terça-feira, setembro 20, 2011

Técnicos visitam escolas

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou visita técnica na quinta-feira (15) nos municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré para dar seguimento ao processo de implantação da educação em tempo integral em escolas da rede estadual de ensino, uma das metas do governador Confúcio Moura para 2011. Na equipe estava a arquiteta Bia Goulart, engenheiro Diego Auler e a coordenadora da instituição dessa modalidade de ensino em Rondônia, professora Telma Fortes. O objetivo da visita foi conhecer os espaços e levantar demandas que levem a possíveis reajustes nos projetos estruturais das escolas. Foram inspecionadas as escolas Presidente Eurico Gaspar Dutra - no distrito do Iata - e a Capitão Godoy, ambas em Guajará-Mirim; e ainda a Casimiro de Abreu, de Nova Mamoré. Essas três escolas são contempladas com o Programa Mais Educação, do Ministério da Educação (Mec), que induz à ampliação da jornada escolar e à reorganização curricular. De acordo com Telma Fortes, a estratégia da Seduc é aproveitar a estrutura dessas escolas contempladas com o Mais Educação e iniciar nelas a oferta do ensino em tempo integral.
Escola Família Agrícola
Na escola estadual Presidente Eurico Gaspar Dutra a educação em tempo integral funcionará no modelo de Escola Família Agrícola (EFA), que utiliza o método de ensino da Pedagogia da Alternância, pela qual os alunos têm aulas regulares articuladas com os conhecimentos técnicos voltados para a realidade deles no campo. A escola já está sendo readequada para iniciar as atividades em fevereiro de 2012.
 Novas ações
Nesta semana, a Seduc realizará duas oficinas de capacitação para os profissionais da região envolvidos no processo de implantação da educação em tempo integral. As oficinas serão realizadas na Escola Capitão Godoy e coordenadas pelos técnicos e professores do Projeto Burareiro, escola em tempo integral, do município de Ariquemes, que já ganhou vários prêmios.“A troca de experiências e as vivências educacionais de Ariquemes serão fatores essenciais para entendermos e alinhavarmos o novo cenário da educação no Estado”, avalia Telma Fortes.

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