terça-feira, novembro 13, 2007

Mercado de seguros: bons resultados e novas estratégias

As Seguradoras registraram lucros recordes nos primeiros nove meses de 2007. Os ganhos líquidos das companhias somaram R$ 6,9 bilhões, um aumento de 12% em relação ao mesmo período de 2006. As empresas encerraram setembro com volume de vendas de R$ 35,9 bilhões, expansão de 14%. As carteiras responsáveis pelo bom desempenho do setor foram o seguro prestamista, garantia e Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL). O resultado positivo confirma que, a cada dia, mais consumidores descobrem as vantagens de adquirir um seguro para proteger um bem ou planejar uma aposentadoria confortável. Para isso, as empresas apostam em novos produtos e serviços, que se tornaram os diferencias na hora de comprar uma carteira. Mesmo diante desse cenário favorável, o seguro de auto, o mais popular do setor, não teve tanta expansão. O relatório da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e do Ministério da Fazenda aponta redução de 2,4% no volume de prêmios no primeiro semestre deste ano sobre igual período de 2006. Por ser o mais conhecido e comercializado, a concorrência entre as companhias também é maior do que nas outras carteiras. Com isso, as seguradoras investem em novas ações para elevar as vendas e atrair novos clientes. Um das estratégias usadas é a de agregar diversos serviços na cobertura do produto. A Liberty Seguros, por exemplo, acaba de criar o Liberty Caminhão, uma opção de seguro especializada para proprietários pessoa física de um, dois ou três caminhões. O produto oferece coberturas mais comuns para o veículo segurado, como colisão, incêndio, roubo, danos materiais e corporais causados a terceiros; coberturas adicionais para despesas extraordinárias, acidentes pessoais de passageiros do veículo segurado, acessórios, carrocerias e equipamentos e danos morais e serviços complementares. Os clientes também contam com serviço de assistência 24 horas, para auxílio em caso de acidente ou pane do veículo. Além disso, há a possibilidade de contratar o Liberty Rastreador e o Liberty Vidros para cobertura em reparos ou substituição de vidros. E obter desconto na renovação, conforme bonificação, inclusive de outras companhias. Um levantamento realizado pela Indiana Seguros mostra que os clientes aprovam esta ação e que essa ferramenta está sendo cada vez mais usada pelo mercado. Das ligações recebidas pela sua central de assistência 24 horas, 74% são de segurados que buscam serviços que não envolvem sinistros, ou seja, colisões ou roubo de veículos. No topo das assistências, estão as panes elétricas, com 25%, seguidas das falhas mecânicas, com 24% das ocorrências. Em terceiro lugar, aparecem os chamados decorrentes de colisão, com 15%. Com ocorrências menores, aparecem serviços extremamente úteis nas grandes capitais, como chaveiro, troca de pneus e falta de combustível, ou pane seca no jargão securitário. “Alguns anos atrás, os serviços de assistência foram incorporados às apólices para agregar valor aos segurados que não sofriam sinistros, e, dessa forma, não percebiam a importância da cobertura” comenta a Indiana Seguros. Serviço: Ronseg, corretora de seguros(69) 3222-0742.

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