domingo, maio 22, 2011

Entrevista com Julio Serson



O hoteleiro Julio Serson preside o grupo Serson/hotéis Vila Rica e é o vice-presidente do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil. A associação reúne as 25 maiores redes hoteleiras nacionais e internacionais no País. Na entrevista, Serson destaca a falta de mão de obra qualificada e as ações da associação para suprir as necessidades.
 
47.jpg
 
 
A hotelaria brasileira estará pronta para acomodar turistas na Copa do Mundo de 2014 e na Olimpíada de 2016?Vamos expandir e garantir novos hotéis no Brasil, melhorando a infraestrutura com qualidade. A hotelaria deve ser planejada para suprir demandas por, no mínimo, 20 anos.
Se teremos hotéis prontos, o que o preocupa?
Apostamos no turismo de negócios, que é promissor. Por isso, o apagão de mão de obra especializada é o nosso ponto sensível. Perdemos muita gente para os hospitais e companhias aéreas. Faltam profissionais qualificados na hotelaria.
Qual é a proposta dos operadores hoteleiros para profissionalizar o setor?
Mobilizar o turismo e outras áreas. É preciso reter, atrair e treinar. Mais do que isso, empregar pessoas da indústria e do comércio, mostrando que a atividade hoteleira é rentável. Há vagas para elas e para o jovem no primeiro emprego. 
Como esse processo ocorrerá, onde os profissionais serão treinados?
Temos programas de ensino à distância. O Senac é um parceiro forte. Apoio é fundamental e a área tem oportunidades. Um bom gerente de hotel pode trabalhar em qualquer lugar do mundo.
 
  .

Nenhum comentário: