A Susep atendeu a 17.130 consumidores exclusivamente de seguros ao fechar o 1º semestre do ano, apenas 3,1% a mais do que em igual período de 2008. O seguro Dpvat ainda permanece suscitando a maior demanda de atendimentos: 9.466 ou 55,3% do total. O número de reclamações subiu 5,7% de 2008 para 2009. Na primeira metade do ano passado, o Dpvat respondeu por 53,9% do total de atendimentos. Outra pressão de queixas foi verificada no seguro de automóvel, embora o número tenha caído 5,3%: de 2.322 ocorrências, nos 6 primeiros meses de 2008, para 2.199 em junho último. No mesmo espaço de tempo, outros 2.042 segurados também reclamaram junto aos técnicos da autarquia do seguro de vida. Foram 19,9% a menos do que em igual período do ano passado. No geral, consultas e queixas à Susep chegaram a 30.052 no 1º semestre do ano, na soma dos seguros às outras atividades do mercado segurador. O aumento foi de 2% frente à primeira metade de 2008. A insatisfação com os títulos de capitalização diminuiu 38,9%, com 228 atendimentos, e nos planos de previdência privada, com 781 ocorrências, o recuo foi de 29,9%. As corretoras deseguros também foram menos pressionadas pelos consumidores no 1º semestre, com 822 notificações: queda de 17,3%.Sobre as reclamações no 1º semestre, o telefone foi utilizado por 21.619 consumidores: 71,9% do total. Em 2008, eles eram 68%. A internet, por sua vez, foi o meio de comunicação preferido de 4.754 pessoas, 15,8%, contra 17,5% na primeira metade do ano passado. Fontes: Sincor RO/AC e Susep.
Nenhum comentário:
Postar um comentário