terça-feira, outubro 04, 2011

Chegou o Kindle Fire, rival do iPad

O tablet da Amazon vai provocar uma grande concorrência à Apple no mercado dos tablets touch-screen. A Amazon, a livraria on-line fabricante do popular leitor de livros eletrônicos Kindle, apresentou em Nova York, seu primeiro tablet, o Kindle Fire, que estará à venda em meados de novembro a 199 dólares, em aberta concorrência com o iPad da Apple. O Kindle Fire, que tem uma tela de 17 cm, menor que a do iPad, de 24 cm, custará 199 dólares, menos da metade do iPad, e estará disponível no dia 15 de novembro, anunciou o gigante americano de vendas varejistas on-line durante o lançamento do aparelho em Manhattan.O novo tablet conta com conexão Wi-Fi e funciona com o sistema operacional Android do Google. Não tem câmera, como muitos outros tablets, entre eles o mais recente iPad.Na apresentação do novo tablet à imprensa, o fundador e diretor-executivo da Amazon, Jeff Bezos, disse que o Kindle Fire conta com um novo navegador web, o Amazon Silk.
000_Was4286530.jpg

Em seu anúncio, Jeff Buzos lembrou que muitos disseram que o Kindle, quando este foi lançado, fracassaria. "E fracassou terrivelmente", disse ele. Para o sucesso do dispositivo, a Amazon teve que criar demanda não apenas para o seu e-reader, mas também para o conteúdo encontrado nele. A tela do Kindle Touch é baseada na tecnologia IR (infravermelho), em inglês IR touch system. Sem teclado, o dispositivo é menor e mais luminoso do que a geração anterior. No que diz respeito ao design, ele se parece com seus antecessores. Seu funcionamento é a partir de um sistema "Easy Reach", a partir dos movimentos na tela, como a maioria dos tablets. Uma novidade do dispositivo é o recurso chamado X-Ray, que mostra ao usuário uma janela, em pop-up, de um artigo do Wikipédia sobre um assunto que aparece no texto que se está lendo. A bateria também promete ser um atrativo da nova geração de Kindles, segundo a Amazon. A versão do Kindle mais básica, sem ser Touch e com botões, é o terceiro lançamento do dia. Similar à opção que está no mercado, mas sem teclado, o novo modelo será vendido por US$ 79. Segundo os analistas de tecnologia, o tablet da Amazon pode provocar uma grande concorrência em relação à Apple no mercado dos tablets touch-screen."Mais do que qualquer outro tablet de apresentação recente, a entrada da Amazon sacode o mercado".Diferentemente dos fabricantes de hardware que não têm nem os fundos, nem a determinação para enfrentar a Apple em uma guerra prolongada por um pedaço do mercado, a Amazon tem os recursos e a vontade de se manter na competição o quanto for necessário". O iPad representará 68,7% dos 69,7 milhões de tablets vendidos neste ano e continuará sendo o aparelho de maior venda nos próximos anos. A 199 dólares, o Kindle Fire da Amazon será muito mais barato que o iPad da Apple, cujo modelo básico custa 499 dólares. Com seu Kidle Fire, a companhia com sede em Seattle espera levar os compradores do tablet a sua loja on-line, que conta com livros, música, filmes, programas de tv e jogos para o novo aparelho. Nos últimos anos, os clientes da Amazon se acostumaram a comprar livros e outros conteúdos publicados com apenas um clique através do Kindle". O objetivo (da Amazon) é impulsionar o quanto for possível o negócio em direção e através de sua presença como distribuidor varejista on-line", disse. "A Amazon não tem a necessidade de maximizar as receitas com cada tablet vendido". Assumirá menores margens - ou inclusive perdas por unidade - se isso significar colocar mais tablets da Amazon nas mãos dos consumidores antes da grande temporada de compras de Natal". Os proprietários do Kindle Fire terão acesso a 11 mil filmes e programas de televisão e a 17 milhões de músicas da Amazon.com. A Amazon venderá de três a cinco milhões de tablets apenas no quarto trimestre. A Apple vendeu 9,25 milhões de iPads no último trimestre e cerca de 30 milhões de unidades desde o lançamento do aparelho, em abril do ano passado.

Nenhum comentário: