quarta-feira, dezembro 12, 2012

Criança Esperança

.


O Centro de Ensino Especial, estabelecimento estadual que desenvolve trabalho dirigido a crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais, será beneficiado com recursos do Criança Esperança 2013. “Ser especial na diversidade” é o projeto apresentado pela Associação de Pais e Alunos do CENE (Apacene) que foi contemplado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).



O Programa Criança Esperança, uma iniciativa da Rede Globo em parceria com a Unesco desde 2004, compreende uma mobilização social que busca transformar o futuro de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Todos os anos, uma grande campanha na mídia mobiliza os brasileiros a fazer doações para apoiar projetos sociais nas cinco regiões do Brasil.



No dia 4 deste mês houve um evento de reconhecimento, no Rio de Janeiro, para homenagear as instituições selecionadas, em que a Apacene foi representada pela diretora Geisa Cristina Batista. O projeto “Ser especial na diversidade” foi desenvolvido tendo em vista o atendimento realizado a estudantes com deficiência de todos os bairros de Porto Velho.



“Há alunos pertencentes a diversas classes sociais e, na sua maioria, em difíceis condições; pessoas que não possuem outros espaços de prática social que não seja a instituição em que estão inseridos”, observou a diretora. De acordo com o projeto, não apenas os 143 alunos, mas também seus familiares serão beneficiados com a implantação de ações de tecnologias assistivas, como forma de garantir a autonomia e independência das pessoas com deficiência.



O projeto visa a oferecer curso da língua brasileira de sinais (Libras) à comunidade escolar no seu todo, incluindo famílias, estudantes e profissionais da educação, e também à comunidade em geral. Será contratado um instrutor surdo para dar aulas às famílias, conforme prevê a legislação nacional.



Também constitui ação prevista no projeto o fortalecimento da implementação de oficinas pedagógicas, xadrez, artes e massoterapia, dentre outras atividades. Serão também apoiados pelo Criança Esperança os eventos Festival de Dança e Jogos Internos e Interinstitucionais.



Nenhum comentário: