O governo de Rondônia promoverá através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na sexta-feira (3) o II Seminário Internacional de Intercâmbio de Diretores Escolares – Brasil e Estados Unidos. O evento será no auditório do Rondon Palace Hotel, das 8hs às 16 h e tem como objetivo principal a troca de experiência que é vivenciada pelas escolas públicas de Rondônia e as escolas estadunidenses.
A secretária adjunta da Seduc, Isabel Luz, defendeu nesta quarta-feira (1), em café da manhã com o diretor americano do Programa Brasil - Estados Unidos de Intercâmbio de Diretores Escolares, Timotthy Murph e técnicos da Seduc, o Prêmio Gestão Escolar. De acordo com a secretária, “o Gestão Escolar é um instrumento de mobilização e de autoavaliação das escolas públicas, buscando a melhoria da administração dentro das escolas e da qualidade do ensino, sendo esta uma das metas perseguidas pelo Governo da Cooperação”, enfatizou.
Sobre os objetivos do Prêmio Gestão Escolar, a Gerente de Avaliação e Estatística (GAE), Conceição Pinheiro destacou que “iniciativas com esta servem para estimular o desenvolvimento da gestão democrática na escola e tem como foco o compromisso com uma aprendizagem de qualidade”, disse.
A coordenadora do Prêmio em Rondônia, Rosilda Shockness afirma que valorizar as escolas públicas é o que referencia esta empreitada. “O prêmio preconiza que as escolas se destaquem pela competência de sua gestão, por suas iniciativas de sucesso, experiências inovadoras e bem-sucedidas na melhoria da aprendizagem dos estudantes, tem sido meta de médio prazo da Secretaria de Estado da Educação”, destacou.
O representante norte americano, Timotthy Murph, informou que é a sua primeira viagem à América do Sul enquanto diretor de escola nos Estados Unidos e membro de uma missão que representa diretores escolares americanos no Brasil. “Tenho visto muita convergência entre o cenário escolar do meu País e o de Rondônia: forte compromisso e a busca de entrosamento entre gestores, diretores de unidades de ensino, professores e estudantes em defesa da melhoria da educação”.
Para Murph, a vigência de um exame que garante o ingresso nas universidades públicas brasileiras – o Enem - com semelhanças com o SAT - Scholastic Assessement Test (Teste de Avaliação Escolar) dos Estados Unidos, é um grande avanço para o ingresso de estudantes das escolas públicas nas universidades.
A Programação da visita de intercâmbio entre os diretores de escolas de Rondônia e o representante estadunidense terá como um dos seus pontos de destaque a palestra proferida por Timotthy Murph no seminário internacional de intercâmbio na Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário