terça-feira, dezembro 04, 2012

UTAD reuniu pesquisadores



​O XVIII Encontro Luso-Galego de Química decorreu de 28 a 30 de Novembro de 2012, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, Portugal. Segundo o Prof. José Alcides Peres, presidente da Comissão Organizadora, do Departamento de Química da UTAD, participaram mais de 240 investigadores vindos de Portugal e de Espanha, tendo sido apresentados mais de 190 trabalhos de investigação.

Os Encontros Luso-Galegos de Química têm por objetivo o intercâmbio científico e tecnológico entre Portugal e a Galiza e têm a particularidade de ser especialmente dedicados aos pesquisadores mais jovens (estudantes de graduação, pós-graduação e recém-doutorados).

Desde o seu início, em 1985, o Encontro tem servido o propósito de estabelecer pontes de contacto entre académicos e industriais, com interesses comuns nos aspetos fundamentais e aplicados da Química. O Encontro, este ano com a organização a cargo do Departamento de Química da UTAD, resulta da estreita relação existente entre a Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), o Colégio Oficial de Químicos (COLQUIGA) e a Associação dos Químicos da Galiza (AQUIGA).

Ao longo destes três dias debateram-se assuntos relacionados com múltiplos temas das Ciências Químicas, divididos em diferentes áreas: Química Fundamental; Química Industrial e Tecnologia; Química Agro-Mar-Alimentar; Química Ambiental; Bioquímica e Biotecnologia; Nanoquímica e Nanotecnologia; Química e Saúde; Química e Energia; Educação e Ensino da Química. Realizou-se, ainda, um Simpósio dedicado ao estudo de Líquidos Iónicos, na tarde do dia 30 de novembro.

O Encontro manteve a sua estrutura habitual, 5 lições plenárias sobre temas da atualidade, apresentadas por cientistas de prestígio internacional e sessões paralelas para as restantes contribuições: orais (com duração de 10-15 minutos) e em forma de painel. No próximo ano a organização do XIX Encontro Luso-Galego de Química estará a cargo do Colégio Oficial de Químicos da Galiza e será realizado em Vigo, em Novembro de 2013.

Nenhum comentário: