$ 8,7 bilhões nos oito primeiros meses do ano, alta de 13,7%, segundo balanço divulgado pela Fenaprevi. A sinistralidade caiu de 42% em 2006 para 37%. No ranking do setor, a Bradesco Seguros é a líder, com 15,5% do mercado. Em seguida aparece a Mapfre, com 11%. Os dados da Fenaprevi não incluem o VGBL, que também vem registrando forte expansão nas vendas, admitiu o diretor da Fenacor e presidente do Sincor-RO, Geraldo Ramos.

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