segunda-feira, outubro 17, 2011

Turismo premiou no "Mais de Fotografia"

O fotógrafo Adilson da Silva, do município de Ji-Paraná, foi o grande vencedor do concurso "Rondônia é Mais de Fotografia", promovido pela Superintendência Estadual de Turismo (Setur). A revelação do resultado foi feita na noite desta sexta-feira (07), em cerimônia realizada na Casa de Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho (RO). Pela fotografia intitulada “Festa de Peão”, Adilson da Silva recebeu das mãos do superintendente estadual de Turismo e secretário de Educação, Júlio Olivar, o prêmio de R$ 3.000,00.Igor Fotopoulos, também de Ji-Paraná, autor da fotografia “Sobrevoo: Rio Guaporé/RO”, ficou em segundo lugar na opinião dos jurados e recebeu R$ 1.000,00 de prêmio. O mesmo valor foi entregue a Beethoven Delano, de Porto Velho, que fez a fotografia “Mundo da Fantasia”, classificada em terceiro lugar no concurso.Os 20 fotógrafos finalistas receberam certificados de menção honrosa e seus trabalhos estão fazendo parte da Exposição Itinerante de Fotografia Rondônia é Mais, que foi aberta na noite de premiação na Casa de Cultura Ivan Marrocos, onde fica até o dia 23 de outubro, diariamente das 9h às 20h, com entrada franca. Depois, a mostra seguirá para outros municípios de Rondônia. As imagens para a Exposição foram escolhidas entre 495 fotografias inscritas no concurso, feitas por 200 fotógrafos de vários municípios de Rondônia e de fora do Estado.Vários aspectos das belezas naturais do Estado são retratados nas fotografias da Exposição. Cenas urbanas e rurais; rios e parques; casarios; a vida animal e vegetal; a gastronomia regional; eventos esportivos, culturais, religiosos e tradicionais; o cotidiano nas embarcações; e os multicoloridos pores do sol.O secretário de estado da Cultura, dos Esportes e do Lazer, Francisco Leilson Celestino de Souza Filho, o Chicão, esteve presente no coquetel de premiação, também prestigiado pelos fotógrafos participantes do concurso e seus convidados; autoridades, profissionais do trade turístico e membros de grupos artísticos e culturais de Porto Velho.

Os vencedores e suas obras

Adilson da Silva
É mineiro de Belo Horizonte, que chegou a Rondônia na década de 80. No ano de 1991 comprou a primeira câmera. Na virada do século começou a trabalhar com fotojornalismo no jornal Folha de Rondônia. Fez uma rápida passagem pelo Diário da Amazônia e em 2007 entrou para a equipe do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Ji-Paraná, onde está até hoje.A fotografia “Festa de Peão” mostra a concentração dos peões antes do início da tradicional cavalgada que abriu a 32ª Exposição Agropecuária de Ji-Paraná (Expojipa), considerada uma das maiores festas da região norte. Todos os anos, os peões concentram-se em frente ao Ginásio Gerivaldão e começam a preparar os animais para a grande cavalgada.
  
Igor Fotopoulos
Natural de Porto Velho e formado em Ciências Biológicas, Igor Fotopoulos atua profissionalmente como docente efetivo no Curso de Engenharia Ambiental, da Universidade Federal de Rondônia - Unir, campus de Ji-Paraná. Sua relação com a fotografia teve início há uns 15 anos, quando ganhou de presente do pai a sua primeira câmera fotográfica, e, com ela, o despertar da consciência para a busca do real significado do seu sobrenome e também dos espectros de luz que irradiam vidas na Amazônia.“Sobrevoo: Rio Guaporé/RO” foi realizada em setembro de 2009, próximo à Reserva Biológica do Guaporé, no município de Costa Marques, durante as atividades de monitoramento e fiscalização nas praias de desovas do Projeto Quelônios da Amazônia, às margens do rio Guaporé.

Beethoven Delano
Nasceu no município de Guajará-Mirim em 1980, mas mora em Porto Velho desde os três anos de idade. Atualmente, desenvolve trabalhos fotográficos nas áreas documental e publicitária para empresas e agências da Capital.Em “Mundo da Fantasia”, a Rainha do Folclore do Boi Malhadinho foi fotografada durante o Duelo da fronteira 2010, tradicional festejo de bois bumbás da cidade de Guajará-Mirim.

Menção honrosa
Avener Prado, de Porto Velho, com a fotografia “O Guardião do Madeira”; Daniel Medeiros, de Brasília - DF, com “Recanto Beira-Rio”; Derloey Oliveira Silva, de Presidente Médici, com “As Belezas que a Natureza Oferece”; Guilherme Felipe Entringer, de Vilhena, com “Deus e o Homem”; Herivelton Palma, de Porto Velho, com “Tacacá da Dona Mirian”; João Miranda, de Belo Horizonte – MG, com “Embaraçado”; Mário Fraga, de Porto Velho, com “Diálogo”; Lilian Scherer, de Ouro Preto do Oeste, com “Liberdade e Cores nos Céus de Rondônia”; Lobo Silva, de Porto Velho, com “Embarcações ao Pôr do Sol”; Luana Braga, de Porto Velho, com “Teotônio - Quase Saudade”; Luciano Malanski, de Guajará-Mirim, com “Batelão”; Mateus Andrade, de Ariquemes, com “Fórmula 1 da Amazônia”; Pâmela Fernandes Ferreira, de Ji-Paraná, com “Detalhes da União”; Rodrigo Erse, de Porto Velho, com “Lusco-Fusco”; Salvador Pereira Júnior, de Vilhena, com “Princesa Florida”; Simone Guimarães, de Porto Velho, com “Camuflagem Ofídica”; e Vagner Santos Câmara, de Porto Velho, com “Retocando as Cores de um Passeio”.

Nenhum comentário: