sexta-feira, setembro 30, 2011

Até tu, TCU?


O edital de concurso para 26 vagas de auditores de obras públicas do Tribunal de Contas da União não exige o diploma de engenheiro. Basta um diploma de nível superior para avaliar se uma obra pública está correta do ponto de vista legal, econômico, orçamentário e patrimonial.

Novo Brasil

Dilma diz que Brasil está preparado para resistir à crise internacional.

Charge


Eliana Calmon:" ela é a melhor magistrada do Brasil", segundo o superintendente da PF de Goiás, Joaquim Mesquita

Foto: divulgação

quinta-feira, setembro 29, 2011

Fenacor entra na reta final do Congresso em Brasília

Restam poucos preparativos para a 17ª edição do maior evento do mercado de seguros: o Congresso Brasileiro de Corretores de Seguros. O encontro, que acontecerá em Brasília, entre os dias 23 e 25 de novembro, vai reunir uma série de debates acerca dos temas que envolvem o setor, além de estandes das seguradoras e atrações musicais. Fontes: Sincor RO AC e Ronseg, corretora de seguros.

Web salva TV

Parece difícil de acreditar, mas a internet está atuando a favor da televisão, nos Estados Unidos. Com a facilidade em se assistir a qualquer coisa através da web, produtoras, canais e grandes estúdios passaram a investir pesadamente nos programas que levam ao ar pela telinha.

Óptica Integral

Lentes de contato, armações nacionais e importadas das melhores procedências, você encontra em Porto Velho (RO), na Óptica Integral. José do Patrocínio, 677, Centro, telefone: 69-3229-4610.

Ministra paga o preço de não temer a coragem


A ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça, paga preço alto por não ter medo de ter coragem. Como corregedora nacional de Justiça, sabe o que diz, por isso advertiu para a infiltração de bandidos na magistratura. Não generalizou, muito pelo contrário. Em vez de virar alvo de corporativismo anacrônico, ela merecia a proteção de sua entidade de classe e a solidariedade do Conselho Nacional de Justiça.

Partido tem sete dias úteis para filiar candidatos à eleição 2012

O PSD, partido criado por Gilberto Kassab, tem sete dias úteis, contados a partir desta quinta (29), para filiar em todo o país todos os candidatos a prefeito e vereador na eleição municipal de 2010.

Deputado será julgado no STF por lavagem de dinheiro

Paulo Maluf será julgado no Supremo por lavagem de dinheiro.Deputado federal e ex-prefeito de São Paulo é acusado de desviar US$ 1 bilhão dos cofres públicos e depositá-lo no exterior.

Charge


Chagas Neto transforma o Sinduscon no maior Sindicato patronal de Rondônia, com quase 200 empresas associadas

Chagas Neto (foto: divulgação)

Eliana disse o que alguns juízes não querem ver

A ministra Eliana Calmon falou o óbvio. Ao se manifestar sobre o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade, em que a Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) pretende diminuir os poderes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a ministra disse que tal demanda é “o primeiro caminho para a impunidade da magistratura, que hoje está com gravíssimos problemas de infiltração de bandidos que estão escondidos atrás da toga”.

Brasileiro usa mais mídias sociais

De acordo com pesquisa realizada pela GfK, 43% dos brasileiros costumam usar mídias sociais como Facebook, Twitter e Youtube, entre outros.O levantamento mostra também que 53% das pessoas das classes AB usam as mídias sociais, enquanto que nas classes CD os usuários não passam de 33%.

Chagas Neto faz noite de homenagem a Confúcio

O governador Confúcio Moura, dentre outras personalidades, será homenageado em Porto Velho, nesta sexta-feira (30), na comemoração dos 25 anos de criação do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Rondônia (Sinduscon). Presidido pelo empresário Chagas Neto, o Sinduscon vai reunir autoridades, empresários, políticos e convidados especiais no Casablanca Cerimonial e Eventos, a partir das 20h, para o seu Jubileu de Prata. O superintendente da Caixa Econômica Federal, Rossini Ewerton, também será homenageado com o troféu.

Charge


Frases do dia


A toga

"O primeiro caminho para a impunidade da magistratura, que hoje está com gravíssimos problemas de infiltração de bandidos que estão escondidos atrás da toga" – Eliana Calmon, corregedora nacional de Justiça – Folha de S. Paulo, 29-09-2011.

Zorro

"Sabe o dia que eu vou inspecionar São Paulo? No dia em que o sargento Garcia prender o Zorro. É um Tribunal de Justiça fechado, refratário a qualquer ação do CNJ" – Eliana Calmon, corregedora nacional de Justiça – Folha de S. Paulo, 29-09-2011.

Pior possível

"A imagem do Judiciário é a pior possível junto ao jurisdicionado" - Eliana Calmon, corregedora nacional de Justiça – Folha de S. Paulo, 29-09-2011.

Hermético

“O TJ-SP é sabidamente hermético e os números do CNJ estão do lado da ministra: desde 2005, quando criado, o conselho já condenou 49 juízes. Boa coisa certamente não andavam fazendo escondidos atrás das togas” – Eliane Cantanhêde, jornalista – Folha de S. Paulo, 29-09-2011.

Bandidos infiltrados

"Eu não tenho que me desculpar. Estão dizendo que ofendi a magistratura, que ofendi todos os juízes do país. Eu não fiz isso de maneira nenhuma. Eu quero é proteger a magistratura dos bandidos infiltrados" – Eliana Calmon, corregedora nacional de Justiça – Folha de S. Paulo, 29-09-2011.

Factoide

“Além do atropelo das exigências legais, o PSD nasce marcado pela inclinação governista, ou de adesão ao governo, qualquer governo, sem distinção ideológica” – editorial “Factoide do PSD” – Folha de S. Paulo, 29-09-2011.

“Soa como factoide o anúncio de que o PSD apresentará uma proposta de emenda à Constituição para criar, em 2014, uma Assembleia Nacional Constituinte, paralela ao Congresso, com a função exclusiva de revisar a Carta em até dois anos. Lançada assim, num golpe de marketing, a ideia parece um tanto precipitada, leviana” – editorial “Factoide do PSD” – Folha de S. Paulo, 29-09-2011.

Costela do DEM

“O partido faz jus à condição de costela do DEM, herdeiro, por sua vez, do PFL, legenda insuperável em parasitar o poder” – Ricardo Melo, jornalista – Folha de S. Paulo, 29-09-2011.

Validade

“Ainda que ACM Neto (BA) negue peremptoriamente, quem conhece bem o líder afirma que ele não fica no DEM depois de 2012” – Renata Lo Prete, jornalista – Folha de S. Paulo, 29-09-2011.

Centro...

“O perfil é de pessoas que têm opiniões, que tem liberdade. Por exemplo, em votações, não somos de esquerda, nem de direita, somos de centro” – Danrlei de Deus, deputado federal, presidente do PSD no RS, ex-jogador de futebol – Zero Hora, 29-09-2011.

“Não somos oposição a nada” – Danrlei de Deus, deputado federal, presidente do PSD no RS, ex-jogador de futebol – Zero Hora, 29-09-2011.

...Espírita

"Kassab diz que o partido é de centro. Só se for de centro espírita. Até morto eles filiaram nesse PSD! PSD é o Partido Social dos Defuntos. Rarará! Eu nunca vi tanto defunto em pé!" - José Simão, humorista - Foha de S. Paulo, 29-09-2011.

Evasão

“Pelo que conhecemos da proposta (do governo Tarso Genro – PT-RS), ela traz barbaridades que significam mudança no plano de carreira e meritocracia. Seríamos responsabilizados até pela evasão dos alunos, sendo que isso ocorre pelo sucateamento das escolas feito pelo próprio governo” - Rejane de Oliveira, presidente do sindicato CPERS – Zero Hora, 29-09-2011.

Ao trabalho

“Como título honoris causa não enche a barriga de ninguém, Lula trocou rapidinho Paris por Londres, onde fatura hoje palestra para executivos do Museu de História Natural” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 29-09-2011

Ultrabooks, a nova geração dos notebooks





Chegando uma nova categoria de computador: os ultrabooks. A expectativa é que até 2013 esses dispositivos, que serão uma evolução dos notebooks, se tornem a sensação.

Dpvat pode ficar mais caro

O aumento do seguro obrigatório (Dpvat) de carros mais caros é uma das propostas que estarão em debate na comissão especial que a Câmara dos Deputados, vai instalar nos próximos dias para apontar fontes de recursos para a área da saúde. Fonte : Sincor RO AC e Ronseg, corretora de seguros.

Microsseguros devem ter regras logo, logo, acredita Sincor

O desenvolvimento de microsseguros no Brasil deve ter regras estabelecidas em menos de um mês. Isso porque uma portaria publicada na última segunda-feira (26) no DOU (Diário Oficial da União) constitui um grupo de trabalho para elaborar uma proposta normativa que estabeleça regras especiais para o desenvolvimento de microsseguros no País.De acordo com o texto da portaria, de responsabilidade da Susep (Superintendência de Seguros Privados), o grupo terá 15 dias, a contar da publicação da medida, para concluir os trabalhos.
Microsseguros
Com preços baixos, o microsseguro tem como objetivo atingir famílias das classes mais baixas da população.Segundo o diretor da Fenacor e presidente do Sincor RO AC, Geraldo Ramos, no Brasil, os produtos mais comercializados devem ser acidentes pessoais, auxílio funeral, proteção do microcrédito e seguro prestamista, que garante o crédito no caso de perda de emprego ou incapacidade temporária.

quarta-feira, setembro 28, 2011

Justiça do Trabalho quer mudar forma de escolher juízes

O Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) formou uma comissão para discutir os critérios de seleção do concurso para juiz do Trabalho. A definição ocorreu no dia 20 de setembro, no encerramento da 6ª Reunião Ordinária da entidade, realizada na Estalagem das Minas Gerais, em Ouro Preto (MG). A partir do trabalho desta comissão, o Coleprecor poderá sugerir mudanças no concurso ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ao Tribunal Superior do Trabalho (TST).O entendimento do colegiado é de que o formato atual do certame talvez não privilegie o perfil ideal do juiz trabalhista. A Resolução 75 do CNJ e a Resolução Administrativa 907/2002 do TST, que regulamentam o processo seletivo, determinam que sejam classificados os 200 primeiros colocados na prova objetiva em concursos com até 1.500 candidatos inscritos e, acima disso, os 300 primeiros.O juiz-auxiliar da presidência do TRT da 4ª Região (RS), Francisco Rossal de Araújo, sugeriu que o ponto de corte seja elevado para os 400 e 500 melhores classificados, respectivamente. No entendimento do juiz, que estudou o tema e o levou à discussão no Coleprecor, a prova objetiva privilegia candidatos de boa memória, com profundo conhecimento teórico em várias áreas do Direito. Desse modo, na opinião do juiz, corre-se o risco de o concurso eliminar precocemente candidatos que nas etapas seguintes poderiam demonstrar que têm bom perfil para o cargo, com bagagem teórica e prática em Direito do Trabalho."Grande parte dos concursos não conseguem prover todos os cargos. Uma das principais causas é que muitos candidatos aprovados na primeira fase demonstram nas etapas seguintes que não estão suficientemente preparados na área trabalhista", afirmou Rossal. Durante a apresentação, alguns integrantes do Coleprecor também defenderam o retorno da prova descritiva na primeira etapa.A Comissão para Estudo de Critérios para Ingresso na Magistratura Trabalhista será composta pela desembargadora Vania Abensur (presidente do TRT da 14ª Região), que atuará como coordenadora, dentre outros.

Vassouras contra a corrupção foram roubadas em Brasília


Ambulantes, servidores e até mesmo seguranças dos prédios da Esplanada dos Ministérios roubaram muitas das 594 vassouras nas cores verde e amarelo que desde a manhã desta quarta-feira, 28, estavam fincadas no gramado em frente ao Congresso Nacional como protesto contra a corrupção.A organização da manifestação optou por retirar o restante das vassouras após perceber que todas acabariam sendo mesmo arrancadas, mas acabou doando outra grande parte delas às pessoas que pediram para levar para casa uma vassoura novinha em folha. Foto: divulgação

Desvio do rio

A empresa responsável pela Usina Hidrelétrica Jirau, realizou nesta quarta-feira o segundo desvio do Rio Madeira, que vai permitir que a água passe pelo vertedouro, estrutura que vai regular o nível do reservatório quando a usina estiver funcionando. O ministrério das Minas e Energia participou da solenidade que deu início ao desvio em Porto Velho (RO).

Brasil tem Lei federal que autoriza o fim do papel na Justiça

O Brasil é o primeiro país do mundo a ter uma lei federal (11.419) que autoriza a tramitação de todo o processo sem o uso de papel. Talvez isso se explique, segundo um advogado, porque “somos ousados em uso eletrônico, pagamos impostos pela internet e agora teremos o processo eletrônico”.Um especialista em Direito de Tecnologia da Informação ainda comenta que em Portugal, por exemplo, só existe a tramitação dos autos, na Espanha, apenas processos relacionados ao Fisco são digitais, e nos EUA, a digitalização só existe na Justiça Federal. No Brasil, “não tem comparação, nós temos um modelo de desmaterialização que não encontra precedentes em outro lugar do mundo”.

Nos EUA

Amazon lança tablet Kindle Fire por US$ 199 nos EUA.

Seduc assina portaria

Ao assinar a portaria que regulamenta o processo para a realização de eleições direta às funções de diretor e vice-diretor das escolas da rede pública estadual de ensino, na terça-feira (27), o secretário Júlio Olivar, da Educação (Seduc), efetivou uma conquista histórica para a Educação de Rondônia: deflagrou o processo de instituição da gestão democrática, compromisso do governador Confúcio Moura, que está sendo cumprido já no primeiro ano de mandato.A partir de agora, os profissionais da Educação que pretendem exercer os cargos de diretor e vice-diretor de escolas estaduais terão que ser eleitos por voto direto e secreto. Essa descentralização desencadeia a participação social: alunos, servidores da educação, pais, mães e responsáveis por alunos se tornam protagonistas na formulação de políticas educacionais, no planejamento, na tomada de decisões, na definição do uso de recurso e na execução das práticas pedagógicas que visam à melhoria da qualidade do ensino.Para Júlio Olivar, esse avanço representa um importante instrumento de consolidação da democracia. “Promover esta democratização da gestão escolar significa estabelecer novas relações entre a escola e a comunidade escolar”, disse.De acordo com o cronograma estabelecido pela portaria, as inscrições dos candidatos serão feitas de 10 a 17 de outubro. As eleições acontecem em 26 de novembro e os resultados serão divulgados entre 1 e 3 de novembro. Os eleitos serão nomeados em janeiro.

Comissão Coordenadora
Também nesta segunda-feira, Júlio Olivar assinou a portaria que instituiu a Comissão Coordenadora Estadual, destinada à organização, execução e avaliação do processo das eleições e designou os três servidores da Seduc para compô-la: Claudemir Pereira dos Santos, Elcilene Neves de Araújo Ribas e Jackson Chediak. Este último será o presidente da comissão.Os demais membros da Comissão Coordenadora Estadual serão compostos de um representante do Conselho Estadual de Educação - CEE/RO; um do Sindicato dos Trabalhadores em Educação - Sintero; um da União Rondoniense de Estudantes Secundaristas - URES; e um do Conselho de Acompanhamento e Controle Social, Comprovação e Fiscalização dos Recursos do Fundeb - CACS, que serão indicados pelos seus respectivos órgãos ao presidente da comissão.

Decreto do governador
Em 20 de setembro, Confúcio Moura assinou o Decreto nº 16.202, dispondo sobre os critérios e condições para a realização das eleições para diretores e vice-diretores de escolas estaduais.Conforme o decreto, as eleições serão realizadas, concomitantemente, em todas as escolas estaduais, a cada três anos, sempre no último bimestre letivo. Poderão candidatar-se para as funções os profissionais da educação pertencentes ao quadro do pessoal civil do Estado de Rondônia ou ao quadro do Governo Federal à disposição do Estado, com vínculo de 40 horas semanas de trabalho.Entre os requisitos exigidos para inscrever-se no processo eleitoral, os candidatos devem ter formação de nível superior em pedagogia ou licenciatura, necessita ter cumprido o estágio probatório e estar trabalhando na escola na qual pretenda concorrer há pelo menos dois anos consecutivos.Os profissionais que tiverem suas candidaturas homologadas ainda precisarão participar de curso de formação de gestores de educação pública, elaborar e apresentar um plano de gestão para a escola na qual se candidatou e assinar termo de compromisso de adesão e participação no curso de especialização para gestores de educação pública, caso venha a ser eleito.Poderão votar servidores efetivos, alunos do 6º ano do ensino fundamental regular em diante, com idade de 16 anos ou acima; alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com 16 anos de idade ou mais; mãe, pai ou responsável por aluno menor de 16 anos.

terça-feira, setembro 27, 2011

Mobile banking

Uso do celular para transações financeiras aumenta no Brasil, mas ainda precisa evoluir.O mobile banking cresceu 71,4% no país em um ano, porém bancos e operadores têm um longo caminho à frente para consolidar o serviço.

Tablet com windows 8


A Samsung gosta de colocar seus produtos nas mãos dos desenvolvedores: durante a edição deste ano do Google I/O, por exemplo, todos os participantes levaram para casa um tablet Galaxy Tab 10.1 e um Chromebook Samsung Series 5.E durante a BUILD 2011, conferência para desenvolvedores da Microsoft, não foi diferente: foram distribuídas 5 mil unidades do “Developer Preview PC” (também conhecido como Samsung 700T), um “tablet” que é a primeira máquina feita especialmente para o Windows 8. Mas ao contrário do Galaxy Tab e do Chromebook, este tablet é um protótipo, uma variante dos tablets Series 7 que chegarão ao mercado neste ano ainda rodando o Windows 7. E o Windows 8 também ainda é imaturo demais para ser colocado nas mãos dos consumidores.
samsung_700t-360px.jpg

Governo paga servidores

Os secretários Rui Vieira de Souza, da Administração (Sead), e Júlio Olivar, da Educação (Seduc), confirmaram nesta terça-feira, 27, em reunião, o pagamento em pecúnia da licença-prêmio de cerca de 1.000 servidores da Educação de Rondônia.A medida vai atender inicialmente os servidores da Seduc contratados até 1991, que migrarão para a estrutura do ex-Território Federal de Rondônia, com a futura efetivação do processo de Transposição.De acordo com os secretários, os técnicos de ambas as secretarias têm se reunido para estabelecer a melhor maneira para a celeridade dos processos e efetivação dos pagamentos. Neste sentido, a Seduc optou por uma força-tarefa, reunindo técnicos da Sead das áreas de cadastro, frequência, cálculo e corregedoria.Os pagamentos das licenças-prêmio em pecúnia serão efetivados em parte na folha de outubro deste ano e o restante em novembro. A formalização desses processos, especificamente, será na Seduc.Para o secretário Rui Vieira, a medida é importante porque possibilita o aumento do poder de compra dos servidores.  De acordo com o secretário Júlio Olivar, a conversão da licença-prêmio em pecúnia foi motivada pela reivindicação dos servidores e autorizada pelo governador Confúcio Moura em razão de existir recursos no orçamento da Seduc que amparam o procedimento.

Seduc inaugura quadra

A solenidade de inauguração de uma quadra poliesportiva coberta, reparos e pintura da Escola Estadual Albina Marció Sordi, no bairro BNH, em Ariquemes, na tarde desta segunda-feira (26), foi marcada pelo anúncio de grandes ações para a Educação e os elogios de deputados ao trabalho do secretário Júlio Olivar, da Seduc.Em sua fala, Júlio Olivar disse que a Albina Marció Sordi é uma escola exemplar e lembrou que a instituição obteve a melhor pontuação do Ideb (índice de desenvolvimento da educação básica) da região de Ariquemes. “Daqui, queremos tirar os bons modelos de gestão. A nova quadra é mais do que merecida por essa comunidade escolar”, declarou.O governador Confúcio Moura afirmou que em 2012 a Seduc realizará a Feira Literária Internacional de Rondônia (Fliro), nos moldes das belíssimas e famosas feiras de Parati (RJ) e Palmas (TO). Na Fliro, os professores receberão cheques para a compra de livros.Um dos programas inovadores instituídos pelo atual Governo e anunciado em Ariquemes é o Projeto Guaporé de Educação Integral, que começa já no início do próximo ano letivo em Guajará-Mirim. “Aos poucos vamos estender o modelo para outros municípios do Estado”, disse o governador. Outro é a implantação do ensino médio renovador, cujo sistema de ensino prioriza a capacidade analítica dos estudantes em vez da decoreba, preparando-os para trabalhar em qualquer área deste nível de conhecimento.Confúcio Moura disse ainda que o Governo dobrará o valor do repasse do Proafi às escolas, a partir do ano que vem; oferecerá pós-graduação gratuita aos professores, como parte do novo Plano de Carreira, Cargos e Salários dos Profissionais da Educação; e, dentro de um mês, será enviado à Assembleia Legislativa um projeto de lei de incentivo à busca por mais qualidade do ensino em Rondônia.Pelo projeto, os alunos, professores, diretores e escolas com os melhores resultados no Ideb e Enem serão premiados. Entre R$ 8 milhões e R$ 10 milhões serão distribuídos com esse fim.O secretário Júlio Olivar confirmou e o governador anunciou que em fevereiro cada professor da rede estadual de ensino receberá um notebook para uso nas práticas pedagógicas.Durante o ato de inauguração, os deputados Lorival Amorim, Saulo da Renascer e Adelino Follador teceram elogios ao trabalho desenvolvido por Júlio Olivar à frente da Seduc. “Com a nomeação do Júlio para a Educação o governador acertou na mosca”, avaliou o deputado Lorival. Para Follador, “ele é um secretário atuante”. Saulo da Renascer diz que a Seduc está mais célere. “O atendimento é rápido e saímos de lá com respostas objetivas”.

Investimentos
A Seduc investiu R$ 834,6 mil na melhoria da Escola Albina Marció Sordi. Deste valor, R$ 737,5 mil foram utilizados na construção da quadra poliesportiva; os reparos e pintura da escola foram realizados com R$ 97,1 mil provenientes do Programa de Apoio Financeiro (Proafi), pelo qual a Secretaria de Estado da Educação repassa dinheiro diretamente às escolas, através do projeto Escola de Cara Nova.A escola atende aproximadamente 920 alunos do 1º ao 9º Ano do ensino fundamental regular e do 5º ao 8º ano Educação de Jovens e Adultos (EJA) em três períodos de aula.Também participaram da cerimônia de inauguração os prefeitos José Márcio Londe Raposo (de Ariquemes) e Edir Alquieri (de Cacaulândia); o presidente da Câmara Municipal de Ariquemes, vereador Valmir Francisco dos Santos; o secretário executivo Regional de Ariquemes, André Vinicius Follador; o representante de ensino de Ariquemes, Aluísio Azevedo de Moraes; a diretora Osmarina dos Reis, a vice Lindomar Porto, professores e alunos da escola.

LG lança no Brasil o primeiro smartphone 3D

3D sem óculos no smartphone
A LG Electronics Brasil lança o primeiro smartphone 3D no mercado brasileiro. O smartphone é o único a oferecer experiência completa em três dimensões, pois é capaz de gravar, converter, exibir e compartilhar conteúdos em três dimensões. Graças a uma tecnologia especial de tela, o celular permite ao usuário efeitos em 3D sem o uso de óculos, o que torna a experiência em terceira dimensão mais agradável. O aparelho conta com câmera de lentes duplas, permitindo que os usuários capturem imagens 3D e as visualizem na tela de 4,3 polegadas.

Xbox 360 será produzido no Brasil

Console de R$799. Foto: Dominic Hallau/Flickr. A Microsoft Brasil anunciou nesta terça-feira, 27, que passará a fabricar seu console de videogame no país. Durante a manhã, a empresa steve no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em Brasília, para fazer o anúncio oficial com o ministério. O objetivo da empresa é popularizar seus produtos de entretenimento por aqui.

Dia Mundial do Turismo

O presidente da Embratur, Flávio Dino, escreveu um artigo sobre o Dia Mundial do Turismo, comemorado hoje, 27. Confira. É tempo de celebrar e construir!O Dia Mundial do Turismo que hoje comemoramos chega no momento em que se abre, na história brasileira, a maior janela de oportunidades para o nosso setor. Um inédito ciclo de eventos internacionais está em curso, e, com eles, bilhões de notícias serão emitidas sobre o Brasil. Nos próximos cinco anos, desenharemos uma imagem que ficará como um legado com décadas de duração, portanto com efeitos para a nossa e para gerações futuras. Não obstante cenário tão promissor, o turismo passou por episódios difíceis neste ano. A ação de órgãos de fiscalização e controle, voltada para a apuração de denúncias de irregularidades, fez com que algumas vozes questionassem a necessidade de haver políticas públicas para o setor, ou mesmo a parceria entre Estado e empreendedores para alavancar o turismo. Acreditamos que a melhor resposta a ser dada a tais questionamentos nasce do exemplo dos empresários e dos trabalhadores do turismo, que em todos os recantos do Brasil amam o que fazem, dedicam-se para prestarem bons serviços e impulsionam a geração de emprego e renda para milhões de famílias. Sozinhos, governos ou mercado, não darão conta de todas as tarefas colocadas. A presidenta Dilma Rousseff, em recente solenidade destinada à posse do ministro Gastão Vieira, deixou clara a importância que dá ao turismo, qualificando-o como essencial para o desenvolvimento. Temos a certeza de que, em breve, teremos mais conquistas, as quais ampliarão o apoio governamental ao trabalho dos que fazem o turismo brasileiro.Neste Dia Mundial do Turismo temos muito a celebrar, pelo que fizemos e pelo que faremos juntos. E muito a construir em favor da nossa Nação. Não podemos perder oportunidades que não se repetirão neste século. Parabéns aos profissionais do turismo, tanto do serviço público como da iniciativa privada, pelo transcurso de dia tão significativo, em uma quadra histórica tão especial, em que o mundo olha para o Brasil. Flávio Dino.

Quase 200 mil brasileiros têm tablets

Um levantamento realizado pela Ipson revelou que 196 mil pessoas possuíam tablets no Brasil já no primeiro semestre de 2011. A pesquisa foi feita com pessoas maiores de 13 anos em nove capitais: São Paulo, Rio, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Fortaleza e Curitiba. Desses 196 mil brasileiros, 79 mil são considereados “super users” de tecnologia e têm também notebook e smartphone. A maioria é composta por homens de 18 a 24 anos, membros da classe A. Cerca de 72% possui ensino superior.A cidade que lidera o ranking é São Paulo, com 66% de participação na posse do dispositivo. Rio ficou em segundo lugar, com 18%.E a maior influência para a compra é proveniente da TV (66%), revela pesquisa. Depois vem a internet com 41%.





Microsseguro terá proposta em outubro, diz Sincor RO/AC

A edição desta segunda-feira (26) do Diário Oficial da União publica a Portaria 4.206/11, da Superintendência de Seguros Privados (Susep), que constitui grupo de Trabalho com a finalidade de elaborar uma proposta de normativo que estabeleça regras especiais para o desenvolvimento de microsseguros no Brasil.A norma estabelece prazo de quinze dias para a conclusão dos trabalhos, o que significa que a proposta inicial poder estar pronta em outubro. Fontes: Sincor RO/AC e Ronseg, corretora de seguros.

Mercado financeiro

Dólar volta a cair e vai abaixo de R$ 1,80 Real segue otimismo que marca a terça-feira nos mercados globais e se valoriza ante à moeda americana.

Festival de Brasília

44º Festival de Brasília exibirá 624 filmes.Evento que acontece entre 26 de setembro e 3 de outubro recebeu número recorde de inscrições. Foram 110 longa-metragem (56 inéditos), 415 curtas e 99 filmes de animação.

segunda-feira, setembro 26, 2011

Ricardo Teixeira, presidente da CBF, na mira da PF

Foto: divulgação

Ricardo na PF

Polícia Federal vai investigar Ricardo Teixeira . Presidente da CBF teria lavado dinheiro ilegal e trazido ao Brasil sem declarar.

E o tablet da Amazon pode estrear nesta quarta (28)

A espera pode estar no fim. Na quarta-feira (28/9), a Amazon realizará, em Nova York (EUA), uma coletiva de imprensa em deverá revelar seu tão especulado tablet – cujo preço deverá ser centenas de dólares inferior ao do iPad. Embora o convite não diga do que se trata, a empresa raramente marca eventos que não para anunciar novidades sobre sua seção de hardware. A cidade escolhida para conferência – o centro econômico do mundo – faz crer que algo mais impactante que a terceira versão do Kindle – seu e-reader – será exibido. Leia mais: Tablet da Amazon será o primeiro a desafiar de verdade o iPad.No início deste mês, o TechCrunch publicou uma reportagem acerca de um suposta prévia do aparelho. Ele teria uma tela de 7 polegadas e uma versão bastante modificada do Android, enfatizando mais o conteúdo disponível nas lojas da Amazon – músicas, filmes, livros – do que os aplicativos nativos. Segundo o portal, o nome do dispositivo será “Amazon Kindle”, o que sugere que as versões à venda do e-reader poderão ser substituídas pelo modelo. Pelo preço de 250 dólares, ele poderia tanto competir com o Nook Color – da rede de livrarias Barnes & Noble – quando com o iPad, pois teria recursos que o aproximaria do produto da Apple. Nenhuma imagem do tablet da Amazon, porém, foi publicada até agora. A empresa terá muito a dizer no evento, portanto: desvendará se pretende continuar restrita aos e-readers ou se desafiará a empresa da maçã no mercado que ela domina, o de tablets.

Seduc se aproxima do Sintero no Profuncionário

A solenidade de formatura do Profuncionário, realizada na noite da sexta-feira (23), foi uma bela oportunidade para a aproximação entre o Governo do Estado e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia (Sintero). Presente no evento, o secretário de Estado da Educação, Júlio Olivar, fez questão de se colocar à disposição do Sintero para debater as propostas emanadas do sindicato e estabelecer parcerias que tenham foco na qualificação, formação e valorização dos servidores. A presidenta do Sintero, Claudir Mata, agradeceu ao secretário Júlio Olivar pela presença e reconheceu que “depois de oito anos de luta sem conseguir conversar com a administração anterior, esse Governo abriu as portas para as lideranças sindicais”. Segundo Claudir Mata, a ida do secretário na “casa” do Sintero mostra que há disposição para estreitar o diálogo entre as instituições. “Precisamos interagir, pois o sindicato não serve só para fazer reivindicações. Podemos contribuir, apresentando sugestões de políticas públicas para a Educação”, declarou. A ex-senadora Fátima Cleide, autora do projeto do Profuncionário, se emocionou ao receber uma verdadeira homenagem de Júlio Olivar, que a elogiou pela sua postura ética e compromisso com os trabalhadores durante a caminhada sindical e o período de mandato no Senado Federal. “Eu e o Júlio fomos bons companheiros de outras lutas”, disse Fátima Cleide, se referindo à campanha eleitoral de 2006, quando foi candidata a governadora tendo Olivar como seu vice na chapa.Na formatura, o secretário conversou bastante com a deputada estadual Epifânia Barboza, aumentando o leque de boa relação que vem mantendo com os parlamentares na Assembleia Legislativa. A grande surpresa da cerimônia de encerramento da turma-piloto do Profuncionário foi a atitude nobre do secretário-geral do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva. Ele pediu desculpas pelas críticas que havia feito contra o secretário de Educação. “O Manoel é pessoa do bem”, disse Júlio Olivar ao público que lotava o ambiente. “Juntos, ainda vamos avançar em muitas demandas da Educação, com o objetivo de oferecer ensino de qualidade aos estudantes e melhoria aos servidores”.

O Profuncionário
É um programa de formação profissional, realizado em parceria com o Governo Federal, os estados, os municípios, e o Sintero - no caso de Rondônia. É destinado aos funcionários da educação básica lotados em escolas públicas e que desenvolvem suas atividades fora da sala de aula. Os cursos técnicos do programa beneficiam servidores que já tenham concluído ou estejam concluindo o ensino médio. Em Rondônia, o Profuncionário foi implantado em 2007. O 789 alunos que se formaram no último dia 23, fizeram parte da primeira turma, composta por servidores de Porto Velho e respectivos distritos.

domingo, setembro 25, 2011

Mulheres fazem marcha das vadias na Bélgica

Foto: divulgação

Presente da criança

Se você vai comprar presente para o Dia da Criança, pense muito bem antes de optar por lojas online. Afinal, os Correios fazem grande parte das entregas. Como a greve está se estendendo, é grande o risco de frustrar o presenteado com a entrega atrasada. Aliás, essa greve já deveria entrar no calendário anual, pois ocorre todo ano na mesma época. Foi se o tempo em que os correios eram sinônimo de serviço de qualidade.

Cervejinha. Lata e copo


A Brahma decidiu acabar com essa dúvida.Lançou uma latinha de alumínio que vira copo. Ao abrir a cerveja, o consumidor retira toda a tampa da lata e toma a bebida como se ela estivesse em um copo. Claro. A experiência não é a mesma do que em um copo de vidro de boteco. O diâmetro e o desenho da borda continuam os mesmos. Talvez pouco confortáveis. Mas é uma inovação pertinente e que agradou boa parte dos 2,5 mil consumidores com os quais a Ambev conversou nos últimos meses. Por enquanto, a lata-copo pode ser encontrada somente nos supermercados da cidade de São Paulo. Vai pesar um pouco mais no bolso do consumidor. Custa cerca de R$ 0,10 a mais que a lata comum. Agora é ver se a inovação emplaca mesmo. A Ambev decidiu começar testando somente na latinha de 350ml. Para quem prefere a dose de 275ml, que gela mais rápido, vai ter de esperar um pouquinho. Se o sucesso for absoluto, linhas de refrigerante podem aderir à moda.

Toffoli: trabalho se confunde com agenda social


A julgar pela edição da "Veja" que está nas bancas, o ministro José Antônio Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, é novamente instado a explicar como se deslocou para ir a um casamento. Em julho, foi noticiado que Toffoli faltou a um julgamento para ir ao casamento do advogado Roberto Podval na ilha de Capri, na Itália, sem deixar suficientemente esclarecido como foi autorizado o seu afastamento da Corte e quem pagou as despesas. Houve quem considerasse leviana a cobrança das explicações feita pela imprensa, ou fruto da estiagem de notícias no recesso do Judiciário. Agora, ao tratar do casamento de um dos filhos do ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence em Araxá (MG) no último dia 17, um sábado, a "Veja" informa:"Os convidados mais famosos chegaram a bordo de aviões particulares, inclusive o ministro Dias Toffoli. Em nota, ele explicou que o avião lhe fora cedido pela Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro, onde dá aulas. Naquele dia, por coincidência, o ministro, que estava junto de sua companheira, informou que tinha um compromisso de trabalho no câmpus que a instituição mantém em Araxá.

Samsung diz que patentes da Apple são "simples ideias"

Na última audiência na Coreia do Sul sobre o processo da Apple contra a Samsung por suposta violação do projeto do iPhone e do iPad, os advogados da multinacional sul-coreana sustentaram que algumas tecnologias em questão não são de uso exclusivo da empresa de Steve Jobs.


AFP
Galaxy, o tablet da Samsung: ideias sim, patentes ou inovações, não.A Samsung acredita que algumas das acusações da Apple quanto a supostas violações de patentes se referem a "simples ideias", e não "inovações", informou neste sábado (24/09) o diário sul-coreano "JoongAng".Na última audiência na Coreia do Sul sobre o processo da Apple contra a Samsung por suposta violação do projeto do iPhone e do iPad, os advogados da multinacional sul-coreana sustentaram que algumas tecnologias em questão não são de uso exclusivo da empresa de Steve Jobs, já que não foram inventadas por ela.Segundo o diário sul-coreano, que teve acesso ao conteúdo das audiências, a Samsung argumenta que "essas tecnologias não são uma inovação, mas uma simples ideia. Alegar que uma vaga ideia é uma patente vai contra a essência da própria lei de patentes".A Apple respondeu que "esse argumento é equivalente a negar todas as inovações tecnológicas de software relacionadas às telas 'touchscreen'", presente em smartphones e tablets.No tribunal de Seul encarregado do processo, Apple e Samsung trocaram acusações de plágio de várias tecnologias presentes nestes dispositivos eletrônicos.Os dois gigantes da eletrônica de consumo e telefonia celular estão desde abril envolvidos em uma troca de acusações de violações de patentes em vários países, em meio à concorrência cada vez mais acirrada entre o iPhone e o iPad, da Apple, e o Galaxy, da Samsung. EFE.

Plano de cultura

O ministério da Cultura lançou o Plano Nacional de Cultura que prevê o desenvolvimento de projetos da pasta para os próximos dez anos. Uma das metas é que, assim como no Chile e na Argentina, cada brasileiro deverá estar lendo cinco livros por ano. Quer ainda a criação de 15 mil pontos de cultura.

Economia

Ministério do Turismo

Troca ONGs por Senac nos planos para a Copa.

Enquanto isso... no Ministério do Trabalho

Sob Carlos Lupi, pasta vira "balcão" partidário-sindical.

sábado, setembro 24, 2011

Tecnologia e menos papel

A empresa de dermocosméticos PuraInova, que quer estar entre as cinco maiores do setor até 2015, adotou uma postura mais sustentável. Sua área comercial está usando os tablets Xoom, da Motorola. Com isso, deve economizar um milhão de folhas de papel em seis meses de uso dos tablets. 

Redes sociais

O Grupo Multi, controlador das redes de ensino Wizard, Yázigi, Skill, está lançando uma rede social com foco em pessoas interessadas na língua inglesa. Os mais de 1,2 milhão de alunos das três mil escolas do grupo, no Brasil e na China, terão acesso gratuito ao portal www.wespeak.com.

Melhor nos EUA

Uma pena que a Apple do Brasil não siga os mesmos passos da matriz, nos Estados Unidos. Na terra de Obama, quem compra um iPhone novo, por exemplo, pode vendê-lo para a própria Apple, que conta com um novo programa de reciclagem e descarte de aparelhos. O valor é simbólico, mas é melhor do que nada. Além de ser um incentivo à sustentabilidade.

Dilma fará agenda no Estado

A presidenta Dilma Rousseff acompanhará o ministro da Pesca na entrega de máquinas para piscicultores em Cacoal, em Rondônia, onde vai inaugurar o hospital regional da cidade, no dia 8 de outubro.

Direito do Trabalho


XV Congresso Brasileiro de Direito do Trabalho Rural
Realização: TRT 15ª Região Data: 6 e 7 de Outubro.  Local: Espaço Toledo em Presidente Prudente/SP


Justiça do Trabalho

Os trabalhadores domésticos que têm carteira assinada também são beneficiados pelo aumento do aviso prévio, aprovado nesta semana pela Câmara dos Deputados.

Processo eletrônico

Adesão da advocacia ao certificação digital é baixa.

Dia do Corretor de Seguros

Um jantar em um local ainda não definido em Porto Velho (RO). Esse é o cenário que a diretoria do Sincor RO AC está montando para a grande festa em comemoração ao Dia do Corretor de Seguros (12 de outubro). A festa é exclusiva para os corretores associados, que estejam em dia com as mensalidades associativas e acompanhantes. O corretor deverá comparecer pessoalmente ao Sindicato, já a partir desta segunda-feira, para confirmar sua presença.O associado nada pagará, mas, a participação da esposa ou marido, custará em torno de R$ 50,00. Além de coquetel, será servido um jantar para os presentes. No local, haverá serviço de estacionamento. Será indispensável a apresentação da Carteira de Identidade.

Nas principais capitais do país: Marina sem palanque em 2012


Samsung pede proibição na Justiça de venda e recolhimento de iPhone e iPad 3G

Samsung pede proibição de venda e recolhimento de iPhone e iPad 3GProcesso aberto na Holanda acusa a Apple de infringir quatro patentes da empresa sul-coreana relacionadas à tecnologia 3G; empresa tem ações semelhantes em países como EUA e Inglaterra.

Apple deve anunciar o iPhone 5 no dia 4 de outubro

O iPhone 5 deve ser anunciado em um evento especial da Apple marcado para o dia 4/10. O aparelho só estará disponível algumas semanas depois do evento. O evento deve marcar o primeiro grande anúncio da Apple após a renúncia de Steve Jobs do cargo de CEO, e deve ser “estrelado” por Tim Cook, executivo que comanda a companhia desde a licença médica de Jobs. A quinta geração do smarpthone da Apple terá 1 GB de memória RAM (o dobro do atual), processador A5 (o mesmo do iPad 2) ou mesmo uma nova versão A6. Na lista de recursos previstos também estão tela Retina com 3,7 polegadas, bateria com maior duração, câmera com resolução de 8 megapixels, e tecnologia NFC (Near Field Communication), que permite realizar pagamentos apenas aproximando o celular de leitores.A Apple também vai apresentar um modelo mais barato, voltado para mercados emergentes, chamada de iPhone 4S, que deve substituir o modelo 3GS.Enquanto o aparelho não chega, confira nossa galeria com 15 ideias de design para o iPhone 5 e para o iPad 3.

Dia das crianças deve render 9 por cento mais. Eletrônicos e celulares ganham espaço





Os brinquedos ainda são os preferidos entre a garotada.  Crédito: divulgação. A segunda data mais importante no semestre, o dia das crianças representa diversão e presentes para a garotada, e para o comércio um crescimento de 9% nas vendas em shoppings em relação a 2010, segundo a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), após conclusão de pesquisa envolvendo membros de seu conselho varejista, além de mais de 40 marcas que atuam em diferentes pontos do País. Ações promocionais, institucionais e atividades voltadas para o público infantil prometem aquecer a data. Apesar o ano anterior ter obtido um crescimento maior (14%) nas vendas em relação a 2009, para a Alshop a queda não é negativa, tendo em vista que a base econômica de cálculo de 2010 foi extremamente forte. Os brinquedos ainda são o topo da lista dentre os produtos que esperam alavancar as vendas, junto com os eletrônicos e celulares. Para promover a data, muitos shoppings já iniciaram suas ações promocionais e institucionais. Além disso, alguns terão atividades voltadas para as crianças durante todo o mês de outubro.

sexta-feira, setembro 23, 2011

Olivar visita escolas de qualidade em Rondônia

O secretário Júlio Olivar, da Educação (Seduc), visitou nesta quinta-feira (22) três escolas estaduais de Porto Velho que são referência de educação de qualidade em Rondônia. As escolas Santa Marcelina, Marcello Cândia Subsede I e Santa Marcelina Marcello Cândia.Na ocasião, o secretário anunciou o repasse de R$ 129,5 mil para cada escola, provenientes do Programa de Apoio Financeiro (Proafi). Os recursos serão utilizados em serviços de pequenos reparos e adaptações das escolas.In loco, Júlio Olivar conheceu a infraestrutura das escolas e a política educacional adotada pelos gestores, incluindo as parcerias com a comunidade na qual as instituições de ensino estão inseridas.O secretário gostou do que viu. O ambiente das escolas é muito bem organizado, com salas limpas e climatizadas. E no desenvolvimento das atividades pedagógicas, alunos e professores contam com laboratórios de ciências, matemática e informática; auditório; bibliotecas; quadras poliesportivas; salas de leitura confortáveis; horta; mesas alfabetizadoras, entre outros recursos didáticos e estruturais.Em todas elas, o secretário de Educação foi recebido com muita simpatia. A diretora Irmã Maura Lúcia, da Escola Santa Marcelina Marcello Cândia, mostrou as salas de aulas e contou um pouco dos 28 anos de história da instituição construída com a ajuda da Associação Marcello Cândia - que leva o nome do industrial que vendeu sua indústria química, doou todos os seus bens e a sua própria vida aos pobres da Amazônia. A escola fica na zona rural, a 17 quilômetros do centro, e atende 1.277 alunos, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.A Irmã Carmem Bassegio, diretora da Marcello Cândia Subsede I desde 1998, sabe bem a importância da instituição que dirige junto aos moradores do bairro Marcos Freire, periferia da Capital, onde a escola está localizada. “Somos responsáveis pela transformação social dessas crianças e adolescentes que estudam aqui”, disse. A escola oferece ensino fundamental e médio para 1.537 alunos e desenvolve exemplar trabalho pedagógico. Tem até piscina e pista de atletismo. Não é à toa que está entre as escolas com os melhores índices da educação rondoniense. No Exame Nacional do Ensino Médio de 2010 obteve a melhor média do Estado entre as escolas públicas - 582,15.Na Escola Santa Marcelina, do bairro Embratel, o secretário foi recepcionado na quadra poliesportiva por cerca de 500 estudantes do período vespertino - no total, são 1.966 alunos da creche, pré-escola e séries iniciais do ensino fundamental em todos os turnos de aula -, assistiu a uma belíssima apresentação musical com o coral de alunos do 5º ano e recebeu homenagem pelo empenho dispensado em favor da escola. Depois, foi conduzido pela diretora Irmã Lurdes Pilatti para conhecer os prédios da instituição, composta por 37 salas de aula. De acordo com o secretário, a qualidade educacional alcançada pelas três instituições advém do compromisso dos técnicos e educadores com os resultados. “São escolas que mudam a realidade da população local”, concluiu Olivar.

Em Porto Velho (RO): secretário de estado da Educação visitou escolas Marcelina e anunciou recursos

Secretário Júlio Olivar, da Seduc. Foto : divulgação

Tablets mais caros

A Positivo, que lançou seu tablet na terça na última terça-feira, afirmou que não sabe ainda qual será o preço do produto de 10 polegadas, que chegará às lojas em outubro. A empresa já havia definido um preço há algumas semanas. Mas, depois que o dólar começou a subir, a Positivo afirmou que precisará redefinir o valor.

Economia e negócios

Rádio-escola

Técnicos educacionais da Rádio Falante da Escola Estadual Orlando Freire de Porto Velho (RO), apresentaram o projeto da rádio para o secretário Júlio Olivar, da Educação (Seduc), nesta quarta-feira (21).O objetivo dos coordenadores do projeto é estender a experiência bem sucedida para outras escolas da rede estadual de ensino. O secretário garantiu que vai apoiar o projeto de expansão que já tramita na Seduc.

OAB - Exame de Ordem

Aprovação no Exame de Ordem sobe de 9,74% para 14,83%. Dados obtidos pelo blog mostram que 18 mil dos 121 mil inscritos no último exame obtiveram sucesso. A Unir aprovou 48,28 por cento.

quinta-feira, setembro 22, 2011

Carreira Jurídica



A presidente da ABMCJ - Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica - no estado de Rondônia, advogada Beth Leite, participou, hoje, de uma mesa redonda na Conferência Internacional das Mulheres de Carreira Jurídica, no auditório do Tribunal Superior do Trabalho (TST)., em Brasília (DF). Participaram  outras advogadas, promotoras e magistradas de todo o mundo. O evento teve como temas "Os Direitos Humanos das Mulheres" e "A Fome de Justiça". Na ocasião, a mesa também discutiu sobre a Lei Marinha da Penha, violência doméstica familiar contra a mulher e a emancipação feminina. 

Greve nacional

Bancários aprovam greve nacional para a próxima terça-feira (27).

Press Reader

$ 29.00 mensais. iPad, iPhone, BlackBerry, eReaders, PCs e Macs. Já imaginou ter acesso diário a 1.900 jornais de 95 países na tela do seu smartphone ou tablet? Isto já é possível mediante o pagamento de US$ 29 mensais. O Press Reader é o maior banco de dados de notícias jornalísticas disponível na internet. Possui ferramentas de buscas que permite a pesquisa por palavra chave e leitura das matérias por áudio. Imperdível para quem quer se manter atualizado.

Meios de executar: TST cria em novembro semana nacional de execução

O TST institui a Semana Nacional da Execução Trabalhista no âmbito da Justiça do Trabalho. A exemplo da Semana Nacional da Conciliação, que ocorre anualmente, a proposta é fomentar medidas conjuntas e coordenadas destinadas a imprimir maior efetividade à execução trabalhista — momento do processo em que o devedor é cobrado a quitar os débitos reconhecidos judicialmente.A Semana Nacional da Execução Trabalhista será feita anualmente nos órgãos da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus (Varas e Tribunais Regionais do Trabalho) na primeira semana completa do mês de junho. Em 2011, excepcionalmente, ela ocorrerá no período de 28 de novembro a 2 de dezembro, simultaneamente à Semana Nacional de Conciliação.

Tempo de primavera

Dólar sobe a R$ 1,90; alta em cinco dias passa de 11%.

Tablets

Jornais franceses se unem contra a Apple por cobrança em tablets.

Web brasileira é mais lenta que a da Etiópia


Foto: divulgação. Sétima maior economia do mundo, quarto maior em extensão territorial e 163º no ranking que mede a velocidade da internet. Estudo publicado pela Pando Networks coloca o Brasil atrás de países como Níger, Haiti, Etiópia e Angola quando o assunto é a rapidez da banda larga. A segunda conexão média mais lenta de todo o mundo foi constatada numa cidade brasileira. Itapema, em Santa Catarina, tem velocidade de 61 Kbps e só não ficou em último porque a cidade de Algiers, na Argélia, oferece o acesso a 56Kbps. De acordo om o estudo, a média mundial de acesso é 508 KBps.

Face reformula perfil


  • Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, durante 
evento F8 em que anunciou o recurso Timeline Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, durante evento F8 em que anunciou o recurso "Timeline"
O Facebook anunciou nesta quinta-feira (22), durante o F8 (evento anual realizado nos Estados Unidos para desenvolvedores), a reformulação do site de relacionamentos. Com as alterações, segundo Mark Zuckerberg, fundador da rede social, o Facebook quer organizar as informações do usuário de modo que o perfil na rede “conte” a história de sua vida. O recurso estará disponível a partir desta quinta para alguns perfis e estará liberado para todos, em algumas semanas.

Protesto contra novo código florestal

Foto: divulgação

Mariana no encontro do PSDB

Diretora de articulação parlamentar do PSDB jovem nacional, a vereadora de Porto Velho, Mariana Carvalho que preside a ala jovem da legenda em Rondônia representou o Estado no encontro que as lideranças jovens da sigla partidária realizaram terça – feira, 20, com o presidente de honra do partido, FHC.

Gestão democrática na rede pública

Ainda em 2011 haverá eleição para diretores de unidades de ensino em Rondônia. Foto : divulgação

iOS 5 : no Natal em Porto Velho (RO)


O lançamento de Thiago Luiz Attiê e José de Lima inclui mais de 200 novos recursos para iPhone, iPad e iPod touch. Quem viver, verá!


    Terceirizados

    O TST deve isentar estado de pagar verbas trabalhistas.

    iPhone pode ser anunciado em outubro





     
    O anúncio do iPhone 5 pode estar perto. O próximo evento da Apple acontecerá no dia 4 de outubro e a companhia deve finalmente anunciar a nova versão do aparelho. Esta será a primeira vez que Tim Cook, executivo-chefe da empresa e substituto de Steve Jobs, comanda a apresentação.Foto: divulgação.


    quarta-feira, setembro 21, 2011

    Enquanto isso, nos EUA...

    Twitter abre espaço para propaganda política paga.

    Charge


    Tablets com android feitos no Brasil


    Em outubro, a Positivo começará a dividir as prateleiras do varejo com o iPad 2, da Apple, e os tablets Motorola Xoom e Samsung Galaxy Tab 10.1. A empresa anunciou dois tablets, um de 7 polegadas e outro de 10 polegadas. O primeiro custará R$ 999 e chegará às lojas no mês que vem. O segundo tablet, de 10 polegadas, ainda não tem data de lançamento e preço definidos.
    corrigir
    Positivo lança dois tablets com Android feitos no Brasil Empresa criará também uma loja de aplicativos para vender programas, músicas e livros

    * campos obrigatórios

    Foto: iG São Paulo 

    Apple


    Charge


    Sincor RO/AC confirma o aumento: com pouco dinheiro é possível fazer o seguro

    A secretária Maria da Silva recebe pouco mais de um salário mínimo por mês e acredita que é sua obrigação não deixar os pais desamparados, caso algo de grave venha a acontecer. Ela paga menos de R$ 16 por mês por um seguro de vida desde 2008. Aos 33 anos, casada e sem filhos, acha que é justo "recompensar" pai e mãe e garantir um pouco de conforto com R$ 25 mil, valor da indenização. "A gente nunca sabe o que pode acontecer. Conversei com um corretor e resolvi fazer o seguro. Acredito que foi uma decisão acertada", reforça a secretária. Fonte: Sincor RO/AC.

    No, no and no!

    Câmara dos Deputados rejeita cobrança de novo imposto da saúde.

    Charge


    terça-feira, setembro 20, 2011

    Terra cobrirá o Pan

    O projeto de internet broadcaster do portal para Guadalajara inclui novidades, como o recurso “picture in picture”.

    Paulo Castro e o ex-goleiro Zetti, serão comentaristas do  Terra que apresentou nesta quarta-feira, 20, os detalhes de sua cobertura do Pan-Americano de Guadalajara, que acontece no México a partir de 14 de outubro e ao longo de 19 dias. Com a experiência de quem já transmistiu 632 eventos diferentes em 2008, nas Olimpíadas de Pequim, o portal preparou para o evento 13 canais de vídeos diferentes, para dar conta das competições simultâneas.Foto: divulgação.

    O primeiro tablet nacional é da POSITIVO





    Tablet a R$ 999
    O Brasil pode finalmente se gabar por ter um tablet 100% nacional. A Positivo oficializou nesta terça-feira, 20, o Ypy (primeiro em tupi-guarani), desenvolvido a partir de pesquisas com o público brasileiro. Foram ouvidas opiniões sobre como deveriam ser o hardware, design e o sistema operacional em português. A partir da segunda quinzena de outubro, o tablet pode ser encontrado nas versões com 7 e 10 polegadas e com Wi-Fi e Wi-Fi+3G. A mais barata delas sai por R$ 999 e a Positivo estuda parcerias com operadoras de telefonia. De acordo com a Positivo, o tablet vem para "mudar o conceito de consumo de conteúdo digital", já que a empresa lança simultaneamente o ecossistema Mundo Positivo. São revistas e jornais nacionais, livros, filmes, jogos e aplicativos, como ferramentas de trabalho e redes sociais. O Ypy sai de fábrica com mais de 50 aplicativos pré-instalados.“Estudamos o comportamento do consumidor durante 20 meses para chegar a um produto 100% voltado ao brasileiro. Até o nome Positivo Ypy, que quer dizer primeiro em tupi-guarani, foi inspirado na língua dos primeiros habitantes do nosso país. Junto com o ecossistema Mundo Positivo, ele vai contar com o melhor conteúdo nacional à disposição do consumidor”, destaca Hélio Bruck, presidente da Positivo Informática.A linha apresenta o Positivo Ypy 7 e o Positivo Ypy 10, em versões Wi-Fi e Wi-Fi+3G. O principal diferencial de hardware do Positivo Ypy é sua tela capacitiva multitoque de alta resolução e formato 4:3, ideal para o consumo de conteúdos digitais, especialmente livros, revistas e jornais, além de páginas da web. O teclado virtual também é totalmente em português, com teclas “ponto br” e cedilha. O produto conta ainda com sensor de movimentos (acelerômetro), que pode ser usado em jogos, e saída HDMI para que seja ligado à TV de LCD, além de suporte para uso de sites com Adobe Flash. O aparelho tem 7 polegadas, 420g e 11,8mm de espessura. O sistema operacional é o Android 2.3.4, a versão mais adequada para telas de 7 polegadas. A bateria é de longa duração, com autonomia de até nove horas em uso constante. O Positivo Ypy 10, com tela de 9,7 polegadas, também é fino e leve. Com 700g e a mesma espessura do Ypy 7, ele vem com sistema operacional Android 3.2, o Honeycomb, e formato de tela 4:3, câmera frontal e traseira e GPS com bússola digital. A bateria tem autonomia de até oito horas em uso. Dezenas de conteúdos do Mundo Positivo já vêm pré-embarcados no Ypy, incluindo músicas e vídeos de artistas brasileiros. No tablet da Positivo Informática, o usuário também acessa toda a oferta de conteúdo e serviços Google: Android Market, Maps, YouTube, Gtalk e Orkut. Pelo Android Market, é possível baixar mais de 200 mil aplicativos das mais diversas categorias.