segunda-feira, agosto 20, 2012

Ideb: educação de Rondônia supera metas

Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb/MEC) divulgados pelo Governo da Cooperação, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), apontam que o Estado destacou-se na melhoria da qualidade do ensino. Em Rondônia, a curva do Ideb é ascendente e atinge 4,7, superando a meta proposta de 4,6. Veja a evolução do índice no Estado: 2005 (3,6); 2007 (4,0); 2009 (4,3) e 2011 (4,7). O Ideb Brasil foi 5,0.O índice é elaborado com base de dados da Prova Brasil-2011, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, por escola e município, com nota de 1 a 10. Cabe destacar que na região Norte, o Ideb Rondônia foi “medalha de bronze” nas turmas de 4ª séries e 5º anos e nas turmas do ensino médio, superando os Estados do Pará, Roraima e Amapá. Observa-se ainda que o Ideb Rondônia é superior aos Estados do Acre (4,6), Amazonas (4,3), Pará(4,2), Amapá(4,1), Rio Grande do Norte(4,1), Alagoas (3,0), Maranhão (4,1) e Sergipe (4,1).
União de forças
Para a secretária de Estado da Educação, Isabel Luz, esse crescimento é resultado de um somatório de forças: as ações de governo, a aproximação das famílias às escolas, a qualificação dos professores, o firme combate à evasão, o incentivo aos estudantes, a ampliação e modernização de espaços físicos e avanços na informatização das unidades escolares, a decisão do Estado em implantar a partir deste ano, vinte unidades de ensino integral, a inédita integração entre o Estado e os municípios e do fortalecimento das ações voltadas à alfabetização. “O resultado do Ideb é um sinal de que a política de educação preconizada pelo Estado e inspirada pelas diretrizes traçadas pelo governador Confúcio Moura estão no rumo certo”, admitiu Isabel.Vale destacar que o desafio agora não é no IDEB 2012, Rondônia atingir números superiores aos estados do Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Rio Grande do Norte, Alagoas, Maranhão e Sergipe. As metas da Seduc são ousadas para que o Estado possa atingir os melhores índices que, por enquanto, foram conquistados por Minas Gerais, Santa Catarina e Distrito Federal. “Não basta só a média nas avaliações, mas o resultado precisa, como é desejo do governador, refletir uma educação de qualidade para todos”, enfatizou a secretária de educação.
As melhores
Em Rondônia, destacam-se as melhores escolas públicas da rede estadual, com ensino de 1º ao 4º anos, e de 5º ao 9º anos com melhor nota no Ideb/2011: Escola Anísio Serrão de Carvalho (6,3), em Pimenta Bueno; Escola Floriano Peixoto (6,3), em Cerejeiras; Escola Wilson Camargo(6,0), em Vilhena; Escola Alexandre de Gusmão (5,9), em Nova Brasilândia D'Oeste; Colégio Tiradentes (5,9), em Porto Velho; Escola Coronel Aluízio Ferreira (5,9), em Rolim de Moura; Escola Maria de Abreu Bianco (5,9), em Buritis; Escola Rocha Pombo (5,8), em Nova Brasilândia D'Oeste; Escola Santa Marcelina Cãndia (5,1), em Porto Velho; Escola Migrantes (5,3), em Ariquemes; Escola Paulo Freire (5,0), em Cacoal; Escola Jerris Adriani Turatti (5,5), em Espigão D'Oeste; Escola Primavera (5,4), em Theobroma; Escola Alvares de Azevedo (4,8), em Vilhena.



Nenhum comentário: