domingo, maio 22, 2011

RN: secretário de Esportes quer eventos no interior



Interiorizar e legalizar o esporte amador do Rio Grande do Norte a partir do fortalecimento das Federações de cada modalidade. Com esse discurso, o secretário de esportes e lazer do Estado, Joacy Bastos reuniu 33 federações, num restaurante em Natal.
Joacy Bastos no encontro realizado num restaurante em Natal.

O comparecimento foi de quase 100% dos convidados, uma vez que 37 federações esportivas foram contatadas, segundo a Seel. Joacy Bastos pediu para que cada entidade destine cerca de 30% dos seus eventos, programados para 2010, ao interior potiguar. «Este é um momento ímpar para o esporte do Estado. Por isso temos que aproveitar para que todos sejam beneficiados e interiorizar o esporte é levar a todos do Estado essa oportunidade», comentou o secretário.Exemplos como o da Federação de Futsal, a de Ginástica, Atletismo e outras entidades, cujas competições possuem datas reservadas para o Interior foram citados pelos próprios presidentes de federações.
Além do processo de interiorização, a legalização e organização das entidades também foram tratadas no encontro. A Seel [Secretaria de Esportes e Lazer do Estado] solicitou que todos encaminhassem, até o próximo dia 26, todos os documentos das federações, com estatutos, calendário e orçamento para cumprir essa agenda. «Nosso objetivo é realizar um orçamento que tenha sido definido pelas próprias federações, com base no que vocês nos encaminharem», explicou Joacy.
Teoricamente sendo as principais representantes dos esportistas do estado, muitas federações ainda estão em situação irregular. De acordo com Joacy Bastos, o primeiro passo para o fortalecimento das modalidades esportivas no Rio Grande do Norte é a organização das federações. No entanto, vários parâmetros têm que ser adequados. «Queremos que todas as federações estejam regularizadas, com o estatuto publicado para quem quiser ver, assim como os mandatos dos dirigentes e os tribunais de Justiça Desportiva», explicou Joacy Bastos.
O secretário ainda aproveitou o evento para anunciar a realização do Fórum do Esporte, que acontecerá em Natal mensalmente, sendo o primeiro no próximo dia 29 com a presença de representantes do Ministério dos Esportes. A otimização do Caic e a formulação de uma Lei para que sejam realizados os Jogos Abertos, as Olimpíadas Escolares, os Jogos Paradesportivos e os Jogos dos Idosos também foram anunciados.

Nenhum comentário: