quarta-feira, novembro 28, 2007

Futebol e turismo do Brasil na Ásia

O futebol brasileiro, considerado o melhor do mundo, está buscando novas estratégias mercadológicas para participar do mercado global dos esportes, entretenimentos, lazer e turismo. Depois de verificar que existe uma grande demanda pelos jogos do campeonato brasileiro no mercado asiático, o Clube dos Treze (incluindo Grêmio e Internacional) está aplicando um Plano de Marketing para viabilizar as transmissões dos jogos do Brasil para vários países da Ásia. Para início da compreensão da iniciativa inédita, existirão jogos às 11 horas da manhã no Brasil que serão vistos nos horários nobres das emissoras do Oriente Médio.Existe uma expectativa de atingir um público estimado em 350 milhões de telespectadores possibilitando a abertura de novos negócios para todo o marketing desportivo. A iniciativa é uma tendência mundial utilizada pelos organizadores e os meios de comunicação para aproximar pessoas em todo o planeta.As audiências fantásticas de bilhões de pessoas são percebidas numa série de grandes eventos desportivos, como os Jogos Olímpicos e Campeonatos Mundiais. Convém salientar que podemos acompanhar, em diferentes horários, os campeonatos europeus de futebol e até torcemos pelos nossos melhores jogadores que foram atraídos pelos milionários clubes da Europa. São bons exemplos de profissionalismo e investimentos no melhor do marketing esportivo. Fazendo parte da iniciativa, o Ministério do Turismo do Brasil, cederá as imagens turísticas das cidades onde serão realizados os jogos contribuindo decisivamente na promoção dos destinos turísticos. Quanto mais jogos existirem em determinadas cidades, mais vinhetas turísticas poderão ser produzidas e veiculados no mercado asiático. Depois, os turistas interessados em nosso futebol, poderão programar visitas ao nosso país. Em primeira instância, salvo melhor juízo, Porto Alegre será beneficiada porque é uma das seletas cidades que possui dois campeões mundiais de futebol: Grêmio (1983) e Internacional (2006). Para o Turismo brasileiro, a promoção e a divulgação dos nossos aspectos geográficos, históricos, culturais e equipamentos turísticos em um mercado de alta renda poderão gerar fluxo de visitantes, utilizando as opções de vôos. É obvio que, também, os contratos que serão realizados poderão melhorar os desempenhos dos clubes envolvidos, principalmente nas manutenções dos seus melhores jogadores e comissões técnicas. Além disso, novas oportunidades nos mercados asiáticos para os estudantes, pesquisadores e profissionais da cadeia produtiva do turismo que terão mais uma fonte de referência nos seus contatos internacionais. A combinação de esportes e turismo sempre gera bons negócios,dependendo dos envolvidos e da ética do "ganha-ganha".Diretor da Rede Plaza de Hotéis - Abdon Barretto Filho abdon@plazahoteis.com.br

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