quarta-feira, maio 22, 2013

Dpvat paga uma indenização a cada minuto, diz SINCOR/RO




Os números divulgados por uma seguradora  nesta terça-feira (21) são impressionantes. De acordo com o SINCOR/RO, o seguro Dpvat pagou 124.846 indenizações nos três primeiros meses do ano, o que representa média de 1.387 desembolsos por dia; 58 a cada hora; ou praticamente um a cada minuto.

Em relação ao primeiro trimestre do ano passado, houve um crescimento de 28%. "Infelizmente estamos verificando este aumento no número de indenizações ano após ano. Faz-se necessário um maior controle dos motoristas para coibir o uso de bebidas e a velocidade excessiva para todos os tipos de veículos, realização de campanhas educativas e esclarecimentos sobre direção segura são importantes para mudar este quadro", afirma O SINCOR/RO.

Esses números englobam as três coberturas do seguro Dpvat - morte, invalidez permanente e reembolso por despesas médico hospitalares. As indenizações por invalidez permanente representaram 68% do total.

Mais uma vez causou apreensão o peso dos acidentes com motocicletas no volume de sinistros. A cada dez registros, sete envolverem esse tipo de veículo, embora represente apenas 27% da frota nacional. Os automóveis, que representam a maior parte da frota de veículos (60%), foram responsáveis por 24% das indenizações.

Outro dado da pesquisa indica a razão que leva as seguradoras a cobrarem menos das mulheres no seguro de automóveis: apenas 23% das vítimas dos acidentes que geraram pagamento de indenizações do Dpvat, entre janeiro e março, eram do sexo feminino.

Além disso, a seguradora apurou que pouco mais da metade das vítimas (51%) tinha de 18 e 34 anos.

A Região Sudeste foi a que mais recebeu indenizações por morte no país. São Paulo, estado que tem a maior frota de veículos do país com 30,5%, liderou esta estatística com 17,2% dos benefícios de morte no Brasil. Os dados apontam os automóveis responsáveis por 53% dos acidentes fatais indenizados no Sudeste e as motocicletas, por 32%.

Representando 43% da frota de veículos do Nordeste, as motocicletas representaram 81% das indenizações pagas por invalidez permanente no período analisado. A região foi a que teve maior incidência deste tipo de indenização, com 32%. Em seguida, o Sudeste com 24%.


Nenhum comentário: