15 de março: dia do consumidor
Quem nunca viveu uma situação de desrespeito nas relações de consumo? Mesmo os que trabalham diariamente nesta área, têm de lutar com unhas e dentes para fazer valer o que está no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Às vezes, me perguntam se a impunidade das grandes empresas, que conseguem empurrar o pagamento de multas por muitos anos, e que nem ligam se estão no topo das reclamações dos consumidores, não me desanima. Não, não há tempo para isto. O Código de Defesa do Consumidor tem 20 anos, e ainda estamos aprendendo a exigir nossos direitos. O panorama só melhorará se não desistirmos de reclamar e de cobrar o que está no CDC, mesmo quando parecer que nada muda. As mudanças são lentas. Temos de nos lembrar que a democracia brasileira nem completou 30 anos. Evoluímos, há muitas conquistas, e novos desafios pela frente, como o comércio pela internet, a onipotência das instituições financeiras, as fraudes reais e virtuais. Neste Dia do Consumidor, não devemos ser otimistas demais - para não achar que tudo já foi resolvido -, nem tão pessimistas que nos imobilizemos. A história ensina que direitos jamais são presentes, e sim conquistas. Os direitos do consumidor ainda prevalecerão no Brasil, se não ficarmos de lado, somente olhando a banda passar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário