quarta-feira, agosto 22, 2007

Rondônia no Pronasci

Em comunicação ao blog, a senadora Fátima Cleide (PT-RO) saudou o lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que tem previsão de investimento de R$ 6,7 bilhões, até 2012, em ações de combate à violência no Brasil. A parlamentar ressaltou que R$ 483 milhões terão de ser aplicados ainda em 2007. A senadora afirmou que o programa foi concebido como um pacto para cidadania, com a realização simultânea de 94 ações nas 11 regiões metropolitanas com maiores índices de violência urbana: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Maceió, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.Fátima Cleide manifestou o desejo de que a capital de seu estado, Porto Velho, seja incluída entre os programas que podem ser desenvolvidos localmente. Segundo ela, a cidade está entre as cinco cidades que registram os maiores índices per capita de violência em dez tipos de crime. A representante rondoniense informou que o Pronasci reúne as ações de estados, municípios e diversos ministérios, sob a coordenação do da Justiça. Citou também as ações de valorização de policiais militares, civis, bombeiros e agentes penitenciários, como a abertura de créditos especiais para financiamento de moradia e o incentivo ao estudo.- O presidente Lula deixou claro que o Pronasci tem como alvo o enfrentamento do banditismo e o estreitamento dos laços de cidadania [do governo] com a população nos lugares mais vulneráveis e esquecidos do poder público - afirmou.O programa prevê ainda a criação de laboratórios contra lavagem de dinheiro, um programa especial de controle de fronteiras, o retorno da campanha desarmamento e a elaboração de um anteprojeto de lei tipificando crime organizado. Disse também que serão abertas, até 2011, 33 mil novas vagas para homens e 4,3 mil novas vagas para mulheres em instituições penitenciárias.- Das 420 mil pessoas presas hoje no Brasil, 65% têm entre 15 e 24 anos, com 70% de reincidência - afirmou a senadora, justificando o direcionamento da campanha para os jovens.

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