A pesquisa "Satisfação com Planos de Saúde, A Voz do Consumidor", realizada por uma empresa de consultoria em Recursos Humanos, indica que a grande maioria dos trabalhadores reconhece a importância do benefício de assistência médica, mas há também grande preocupação com a manutenção dessa assistência na aposentadoria. Quase 50% dos trabalhadores encontram-se, já nos dias de hoje, preocupados ou muito preocupados com tal encargo e 68% acreditam que não terão condições de arcar com o mesmo na aposentadoria, inclusive aqueles que ocupam cargos mais elevados com maior poder financeiro. Tendo em vista que as mensalidades sofrem um aumento médio anual de 4% acima da inflação, para a empresa é preciso estimular a constituição de reservas financeiras como forma de minimizar o problema no futuro. O trabalho envolveu 2.733 empregados de diversos cargos, de estagiários a gerentes e diretores, de um total de 58 empresas multinacionais e nacionais, dos estados de São Paulo (59%), Rio e Minas Gerais (ambos 17%) e outros (7%). A maioria dos participantes é da faixa etária de 26 a 45 anos, sexo masculino, casado e possui nível superior. Outro dado é que 94% dos entrevistados utilizaram o plano de saúde nos últimos 12 meses. Desses, 64% usaram apenas a rede credenciada da operadora e 26% o sistema de reembolso. Em 89% dos casos, há contribuição para o custeio do benefício, seja ela fixa mensal (46%), fixa mensal e co-participação nos eventos (27%) ou apenas co-participação nos eventos (26%). O destaque do estudo ficou por conta da preocupação com os custos dos programas de assistência médica antes e durante a aposentadoria. Constatou-se, ainda, que o processo de comunicação também exige aperfeiçoamento e continuidade, já que um número considerável de beneficiários ignora as coberturas do seu plano, mas ao mesmo tempo, busca informações na imprensa em geral sobre novos tratamentos médicos. Nesse sentido, os participantes também entendem e incentivam a importância de programas que visam a melhorar a qualidade de vida e prevenir doenças. Por isso, é recomendável que as empresas trabalhem o conceito do ¿consumirismo, ou seja, forneçam mais informações sobre o benefício saúde aos empregados de modo que eles passem a ser mais criteriosos e contestadores quando da escolha do mesmo, se preocupem em obter detalhes do tratamento proposto. Fonte: Seguros.com.br/Ronseg, corretora de seguros (69) 3222-0742.
Nenhum comentário:
Postar um comentário