quinta-feira, agosto 16, 2012

Confúcio profere aula inaugural do Mestrado em História

O governador Confúcio Moura profere na manhã desta sexta-feira (17), na sede da Faculdade Católica de Rondônia, em Porto Velho, a aula inaugural do curso de Mestrado em História, que qualificará 10 (dez) docentes da rede estadual de ensino. Essa nova realidade acontece através da parceria firmada pelo governo do Estado de Rondônia com a Faculdade Católica de Rondônia. O mestrado vai atender às necessidades do Estado, que, em contrapartida, garante a concessão de bolsas aos professores de História do Estado, que serão custeadas pelo governo da cooperação, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), conforme Portaria n. 1.267/2012-Gab/Seduc, publicada em 31/05/2012 no DOE – Diário Oficial do Estado n. 1985, p. 115.
Referência e investimento no professor
O mestrado, já na sua estruturação, pretende ser uma referência nacional e tem como missão “a promoção plena da pessoa humana por meio do ensino de excelência, do fomento à pesquisa e do cuidado especial para com a extensão comunitária, fundamentada nos princípios ético-cristãos, na inclusão social e no desenvolvimento sustentável da região Amazônica”.Com essa proposta educacional ética, responsável e inclusiva, a Católica, em parceria com o governo do Estado, estará habilitando novos professores na procura superar o déficit de profissionais especialistas nas diversas áreas, sobretudo a educacional, pois poucos profissionais no Estado de Rondônia possuem formação em nível 'Stricto Sensu' (Mestrado e Doutorado).
Sendo o primeiro deles, o Mestrado Interinstitucional em História em parceria com a PUC-RS, visa atender às necessidades do Estado, como consta na proposta aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes): “o Minter/ PUC-RS/ FCR insere-se em uma proposta de capacitação e formação de recursos humanos qualificados para produção de conhecimento e para docência no ensino superior, bem como fomentar a nucleação de grupos de pesquisas, para atender às necessidades do Estado”. Dessa forma, o Mestrado em História ajudará a minimizar as disparidades educacionais em nosso país assim como de pesquisas que venham responder as necessidades regionais, ampliando o comprometimento das instituições envolvidas com o desenvolvimento de Rondônia e do país.        
Conceito Capes
O Mestrado em História é um conceituado Programa de Pós-Graduação da PUC-RS, que possui conceito “6” junto a Capes (escala de 0 a 7), que o coloca entre os seis melhores Programas de Pós Graduação de História do país, ou como um Programa de excelência na área, conforme os critérios do MEC. O curso tem como objetivo maior a formação de pesquisadores e docentes em História, enfatizando uma prática aberta às experiências contemporâneas inter e multidisciplinares habilitados a abordagens teórico-metodológicas atualizadas e em diálogo com a produção de excelência internacional no campo da História.
Custeio do estado
Para tornar factível estes objetivos e consolidar um programa como o apresentado e outros que virão a Faculdade Católica (FCR), como instituição receptora destes e pelo seu compromisso com a Educação, buscou firmar parceria com o governo da cooperação, e conseguiu a aprovação de um aditivo ao convênio, que garante a concessão de bolsas aos professores de História do Estado de Rondônia que serão custeadas pelo Estado, através da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, com base na Portaria n. 1.267/2012-Gab/Seduc, publicada em 31/05/2012 no DOE – Diário Oficial do Estado n. 1985, p. 115. A aula inaugural a ser proferida por Confúcio Moura, na Faculdade Católica de Rondônia, contará com a presença da secretária de Estado da Educação (Seduc), Isabel Luz, técnicos do setor, discentes e demais autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Nenhum comentário: