quarta-feira, dezembro 12, 2012

Carlos Alberto no TST





O ministro Carlos Alberto Reis de Paula será o novo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) a partir do ano que vem. Ele foi eleito nesta quarta-feira (12/12), com votação unânime. Carlos Alberto tomará posse no dia 5 de março, mas terá que deixar a corte antes de concluir os dois anos de mandato, pois se aposentará compulsoriamente em fevereiro de 2014, quando completa 70 anos . Ele integra o TST desde 1998.



Ex-seminarista, Carlos Alberto surpreendeu os presentes ao ler um discurso após a eleição, e se emocionou ao falar sobre Deus. Ele é o segundo ministro negro eleito para o comando de uma corte superior neste ano – o primeiro foi Joaquim Barbosa, no Supremo Tribunal Federal – e é o primeiro presidente negro do TST.

Criança Esperança

.


O Centro de Ensino Especial, estabelecimento estadual que desenvolve trabalho dirigido a crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais, será beneficiado com recursos do Criança Esperança 2013. “Ser especial na diversidade” é o projeto apresentado pela Associação de Pais e Alunos do CENE (Apacene) que foi contemplado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).



O Programa Criança Esperança, uma iniciativa da Rede Globo em parceria com a Unesco desde 2004, compreende uma mobilização social que busca transformar o futuro de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Todos os anos, uma grande campanha na mídia mobiliza os brasileiros a fazer doações para apoiar projetos sociais nas cinco regiões do Brasil.



No dia 4 deste mês houve um evento de reconhecimento, no Rio de Janeiro, para homenagear as instituições selecionadas, em que a Apacene foi representada pela diretora Geisa Cristina Batista. O projeto “Ser especial na diversidade” foi desenvolvido tendo em vista o atendimento realizado a estudantes com deficiência de todos os bairros de Porto Velho.



“Há alunos pertencentes a diversas classes sociais e, na sua maioria, em difíceis condições; pessoas que não possuem outros espaços de prática social que não seja a instituição em que estão inseridos”, observou a diretora. De acordo com o projeto, não apenas os 143 alunos, mas também seus familiares serão beneficiados com a implantação de ações de tecnologias assistivas, como forma de garantir a autonomia e independência das pessoas com deficiência.



O projeto visa a oferecer curso da língua brasileira de sinais (Libras) à comunidade escolar no seu todo, incluindo famílias, estudantes e profissionais da educação, e também à comunidade em geral. Será contratado um instrutor surdo para dar aulas às famílias, conforme prevê a legislação nacional.



Também constitui ação prevista no projeto o fortalecimento da implementação de oficinas pedagógicas, xadrez, artes e massoterapia, dentre outras atividades. Serão também apoiados pelo Criança Esperança os eventos Festival de Dança e Jogos Internos e Interinstitucionais.



terça-feira, dezembro 04, 2012

UTAD reuniu pesquisadores



​O XVIII Encontro Luso-Galego de Química decorreu de 28 a 30 de Novembro de 2012, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, Portugal. Segundo o Prof. José Alcides Peres, presidente da Comissão Organizadora, do Departamento de Química da UTAD, participaram mais de 240 investigadores vindos de Portugal e de Espanha, tendo sido apresentados mais de 190 trabalhos de investigação.

Os Encontros Luso-Galegos de Química têm por objetivo o intercâmbio científico e tecnológico entre Portugal e a Galiza e têm a particularidade de ser especialmente dedicados aos pesquisadores mais jovens (estudantes de graduação, pós-graduação e recém-doutorados).

Desde o seu início, em 1985, o Encontro tem servido o propósito de estabelecer pontes de contacto entre académicos e industriais, com interesses comuns nos aspetos fundamentais e aplicados da Química. O Encontro, este ano com a organização a cargo do Departamento de Química da UTAD, resulta da estreita relação existente entre a Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), o Colégio Oficial de Químicos (COLQUIGA) e a Associação dos Químicos da Galiza (AQUIGA).

Ao longo destes três dias debateram-se assuntos relacionados com múltiplos temas das Ciências Químicas, divididos em diferentes áreas: Química Fundamental; Química Industrial e Tecnologia; Química Agro-Mar-Alimentar; Química Ambiental; Bioquímica e Biotecnologia; Nanoquímica e Nanotecnologia; Química e Saúde; Química e Energia; Educação e Ensino da Química. Realizou-se, ainda, um Simpósio dedicado ao estudo de Líquidos Iónicos, na tarde do dia 30 de novembro.

O Encontro manteve a sua estrutura habitual, 5 lições plenárias sobre temas da atualidade, apresentadas por cientistas de prestígio internacional e sessões paralelas para as restantes contribuições: orais (com duração de 10-15 minutos) e em forma de painel. No próximo ano a organização do XIX Encontro Luso-Galego de Química estará a cargo do Colégio Oficial de Químicos da Galiza e será realizado em Vigo, em Novembro de 2013.
Estudante de Ariquemes é finalista na Olimpíada de Língua Portuguesa

O governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), parabeniza a aluna Giulia Cioffi Nascimento da Escola Heitor Villa Lobos, em Ariquemes, que está classificada para a Etapa Final da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”.



A estudante participou ativamente das duas etapas para chegar entre os finalistas nesta última fase. Ainda em novembro, a estudante rondoniense e sua professora Rosemeri Krumenaur participaram da oficina regional do certame, que aconteceu em Belo Horizonte (MG).



O encontro reuniu 125 professores e 125 alunos semifinalistas de todo o Brasil na categoria Artigo de Opinião, sendo essa, uma boa oportunidade para a troca de experiências. O foco principal foi ampliar as habilidades de leitura e escrita dos alunos, com o desenvolvimento de atividades de formação para os professores, destinadas a contribuir para a melhoria do trabalho docente.



Nas oficinas, os alunos semifinalistas participaram de debates, produziram e reescreveram seus textos, com apoio de seus professores e formadores. Os textos originais e os aprimorados foram avaliados por Comissões Julgadoras Regionais, que escolheram os 38 finalistas do programa, e entre eles está a aluna Giulia Cioffi, que muito orgulho traz para a sua família, comunidade escolar e a para Rondônia. Nos dias 9 e 10 deste mês, acontece em Brasília a fase final do concurso.



A secretária da Seduc, Isabel Luz, destaca que na Escola Heitor Villa Lobos se pratica um ensino de qualidade, com a direção e corpo docente comprometidos com o bom desempenho dos estudantes. “Não é surpresa ter uma aluna desta escola como destaque nacional. Todos da escola se envolvem e buscam atingir metas e melhores colocações, buscando a excelência no ensino”, enfatiza a secretária.



A OLIMPÍADA



A Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com a Fundação Itaú Social, tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Como centro, objetiva contribuir para a formação de professores, tendo em vista a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.



Nesta edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

Olimpíada de Matemática



A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa aos estudantes de Rondônia que participaram da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) que já podem conferir o resultado.



O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) anunciou, nessa sexta-feira (30), os vencedores e a lista dos 4,5 mil medalhistas de 2012 está no site: http://premiacao.obmep.org.br/2012/verMenuAlunosPremiados-RO.htm.



Olimpíada Brasileira De Matemática Das Escolas Públicas é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Para chegar à premiação, os estudantes selecionados precisaram vencer duas etapas.



A primeira prova foi classificatória e aplicada pelos professores dos alunos na escola em que estudam. A segunda prova teve seis questões, cada uma valendo 20 pontos. Nesta fase os professores também recebem premiação. Para ser medalhista de ouro, o aluno tem que ser um dos melhores do Brasil e alcançar uma nota superior a 75% do total da pontuação da prova, ou seja, uma nota entre 84 e 120 pontos.



Entre os medalhistas estão os alunos do estado de Rondônia:



Campeão Estadual Nivel 1 - 6º e 7º - Wagner Borba Goltz, municipio de Chupinguaia, Medalha de Ouro em nível nacional.



Campeão Estadual Nivel 2 - 7º e 8º - Etel Vinícius Bitencourt de Souza , Colégio Tiradentes, Porto Velho, 409º Nacional, Medalha de Prata em nível Nacional.



Campeões Nivel 3 - Ensino Médio - Tiago Nogueira Royer , aluno da Escola Jayme Peixoto, Ponta Abunã e Augusto Hiroki Hamaguchi Porto , Escola Gonçalves Vilela, Ji - paraná, ambos com mesma nota, 334º lugar nacional, Medalha de Prata, nível Nacional

segunda-feira, dezembro 03, 2012

Capitão Silvio confraterniza








A Escola Estadual Capitão Sílvio de Faria, em Jaru, Rondônia,realizou na noite do dessa sexta-feira (30) uma grande confraternização com a comunidade escolar. Durante o evento a direção da escola enumerou algumas das inúmeras conquistas que aconteceram no ano letivo de 2012, onde os alunos da instituição foram premiados em virtude da qualidade do ensino ministrado pela equipe docente, fato que também é compartilhado com os demais funcionários.



Durante a realização do evento a direção da escola parabenizou todos os alunos e servidores pelo empenho de cada um deles, pois, conforme acredita a diretoria, somente com a participação coletiva foi possível garantir que a Escola Capitão Sílvio continue sendo referência no município. Dentre as conquistas citadas estão às seguintes: vários alunos aprovados em concursos públicos, vestibulares e concursos educacionais, conquista do Prêmio Gestão Escolar, desenvolvimento de projetos diversificados em parceira com a comunidade e outros órgãos, Projeto Intensivão, dentre outros.



Após o anúncio de algumas atividades desenvolvidas em 2012, a programação contou com apresentações musicais, coreografias e uma peça de teatro feita pelos alunos, além de uma homenagem preparada pela professora Sara Vieira. Em seguida foi servido um delicioso jantar aos presentes, encerrando assim a confraternização preparada pela escola.





Rondônia no podium




Aluna da Escola Estadual Eduardo Lima e Silva, onde cursa o primeiro ano do ensino médio, a nadadora Renata Cangussu, 15 anos, conquistou a medalha de bronze nas Olimpíadas Escolares no sábado (1), em Cuiabá.



A atleta, que hoje treina no SESI, teve sua formação desportiva iniciada em 2003 no projeto de natação da escola João Bento Costa. O treinador é o mesmo até hoje, o professor Paulo Siqueira, que também acompanhou Renata como técnica em sua participação em Cuiabá.



A jovem nadadora, que dedica cinco horas diárias aos treinamentos, por ter apenas 15 anos é uma grande promessa para futuras competições. Responsável direto pelo sucesso da atleta, o professor Paulo Siqueira acredita que seja o momento de promover uma reflexão acerca da real dimensão do projeto de natação da Escola João Bento Costa, onde são atendidas crianças de pelo menos 12 escolas da Zona Sul de Porto Velho. Além da medalha no dia 1º, no dia seguinte Renata conquistou o 5º lugar na prova de 50 metros.