O secretário de estado da Educação, Júlio Olivar, encaminhou nota à imprensa rondoniense nesta segunda-feira (5) informando sobre o sucesso das eleições para diretores e vice-diretores escolares e agradecendo à cobertura jornalística dispensada ao processo de instituição da Gestão Democrática na rede de ensino estadual.“Nós da Seduc e do Governo do Estado de Rondônia, comemoramos o êxito do certame”, disse Olivar. “Agradeço a todos os técnicos da Educação envolvidos tanto na mobilização (Comissão Eleitoral) quanto na preparação (Curso de Gestão) dos candidatos. Sobretudo, sou grato aos concorrentes que asseguraram o alto nível do processo.” Júlio Olivar também parabenizou e estendeu os agradecimentos aos jornalistas que colaboraram com a difusão do pleito. “A cobertura ocorreu de forma espontânea e responsável. Eu diria, inclusive, que fora engajada”, destacou, ao lembrar que não houve mídia paga para a divulgação das eleições. “É a Educação de Rondônia respirando novos ares: liberdade, democracia, respeito, honestidade e qualidade”, declarou o secretário.
Resultados
A Comissão Regional responsável pelas eleições nos sete municípios do Cone Sul divulgou nesta segunda-feira os resultados da disputa em 39 escolas da região. Somente em duas delas foi necessária a realização de segundo turno, porque nenhuma das chapas inscritas alcançou a maioria simples dos votos válidos.No Ceeja 06 de Julho, de Cabixi, o segundo turno das eleições ocorreu nesta segunda-feira, mas a apuração dos votos ainda não terminou. Disputaram os cargos os professores Aline Maria Antes Santos (diretor) e João Cechinel (vice-diretor), que obtiveram 39% dos votos no primeiro turno, contra Erli Alves de Oliveira (diretor) e Cleidimara Oliveira dos Santos (vice), que receberam 38% dos votos em 30 de novembro.Em Colorado do Oeste, está havendo segundo turno na Escola Manuel Bandeira nesta terça-feira (6) entre a chapa de Tânia Terezinha Fiametti (diretor) e Marinês Bressan (vice), que tiveram 37% dos votos válidos na primeira votação, e a de Margarete Carvalho dos Santos (diretor) e Rosinei Maria Martins (vice), que contaram com 32% dos votos no primeiro turno.
OS NÚMEROS - Em Vilhena, houve 18 chapas inscritas em 14 escolas estaduais da zona urbana, somando 36 candidatos às funções de diretor e vice-diretor escolar. No Cone Sul, foram registradas 53 chapas, totalizando 106 candidatos. Em todo o Estado, concorreram 846 candidatos de 423 chapas em 294 escolas.
Gestão Democrática
Atendendo ao compromisso firmado pelo governador Confúcio Moura com a sociedade rondoniense, a escolha de diretores e vice-diretores das escolas estaduais ocorreu, democraticamente, através do voto direto. Votaram os alunos com 16 anos de idade, independente da série, e os menores de 16 anos que estudam a partir do 6º ano do ensino fundamental, além de pais ou responsáveis por alunos do 1º ao 5º ano e servidores da Educação lotados nas escolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário