Em cerimônia realizada na sede do Conselho Estadual de Educação (CEE), na manhã de sexta-feira, 30, em Porto Velho (RO), o secretário da Educação, Júlio Olivar, empossou a professora Francisca Batista da Silva para mais seis anos de mandato no cargo de conselheira do CEE.Nomeada pelo governador Confúcio Moura como representante do Poder Executivo Estadual, a conselheira vem sendo reconduzida para a função desde 1994, quando iniciou suas atividades no órgão. Em 13 anos de atuação no conselho, a professora está no seu quinto mandato de presidenta da instituição, cuja posse para o biênio 2012/2013 deu-se no último dia 1º de março.No seu discurso, o secretário Júlio Olivar disse que a conselheira Francisca da Silva conquistou o respeito e a confiança de seus pares no conselho, sobretudo, à custa do trabalho sério, responsável e compromissado que desenvolve. “O seu empenho nas causas da Educação orgulha Rondônia”, declarou.“Sei que a senhora defende os projetos educacionais inovadores que estão sendo implementados pelo governador Confúcio Moura, inclusive nos debates em instâncias como o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, do qual também é a presidenta.”Ainda segundo o secretário, a Seduc mantém a mais sincera relação de respeito com os membros do Conselho Estadual de Educação. “Acredito que os ideais deste colegiado convergem com a nova política pública que o governo da cooperação está instituindo no estado”.
sexta-feira, março 30, 2012
Deputado condena energia cara e de qualidade zero
O deputado federal, Marcos Rogério (PDT/RO), membro da Comissão de Minas e Energia, defende que "o país precisa de energia limpa e renovável, com preços que estimulem investimentos nos setores da indústria e comércio. O parlamentar criticou a qualidade da energia oferecida aos municípios de Rondônia, que, segundo ele, além de cara, não atende o padrão de estabilidade e qualidade necessárias. “Nossa energia é cara e de baixa qualidade”, destacou.
Olivar diz que Confúcio quer prática do xadrez no processo de ensino-aprendizagem
A Unidade de Representação de Ensino do município de Ariquemes (RO) divulgou hoje (30) que no período de 02 a 03 de abril próximo, respectivamente, em Ariquemes, Cujubim, Rio Crespo, Alto Paraíso, Cacaulândia, Buritis, o governador Confúcio Moura e o secretário de estado da Educação, Júlio Olivar, deverão prestigiar a abertura de "Oficinas de Xadrez para Coordenadores de Laboratórios e TV Escola", nas escolas E.E Migrantes (Ariquemes) e E.E Maria de Abreu Bianco (Buritis) . Na quarta-feira, sempre às 8h da manhã, o evento será finalizado na E.E Joaquim Pereira da Rocha (Machadinho). A prática do xadrez desenvolve habilidades tais como: memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões.O xadrez é suporte pedagógico para Matemática, Artes, História, Geografia e Ética.A proposta pedagógica do governo Confúcio Moura é inserir o jogo de xadrez no processo de ensino-aprendizagem visando preparar o aluno para que seja capaz de tomar decisões em situações que exigem o raciocínio rápido, e em busca de formar cidadãos íntegros através de uma atividade lúdica, disse o secretário de estado da Educação (Seduc), Júlio Olivar que defendeu a TV escola como canal da Educação destinada aos professores, aos alunos e a todos interessados em aprender. Ela é uma política pública em si, com o objetivo de subsidiar a escola e não substituí-la. Em hipótese alguma substitui o professor. A TV escola não dá aula. É uma ferramenta pedagógica disponível ao docente. Um complemento de sua própria formação", sintetizou Olivar.
Para o secretário, "as novas tecnologias da informação e comunicação chegaram para nos inserir definitivamente na era digital e na era do trabalho coletivo. Alinhar a escola com esta dinâmica revolucionária é determinação do governador Confúcio Moura", garantiu o secretário.
Ligações perigosas
O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) é sócio, desde 2008, do empresário Marcelo Limírio na Nova Faculdade, instituição de ensino superior em Contagem (MG). Limírio possui 60%, e Demóstenes, 20% das participações no negócio, que tem uma terceira cotista.Em um outro empreendimento, Limírio é sócio de Andrea Aprigio de Souza, ex-mulher do contraventor Carlinhos Cachoeira, cujas conexões com Demóstenes vieram à tona na Operação Monte Carlo, da Polícia Federal. A empresa é o Instituto de Ciências Farmacêuticas (ICF), que existe desde 2002. Limírio se tornou parceiro da empresa em 2006, dois anos após Andrea.
Olivar prestigia prêmio Construindo a Nação
O secretário de estado da Educação (Seduc), Júlio Olivar, prestigiou na manhã de hoje, 30, em Porto Velho (RO), a cerimônia de entrega do Prêmio Construindo a Nação 2010 e Lançamento da Edição 2012, realização do Instituto da Cidadania Brasil, em parceria com a Seduc, Confederação Nacional da Indústria (CNI)/Serviço Social da Indústria (SESI), Conselho Nacional de secretários de Educação (Consed). A premiação contemplou as seguintes instituições de ensino da capital e interior: C.E Gilberto Mendes de Azevedo (Porto Velho); C.E Paulo Freire (Pimenta Bueno); E.E.E.F.M Santa Ana (Alvorada do Oeste); C.E Isolina Ruttman (Vilhena);E.E.E.F. Rocha Pombo (Nova Brasilândia);E.E.E.F.M Jorge Teixeira de Oliveira (Ji-Paraná); E.E.E.F.M Orlando Freire (Porto Velho);C.E Memorina Rosa Campos (Cacoal);E.E.E.F.M 4 de Janeiro (Porto Velho); C.E de Ji-Paraná; Centro de Educação de Jovens e Adultos Ariquemes - CEEJAAR (Ariquemes); Emater (Nova Brasilândia); PC do estado de Rondônia; Instituto Abad para Conhecimento/Coimbra Import. e Exp. (Porto Velho); E.M.E.F Dirceu de Almeida (Ariquemes);E.E.E.F Julieta Vilela Cardozo (Colorado) e E.E.E F Bom Jesus - escolas homenageadas. Na ocasião, Júlio Olivar, disse que iniciativas dessa natureza, "estimulam a cidadania nas escolas públicas e particulares, por meio da realização de projetos desenvolvidos por discentes e docentes em benefício das comunidades, e em defesa de uma educação libertadora, libertária e criativa. Uma educação que, seguindo orientação do governador Confúcio Moura, incrementa a formação dos nossos jovens como pessoas conscientes de seu papel transformador da realidade que os cerca".
Seduc tem núcleo de projetos básicos
Com o objetivo de dar celeridade aos processos de aquisição de bens e contratação de obras e serviços, e ainda garantir eficácia na aplicação dos recursos públicos, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) inaugurou na manhã desta segunda-feira, 29, o Núcleo de Elaboração de Projetos e Termos de Referência.Ligado à Diretoria Administrativa e Financeira (DAF), o núcleo será coordenado pelo administrador Gerson Moreira Pinto, com 33 anos de experiência no serviço público, 13 deles na área financeira e orçamentária da educação estadual. Quatorze servidores das várias gerências da Seduc compõem a equipe que desenvolverá suas atividades numa das salas da sede administrativa da Secretaria da Educação, localizada na Rua General Osório, 81, no centro de Porto Velho.Antes, de maneira descentralizada, cada qual das dez gerências e coordenadorias da Seduc, parte delas funcionando em prédios distintos, elaborava seus projetos de compras e serviços, muitas vezes, seguindo métodos diversos umas das outras. Como não havia especialistas na área de licitação trabalhando em todos os departamentos com autonomia para a elaboração dos projetos, o resultado nem sempre era satisfatório. Erros recorrentes atrasavam o trâmite dos processos, tornando a administração morosa e adiando os avanços que o governado Confúcio Moura deseja promover no setor educacional de Rondônia.De acordo com o secretário de Educação, Júlio Olivar, a proximidade entre os servidores, proporcionada pela estruturação do núcleo, contribuirá para a troca de experiência, colaboração mútua e análise crítica dos projetos, ações que tornarão os procedimentos administrativos mais eficientes.O titular da Superintendência Estadual de Compras e Licitações (Supel), Márcio Rogério Gabriel, disse que com a institucionalização do novo grupo, os projetos de contratação serão mais bem elaborados. Segundo ele, quando cada gerência de uma grande secretaria como a Educação elabora os projetos de maneira descentralizada, ninguém se especializa em licitações, temática tão importante para a administração do Estado.“Com certeza, a partir de agora, quando o secretário de Educação aprovar um projeto, terá consciência que fez a melhor aquisição de bens ou a melhor contratação de serviço para o órgão do qual é ordenador de despesas. Tudo com a maior lisura, e dentro da legalidade”, avaliou o superintendente da Supel.Além de gerentes da Seduc, participaram da inauguração do núcleo a diretora administrativa e financeira da secretaria, Isabel Luz, o representante da Educação na Comissão de Licitações da Supel, Vivaldo Brito, e o diretor executivo da Supel, Francisco Lopes Fernandes Neto.
quinta-feira, março 29, 2012
STF abre inquérito e determina quebra de sigilo de senador
PGR pediu inquérito após analisar 10 meses de gravações da PF.Senador é suspeito de vínculo com empresário preso por jogo ilegal.
Governo vai investir na instalação de salas com recursos multifuncionais
Até o final da administração Confúcio Moura, o governo, através da Seduc, em convênio com o Ministério da Educação (MEC) tem como meta chegar a todas as escolas com pelo menos uma sala de recursos multifuncionais na rede pública de ensino. "Cabem aos sistemas de ensino oferecer condições para que os estudantes venham para a escola e aprendam com protagonismo", sintetizou o secretário de estado da Educação de Rondônia (Seduc), Júlio Olivar.
Olivar convoca professores aprovados em concurso público
O governo está convocando 74 candidatos aprovados no concurso público da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizado em 2010, para provimento do cargo de professor nível III, em áreas diversas da educação e lotação em várias localidades. A convocação foi feita conforme Edital nº 087/Gdrh/Sead, de 22 de março do corrente.Os candidatos deverão observar a documentação e exames médicos necessários para a posse, no portal eletrônico do governo www.rondonia.ro.gov.br no link: Editais - Concursos e Convocações.Nos próximos dias, o governo deverá iniciar o processo de reconvocação para aqueles candidatos ao cargo de Professor Nível III, que no primeiro momento em que foram convocados não tinham ainda obtido a escolaridade exigida para ingresso, desde que tenham requerido a reconvocação dentro do prazo previsto, disse o secretário de Estado da Educação, Júlio Olivar. O edital referente à reconvocação também poderá ser acompanhado através do portal eletrônico www.rondonia.ro.gov.br Após a reconvocação dos professores, serão iniciados os trabalhos que culminarão com a nomeação e convocação dos candidatos do concurso público Seduc, regido pelo Edital n°173/Gdrh/Sead, de 30/04/2010, para o cargo de Técnicos Administrativos Educacionais de áreas diversas, que também poderá ser acompanhado pelo portal eletrônico www.rondonia.ro.gov.br
Senador não votou fim de privilégio
Ivo Cassol (PP-RO) não compareceu à reunião que acabou com o fim de pagamento de salários extra.
O senador Ivo Cassol não compareceu à reunião de anteontem da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal (CAE), que serviu para aprovar o fim do pagamento aos parlamentares de 14º e 15º salários. O projeto é de autoria da então senadora e atual chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT-PR).
Seduc quer crianças e adolescentes lendo mais. Média de livros lidos caiu nas faixas de 5 a 17 anos
Crianças e adolescentes estão lendo menos livros. Estudo de mercado dedicado a conhecer o perfil do leitor, de acordo com a secretaria de estado da Educação (Seduc), apontou queda no índice de leitura em todas as faixas etárias de crianças e adolescentes.O secretário Júlio Olivar lamentou que o hábito de ler venha perdendo espaço para TV, tempo com amigos e diversão on-line.3 em cada 4 pessoas não frequentam bibliotecas. Olivar disse que o governo Confúcio Moura incentiva a leitura nos jovens. Nós, enquanto educadores, precisamos afastar o jovem da ideia da leitura como uma obrigação escolar. É preciso mostrar o livro não como uma obrigação escolar, mas como uma forma de ele conhecer dimensões que estão além dele. Outras realidades. De acordo com o secretário de Educação de Rondônia, apesar do governo Confúcio Moura incentivar o hábito da leitura nos alunos, atualmente, as mulheres são maioria entre as pessoas com o hábito de ler pelo menos a cada três meses. Os textos escolares são lidos com maior frequência, garantiu.
Governo divulga lista de obras aprovadas pela SEB/ MEC para escolha final das escolas
O governo de Rondônia, através da secretaria de estado da Educação (Seduc) anunciou que foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 28, portaria com a lista de obras aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para 2013. Os livros serão apresentados às escolas no Guia do Livro Didático 2013, publicado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação.Segundo o secretário Júlio Olivar, foram aprovados 125 títulos, nas categorias ciências; alfabetização matemática e matemática; alfabetização e letramento e língua portuguesa; história; história regional; geografia, e geografia regional.Os livros, disse Olivar, foram submetidos a uma avaliação pedagógica realizada por instituições públicas de educação superior, de acordo com as orientações e diretrizes estabelecidas pelo MEC. Os avaliadores emitiram pareceres indicando a aprovação da obra, a aprovação condicionada à correção de falhas pontuais ou a reprovação das obras.Os detentores dos direitos autorais das obras que necessitam de correções devem entregá-las corrigidas em até 15 dias. Para as obras reprovadas, os recursos podem ser apresentados em até 10 dias.Os detentores dos direitos autorais podem acessar os pareceres sobre as obras por meio do Sistema de Material Didático (Simad).
PNDL – o programa tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores, por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica. Após a aprovação das obras, o Ministério da Educação publica o Guia de Livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto pedagógico.Acesse a portaria com a lista das obras aprovadas.
quarta-feira, março 28, 2012
Prática do professor na sala de aula: imersão na LI
A secretaria da Educação de Rondônia (Seduc) implementa um inédito curso de imersão para professores de Língua Inglesa do ensino médio da rede estadual de ensino. É necessário subsidiar os docentes de Língua Inglesa a desenvolverem métodos e técnicas eficazes, para otimização dos resultados em sala de aula, levando-os a refletir sobre suas práticas. Essa é uma das recomendações do governador Confúcio Moura sobre a matéria, admitiu o secretário Júlio Olivar. O curso de imersão é uma combinação única de teoria e prática da Língua. O estudo traz mudanças efetivas na prática do professor em sala de aula. Favorecer a formação continuada aos professores da educação básica, contribui para a excelência do ensino, destaca Olivar.
Pró-Livro: secretário se mostra preocupado com pesquisa
O secretário de estado da Educação (Seduc), Júlio Olivar, manifestou hoje (28) preocupação com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, que divulga estudo realizado entre junho e julho do ano passado com mais de 5 mil pessoas em 315 municípios. Os dados atestam que o brasileiro lê em média quatro livros por ano e apenas metade da população pode ser considerada leitora.Em 2008, segundo Olivar, esse mesmo instituto divulgou pesquisa semelhante que apontava a leitura média de 4,7 livros por ano. Entretanto, a entidade não considera que houve uma queda no índice de leitura dos brasileiros, já que a metodologia da pesquisa sofreu pequenas alterações para torná-la mais precisa.De acordo com o levantamento, o Brasil tem hoje 50% de leitores ou 88,2 milhões de pessoas. Se encaixam nessa categoria aqueles que leram pelo menos um livro nos últimos três meses, inteiro ou em partes. Entre as mulheres, 53% são leitoras, índice maior do que o verificado entre os entrevistados do sexo masculino (43%).Ao perguntar para os entrevistados quantos livros foram lidos nos últimos três meses, período considerado pelo estudo como de mais fácil para lembrança, a média de exemplares foi 1,85. Desse total, 1,05 exemplar foi escolhido por iniciativa própria e 0,81 indicados pela escola.Entre os estudantes, a média de livros lidos passa para 3,41 exemplares nos últimos três meses. Em Rondônia, os alunos leem 1,2 livro.De acordo com o estudo, a Bíblia aparece em primeiro lugar entre os gêneros preferidos, seguido de livros didáticos, romances, livros religiosos, contos, literatura infantil, entre outros, sublinhou Júlio Olivar.
terça-feira, março 27, 2012
segunda-feira, março 26, 2012
Em um ano, governo Confúcio Moura subiu valor do Proafi de R$ 8,7 mi para R$ 23,7 mi
R$ 3,3 milhões da primeira parcela do programa já estão nas contas das escolas
A maioria das escolas da rede estadual de ensino recebeu a primeira parcela do Programa de Apoio Financeiro (Proafi). Na quinta-feira (22) o governo encaminhou ao banco a ordem de pagamento no valor de R$ 3,3 milhões a serem utilizados em pequenos reparos e adaptações das escolas, bem como na aquisição de materiais pedagógicos e demais materiais não permanentes.Nesta segunda-feira (26) o dinheiro já estava nas contas dos Conselhos Escolares – que substituíram as Associações de Pais e Professores (APPs). Essa remessa contemplou as escolas que estão com as prestações de contas em dia. As demais têm até abril para regularizar-se, mês que receberão suas cotas, também equivalentes à primeira parcela – aproximadamente R$ 2,6 milhões.Estabelecido no governo Bianco (1999-2002), desde aquela época o valor do Proafi destinado às escolas era de R$ 3,00 por aluno ao mês. Até 2011, o repasse fora feito em duas parcelas semestrais. Fazendo os cálculos, houve investimento do estado na ordem de R$ 8.746.776,00 pelo programa no ano passado.Em 2012, o governo da cooperação quase triplicou os recursos do Proafi anual, elevando-o para R$ 23.691.552,00, ou seja, acréscimo maior que 270% em relação ao exercício anterior. Para isso, o governador Confúcio Moura aumentou o valor por aluno para R$ 8,00 ao mês. E os recursos, antes repassados às escolas em duas parcelas semestrais, agora serão depositados em quatro parcelas trimestrais de R$ 5.922.888,00.A medida coloca mais dinheiro direto no caixa das escolas. E como este programa descentraliza a gestão, os diretores têm autonomia para aplicar o recurso. “O Proafi é o jeito mais rápido de resolver os pequenos problemas que surgem no dia a dia da escola; sem burocracia, sem precisar pedir autorização para comprar material de expediente ou corrigir goteiras de telhado”, destaca o governador.Para notar a melhoria proporcionada pelo aumento dos valores do Proafi, tomaremos como exemplo a Escola Estadual Zilda da Frota Uchôa, de Vilhena. Atendendo 1.733 alunos, de acordo com o Censo Escolar, em 2012 o estabelecimento receberá o montante de R$ 166.368,00, em quatro parcelas trimestrais de R$ 41.592,00. São R$ 101.064,00 a mais do que em 2011. Só a primeira parcela deste ano, já disponível na conta da escola, representa 63,7% do total de R$ 65.304,00, recebido pela escola durante todo o ano passado.De acordo com o secretário de Educação, Júlio Olivar, “o Proafi objetiva modernizar a gestão, simplificar procedimentos e criar a possibilidade da própria comunidade escolar definir suas prioridades, respeitando os princípios da administração pública”.
Outras mudanças
As antigas Representações de Ensino (RENs), classificadas em tipologia 1, 2 e 3, recebiam, anualmente, R$ 36 mil, R$ 48 mil e R$ 60 mil, respectivamente. Hoje, seguindo a mesma sequência tipológica, os valores anuais repassados às atuais Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) subiram para R$ 72 mil (aumento de 100%), R$ 120 mil (aumento de 150%) e R$ 180 mil (aumento de 200%).Os centros de ensino especial passaram a receber R$ 36 mil ao ano, divididos em quatro parcelas. Neste caso o valor teve aumento de 100% em relação a 2011. Já os centros de ensino com alunos em regime semipresencial não recebiam quaisquer valores do Proafi. Agora serão contemplados igualmente com o benefício, que soma R$ 1.170.528,00
Um reino por uma chapa de pulmão!
Tenho dois netos.
Felipe, que nasceu de oito meses e pouco e no próximo dia 22 completará 1 ano de idade, está com pneumonia.
Luana, de quatro anos, pode estar.
Para tirar a dúvida, o médico pediu uma radiografia de pulmão de Luana. Que desde às 8h da manhã, acompanhada pelos pais, circula por Brasília atrás de um hospital ou clínica que faça a radiografia.
O médico precisa da chapa esta tarde. Dispensa o laudo que costuma acompanhá-la.
Em dois hospitais e três clínicas, a resposta foi a mesma: sem laudo não tem chapa. Chapa com laudo só daqui a dois ou três dias.
Meus netos podem ser atendidos via plano de saúde.
Minha filha se dispõe a deixar o plano de lado e a pagar o exame.
Sem sucesso.
São fatos como esse que reforçam a impressão de que a melhor medicina de Brasília só está ao alcance da ponte aérea..
Atualização das 12h29 - Sofia encontrou finalmente um lugar que faz radiografia do pulmão e entrega o resultado de imediato em caso de emergência - a clínica Diagnostic, que funciona no Hospital Alvorada, na 910 Sul de Brasília.(Ricardo Noblat).
Sem pagar nada, senadores usufruem de um sistema de saúde verdadeiramente único
Há dias, José Sarney presidiu no Senado uma cerimônia de celebração à Campanha da Fraternidade da CNBB, batizada neste ano de ‘Fraternidade e Saúde Pública’. Ao discursar, Sarney lamentou que os patrícios ainda tenham de lidar com um serviço de saúde doente.“A Campanha da Fraternidade tem razão quando diz que o SUS ainda não conseguiu ser implantado em sua totalidade e ainda não atende a contento, sobretudo os mais necessitados desse serviço. Infelizmente, nós lidamos com a ausência de recursos e os investimentos não acontecem na escala necessária.”O lamento de Sarney não vale para o Senado, a Casa que preside pela quarta vez. Ali, funciona uma espécie de ‘SUS do B’, um sistema de saúde verdadeiramente único e universal. Oferece todos os privilégios e regalias que o dinheiro do contribuinte pode pagar. No Brasil e no exterior.O repórter Chico de Gois leva às páginas notícia sobre esse SUS dos sonhos. Sem desembolsar um mísero centavo, os senadores e seus dependentes dispõem de assistência médica pelo resto da vida. Não há carências nem limite de gastos. Basta apresentar a nota. Vale tudo, inclusive conta de dentista.Há casos em que os reembolsos ultrapassam a casa dos R$ 100 mil anuais. Desde 2007, os ressarcimentos sorveram das arcas do Tesouro R$ 17,9 milhões. Incluindo-se os ex-senadores, a conta é engordada em R$ 72, bilhões. Salta, então, para R$ 25,1 milhões.Sim, acredite, o seu dinheiro custeia também as consultas e os exames dos ex-senadores. Para desfrutar do “direito” de desafiar a paciência alheia, os pacientes do Senado nem precisam passar pelo inconveniente das urnas. Um suplente sem votos escala o Éden depois de exercer o mandato por escassos seis meses.Para os ex-senadores, o ‘SUS do B’ impõe um teto de despesas: generosos R$ 32.958,12. Mas esse limite é frequentemente ultrapassado. Em 2008, o ex-senador Moisés Abrão Neto (PDC-TO) espetou na bolsa da Viúva despesas médicas de R$ 109.267.No ano anterior, 2007, o ex-senador Divaldo Suruagy (PMDB-AL), fora do Senado desde 1994, teve ressarcida uma conta do dentista: R$ 41.500. De volta a 2008, contribuinte pagou R$ 67 mil pelo tratamento dentário da mulher do ex-senador Levy Dias (DEM-MS).Há casos que, por inexplicáveis, dispensam explicações. Certos ex-senadores apresentam faturas médicas que coincidem com o teto de R$ 32,958,12. Valor exato, cravado até nos centavos. Foi o que sucedeu com pelo menos três ex-senadores: Lúdio Coelho (2009); Levy Dias, de novo ele (2010); Carlos Magno Barcelar (2011); e Antonio Lomanto Júnior (2011).Afora os ressarcimentos de tratamentos privados, os senadores dispõem, no prédio do Senado, de um posto de saúde. Coisa fina, indisponível em muitos municípios brasileiros. Tratados assim, terão vida longa –os senadores, os ‘ex’, e a conta imposta aos contribuintes em dia com o fisco.Fonte: blog do Josias de Souza.
Educação no campo: Olivar defende transporte acessível para trabalhador
O governador Confúcio Moura, através da secretaria de estado da Educação (Seduc), deverá, nos próximos dias assinar em Brasília convênio com o governo federal - Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo). Uma das ações do projeto, segundo o secretário Júlio Olivar, prevê tornar mais acessível o transporte coletivo para o pequeno agricultor e produtor da agricultura familiar. De acordo com o secretário, mediante o documento, deverão ser entregues ônibus e lanchas para auxiliar no transporte escolar, além de bicicletas. Para Júlio Olivar, a realização do governos federal e estadual, é audaciosa, já que milhares de rondonienses sobrevivem da agicultura, atualmente. Segundo ele, a ideia do governador Confúcio Moura é que essas pessoas possam, no futuro, estudar e ter uma profissão sem precisar deixar o campo, finalizou.
Secretário Júlio Olivar defende papel transformador da educação em Rondônia
O secretário de estado da Educação de Rondônia (Seduc), Júlio Olivar, disse que no governo Confúcio Moura, a educação tem papel transformador. Olivar lembrou que, convênio com o governo federal - Pronacampo - Programa Nacional de Educação no Campo, será celebrado, para que, novos recursos sejam investidos na melhoria da educação no campo - beneficiando, sobretudo, pequenos agricultores e produtores da agricultura familiar. Essas ações, segundo Olivar, vão desde a melhoria da infraestrutura - manutenção e reforma de escolas - formação de professores e cursos profissionalizantes. O convênio prevê, ainda, oferecimento de material didático diferenciado para as escolas rurais, completou o secretário.
sexta-feira, março 23, 2012
Governo Confúcio Moura, através da Seduc, amplia o número de pessoas especiais nas escolas
Nos próximos dois anos, o Ministério da Educação e o governo do estado, via secretaria de estado da Educação (Seduc) deverão completar a instalação em todos os municípios de salas com recursos multifuncionais, espaços com material pedagógico e de acessibilidade para atendimento a estudantes pessoas com diversos tipos de deficiência, de acordo com determinação do governador Confúcio Moura, admitiu ao blog o secretário Júlio Olivar.
Greve pode afetar Santo Antonio
quinta-feira, março 22, 2012
Engodo
Tem muita gente, inclusive na boa imprensa, engolindo a história de que a Presidente Dilma Rousseff tem sido “obrigada” a lidar com sua “base” fisiológica de apoio parlamentar, em termos que não lhe agradariam.Como se, Chefe da Casa Civil do governo Lula, não tivesse participado essencialmente da montagem do monstrengo ingovernável que aí está. Como se não se tivesse beneficiado eleitoralmente das forças que finge repudiar. Como se, ao fim e ao cabo, estivesse mesmo disposta a mudar substantivamente alguma coisa.Vamos aos fatos. Foi obrigada pela imprensa a demitir oito Ministros acusados de gravíssimas irregularidades. Fez tudo para mantê-los (Fernando Pimentel é zumbi que ela insiste em conservar na Esplanada, apesar de suas “consultorias” serem, em tudo e por tudo, semelhantes às de Antonio Palocci) e só os dispensou quando a situação de cada um deles estava insustentável.Mais ainda: elogiou-os na saída e entregou aos seus partidos a prerrogativa de indicar os substitutos. Investigação dos “mal feitos”? Nenhuma. Dilma, aliás, sutilmente, passou a chamar corrupção de “mal feito”, assim como Lula cunhou a expressão “aloprados”, para os criminosos que forjaram o dossiê contra José Serra.A matriz sendo a mesma, os métodos são idênticos.O loteamento da máquina pública não foi desfeito. Os “donatários” das benesses oficiais são os de sempre. Nenhuma mudança de fundo aconteceu.Dilma é refém do esquema de sustentação política que Lula montou para elegê-la e para construir uma suposta governabilidade segura. Pois esse esquema apodreceu. Cheira mal. Não tem cura.Tentou negar o Ministério do Trabalho ao PDT, após as estripulias de Carlos Lupi, mas vai ceder. Esse partido voltará ao controle pleno da suserania.Tem uma pendência de forma com o PR, que controla o essencial do Ministério dos Transportes, e estou ansioso por ver como se desfiará o novelo.Aposto todas as fichas em que não terá coragem de enfrentar José Sarney e Renan Calheiros, mais Michel Temer e a esmagadora maioria do PMDB. Recuará. Buscará a forma mais sutil de fazê-lo, porém recuará.Enquanto isso, posa de “inconformada” com a “chantagem” e com a fisiologia. Até Lula supostamente a estaria apoiando nessa cruzada, logo ele, autor intelectual e físico da monstruosidade que não quer voltar para a jaula.A Presidente terá de aprovar projetos relevantes para o desdobramento de sua gestão. Conseguirá isso com votos de quais congressistas? Ora, com os “aliados” que sua propaganda estigmatiza, mas que jamais deixarão de ser acarinhados com cargos rentáveis, no mínimo, eleitoralmente.O governo está perdido, desorientado. As obras são obstaculizadas pela inapetência administrativa ou pela vigilância do TCU. A Copa está na marca do pênalti. A economia aponta crescimento medíocre contra inflação alta. A articulação política praticamente inexiste. Tem contenciosos delicados até no PT.Prevejo tempos difíceis. Semearam vento. Colherão tempestades.Arthur Virgílio é diplomata.
Seduc atualiza psicólogos
A Representação de Ensino de Porto Velho está promovendo o curso de atualização para psicólogos que atuam na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no auditório do CAS/REN.O curso tem por objetivo promover a atualização de conhecimento teórico, prático e ético dos princípios e fundamentos relativos à psicologia escolar. A secretária-adjunta da Seduc, Sueli Aragão, afirmou que a meta da Representação de Ensino é capacitar 100% dos psicólogos educacionais que atuam nas escolas estaduais na capital.O curso é realizado por meio de encontros presenciais e de atividades a distância, perfazendo 60 horas na forma presencial e 40 horas à distância, totalizando 100 horas de formação. As aulas são ministradas pela Universidade Federal de Rondônia (Unir).
"'Marise Castiel" promove projeto
A Escola Estadual de Ensino Infantil "Marise Castiel" realizou na manhã desta quinta-feira, 22, em Porto Velho, o Projeto "Ronaldo Mc Donald nas Escolas" e que envolveu todo o corpo docente e discente do estabelecimento de ensino. O projeto faz parte de um trabalho comunitário e que está sendo realizado em diversos países da Europa, Ásia e no Brasil pela rede Mc Donald. Em Rondônia, o projeto faz parte de uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que vai contemplar diversos estabelecimentos de ensino da rede pública estadual, sendo a "Marise Castiel" a primeira a ser contemplada com a exibição de show lúdico, educativo etc. A professora Gracijanes Paiva, diretora do "Marise Castiel", ficou satisfeita com as apresentações e elogiou a equipe de profissionais que durante mais de duas horas proporcionaram diversão e cultura para todas crianças. " A apresentação do projeto foi um sucesso e a secretária adjunta da Seduc, Sueli Aragão, elogiou a o empenho da direção da escola em dinamizar o projeto.
Senador com patrimônio de R$ 30 mi diz que políticos ganham pouco
O senador Ivo Cassol (PP-RO), que defendeu publicamente o recebimento do 14º e 15º salários e alegou que os políticos ganham muito pouco porque gastam com medidas assistencialistas, tem um patrimônio declarado à Justiça Eleitoral de R$ 30 milhões. Empresário, dono de hidrelétricas e várias fazendas em Rondônia, é tratado com uma figura folclórica e bastante controversa nos corredores do Senado. Dinheiro, dizem os colegas, nunca foi problema para ele. “Se ele não quer abrir mão dos salários extras, deve estar com o bolso furado. Será?”, ironizou um senador que se posicionou contra o recebimento dos rendimentos adicionais.O parlamentar, autor de manobra na última terça-feira para adiar a votação do fim da regalia na Casa, conhece bem todas as esferas da Justiça. Em 2010, chegou a ter sua candidatura ao Senado barrada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia em razão da aplicação da Lei da Ficha Limpa. Em 2006, o ex-governador foi acusado pelo Ministério Público Federal de compra de votos e abuso de poder econômico. Conseguiu se livrar. No entendimento do Tribunal Superior Eleitoral, no entanto, não havia indícios de que Cassol comandasse todo o esquema, apesar de a compra de votos ter sido comprovada. (João Valadares).
Geraldo Cavalcante: seguro garantia, aumento do percentual de cobertura para 30 por cento é ideal para o mercado
Em entrevista ao blog, o vice-presidente regional da Fenacor e presidente do Sincor RO AC, Geraldo Cavalcante, destacou a necessidade de um maior entendimento sobre o funcionamento do Seguro Garantia por parte das autoridades brasileiras. "Esperamos que o Seguro Garantia possa ser mais utilizado em benefício do segurado e colaborar no atual momento de desenvolvimento do país.
quarta-feira, março 21, 2012
Técnicos do estado premiados em encontro
Técnicas do projeto Livro Didático e Biblioteca Escolar, da Gerência de Apoio Controle e Avalição (Gaca/Seduc Rondônia) foram premiadas durante a realização do 13º Encontro Técnico Nacional dos Programas do Livro, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), realizado no período de 13 a 16 de março, em Curitiba (PR) e que serviu para discutir, avaliar e planejar o futuro do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE).
Secretário Júlio Olivar, da Seduc de Rondônia, valoriza o servidor
Sandra Feitosa, Marcia Ramos e Glória Valladares participaram e foram homenageadas no evento que reuniu gestores municipais e estaduais de educação, representantes de escolas federais, membros do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), além de outros parceiros.
Provão em Vilhena (RO)
O Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja) de Vilhena está com as inscrições abertas para o provão dos ensinos fundamental e médio. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até 12 de abril. Os interessados devem procurar a secretaria do Ceeja com uma foto 3x4 e cópia de um documento pessoal (RG; certidão de nascimento ou casamento; CNH; ou carteira de trabalho).
De acordo com o Ceeja, as inscrições para cada matéria do ensino médio são limitadas a 200 vagas. As disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Química e Física são as mais procuradas. O pré-requisito exigido para inscrição no provão é o candidato à conclusão do ensino fundamental ter 15 anos de idade completos até o dia das avaliações, e o do ensino médio, 18 anos.
Em Vilhena, as provas serão aplicadas do dia 23 a 27 de abril, em três períodos. Às 7h, para candidatos do 1° ao 4° ano do ensino fundamental; às 13h para os do 5° ao 8° ano; e às 19h para os interessados em concluir o ensino médio. Nos dias 28 e 29, também em três turnos, a equipe pedagógica aplicará as provas nos distritos de São Lourenço (Escola Tenente Melo) e Nova Conquista (Escola Maria Paulina Donadon), e ainda no município de Chupinguaia (Escola Chupinguaia). Para fazer os testes, o candidato precisa apresentar o cartão de inscrição e estar munido de documento de identificação pessoal.
O último provão geral, realizado pelo Ceeja Vilhena no segundo semestre do ano passado, teve a participação de 850 pessoas.
Semana da Cidadania no Guaporé
Escola Estadual de Ensino Fundamental "Deonildo Caragnatto", localizada em São Miguel do Guaporé, desenvolveu no período de 12 a 16 último, o projeto “Escola Cidadã”. Eli Araújo, diretor do estabelecimento de ensino, disse que o projeto se refere a Semana da Cidadania e que envolveu os trabalhadores em educação e a comunidade.
O projeto escolar foi desenvolvido em várias etapas, sendo a primeira delas a “Gincana Beneficente”, cujo objetivo foi de arrecadar alimentos e roupas que serão doadas às famílias carentes da própria comunidade escolar.
Preocupado com o atendimento social na comunidade escolar, o diretor Eli Araújo afirmou que, em um segundo momento, a escola firmou parcerias com empresas privadas e órgãos públicos para prestar assistência social às pessoas carentes, especialmente na área de saúde, bens, serviços e consumos.
s atividades culturais, educacionais, esportivas. lazer e entretenimento também fizeram parte do projeto "Escola Cidadã" e que envolveu os corpos docentes e discentes da escola. Dois elementos que ajudou no projeto foram a arrecadação de alimentos não perecíveis e de
roupas usadas, que serão distribuídos com famílias e pessoas comprovadamente carentes da comunidade escolar.
Profissionais liberais, tais como: dentistas, cabeleireiro, enfermeiro, massagistas, piscopedagogo, farmacêutico e outros profissionais, além de igrejas de várias denominações deram suas parcelas de contribuição para o sucesso do evento.
Eli Araújo elogiou a posição do secretário de Estado da Educação, Júlio Olivar, que está dando total apoio aos novos gestores da administração escolar e tem colaborado para que o programa do governador Confúcio Moura, para o setor educacional, possa ser cumprido no transcorrer do ano letivo.
terça-feira, março 20, 2012
Senador pede vista de projeto. "Político no Brasil é muito mal remunerado", disse
Ainda não foi desta vez que o contribuinte se viu livre de trabalhar duro para custear o pagamento de 14º e 15º salários pagos a parlamentares, sem desconto de Imposto de Renda. Por causa da pressão da opinião pública isso acabará sendo aprovado, mas não sem reclamações de alguns mais inconformados , como o senador Ivo Cassol (PP-RO), que nesta terça-feira pediu vista do projeto que acaba com a regalia, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Cassol reclama que ganha pouco e exige que os senadores que votarem a favor devolvam os salários extras que receberam até agora.
Imparcialidade?
"Este é um dos mitos cultivados há mais de século: jornalista é imparcial. Ou tem obrigação de ser.
Ninguém é imparcial. Porque você é obrigado a fazer escolhas a todo instante. E ao fazer toma partido.
Quando destaco mais uma notícia do que outra faço uma escolha. Tomo partido.
Quando opino a respeito de qualquer coisa tomo partido.
Cobre-se do jornalista honestidade.
Não posso inventar nada. Não posso mentir. Não posso manipular fatos.
Mas posso errar - como qualquer um pode. E quando erro devo admitir o erro e me desculpar por ele.
Cobre-se do jornalista independência.
Não posso omitir informações ou subvertê-las para servir aos meus interesses ou a interesses alheios.
Se me limito a dar uma notícia devo ser objetivo. Cabe aos leitores tirarem suas próprias conclusões.
Se comento uma notícia ou analiso um fato, ofereço minhas próprias conclusões. Cabe aos leitores refletir a respeito, concordar, divergir ou se manter indiferente.
Jornalista é um incômodo. E é assim que deve ser. Se não for não é jornalista." (RN).
Governo vai implementar política de educação
O programa nacional de educação do campo (Pronacampo) do governo federal, através do MEC, vai oferecer apoio técnico e financeiro ao estado de Rondônia. O programa atenderá escolas rurais. No campo, 23,18% da população com mais de 15 anos é analfabeta e 50,95% não concluiu o ensino fundamental. O Pronacampo baseará suas ações em quatro eixos: gestão e práticas pedagógicas, formação de professores, educação de jovens e adultos e educação profissional e tecnológica. Uma das ações previstas é a educação contextualizada, que promova a interação entre o conhecimento científico e os saberes das comunidades.
Professores – A formação de professores também receberá atenção especial, com oferta de aperfeiçoamento para professores do campo. Além disso, o Pronacampo apoiará a oferta de formação inicial, continuada e pós-graduação para professores, gestores e coordenadores pedagógicos que atuam na educação básica do campo. Para reforçar a formação de professores, serão oferecidos cursos de licenciatura em educação do campo pelas instituições públicas de ensino superior. A Universidade Aberta do Brasil (UAB) expandirá 200 polos para atender os professores do campo e serão destinados recursos de apoio à manutenção dos polos por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola.
Adultos – Para desenvolver a educação de jovens e adultos e educação profissional e tecnológica, o governo federal pretende expandir a oferta de cursos voltados ao desenvolvimento do campo nos institutos federais. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Campo apoiará a inclusão social dos jovens e trabalhadores do campo. Para isso, serão dedicadas 120 mil bolsas de estudo do Pronatec Campo.O quarto eixo do Pronacampo trata da infraestrutura física e tecnológica das escolas. Até 2014, o programa apoiará a construção de 3 mil escolas, obras de infraestrutura e a aquisição de 8 mil ônibus escolares.Além da estrutura física, o Pronacampo promoverá a educação digital e o uso pedagógico da informática nas escolas do campo. Também está prevista a instalação de recursos digitais em 20 mil escolas até 2014.
Marina visita Lula
A ex-presidenciável Marina Silva (sem partido) visitou nesta terça-feira (20) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O encontro aconteceu no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde Lula foi fazer uma sessão de fonoaudiologia.
Após o encontro, Lula voltou para a sua casa em São Bernardo do Campo.
Na próxima sexta-feira (23), Lula fará exames para verificar se não há mais tumor.
Eleições 2012
PMDB quer definir candidatos até o dia 30
A dez dias de encerrar o mês, o PMDB quer definir até o dia 30 de março todos seus candidatos a prefeitos e vices para as eleições municipais. O presidente nacional do partido, senador Valdir Raupp, o governador Confúcio Moura e o presidente regional do partido, Orestes Muniz, nomearam uma comissão, composta pela deputada federal Marinha Raupp, o primeiro suplente do senador Raupp, Tomás Correia, a secretária especial do governador, Vilma Alves e o secretário-geral do Diretório Regional, Luiz Lenzi, que está percorrendo todo o Estado para discutir com as lideranças locais as candidaturas majoritárias.
A comissão já percorreu os municípios de Nova Brasilândia, São Miguel do Guaporé, Rolim de Moura, Alvorada do Oeste, Ji-paraná, Ouro Preto do Oeste, Teixeirópolis,Urupá, Vale do Paraíso, Colorado do Oeste, Cabixi e tem ainda uma extensa agenda que precisa ser cumprida até o final do mês.
De acordo com Luiz Lenzi, em apenas um município o PMDB não deverá ser cabeça de chapa, com candidato a prefeito ou a vice, que é Ariquemes, onde o arco de alianças que vem desde a primeira eleição do ex-prefeito Confúcio Moura, e que reúne o PMDB, PT, DEM e outros, deverá ser mantido.
O PMDB já possui um mapa de preferência do eleitorado em alguns municípios. Nestes, a comissão tem mostrado aos postulantes a melhor opção. “Temos buscado o entendimento também junto as bases, sempre que possível. Não vamos impor nenhuma candidatura e sim construí-las junto aos diretórios municipais, num amplo debate democrático”, explica Vilma Alves, que representa o governador Confúcio Moura, atual liderança maior do partido no Estado.
Após a definição dos candidatos, a comissão vai trabalhar em cima da preparação das convenções que deverão ter o caráter homologatório do que foi definido nesta fase. De acordo com o secretário-geral Luiz Lenzi, “o PMDB atravessa seu melhor momento no Estado, tendo um senador presidente nacional da legenda, dois deputados federais, três .deputados estaduais e um governador forte e atuante nos 52 municípios, o que deverá ajudar muito no resultado das eleições deste ano”.
Falta de defensor no recebimento da denúncia anula ação penal contra ex-senador
A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) anulou, desde o recebimento da denúncia, ação penal que resultou na condenação do empresário Mário Calixto Filho às penas de um ano e três meses por formação de quadrilha e a quatro anos e três meses por peculato. A decisão determinou que seu defensor constituído seja intimado para novo julgamento que irá deliberar sobre o recebimento ou rejeição da denúncia.
Mário Calixto é proprietário do jornal Estado de Rondônia e exerceu mandato no Senado Federal de julho de 2004 até março de 2005. Era primeiro suplente do ex-senador Amir Lando (PMDB-RO), substituindo-o quando este assumiu o Ministério da Previdência Social. Ele responde a vários processos por delitos de imprensa, crime contra a ordem tributária, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e evasão de divisas, entre outros.
A defesa alegou nulidade da ação penal, pois o acusado foi intimado apenas no diário oficial para a sessão de julgamento na qual a denúncia foi admitida. O argumento é que houve constrangimento ilegal, uma vez que o empresário não tinha advogado constituído e não foi nomeado defensor para representá-lo, portanto, a intimação deveria ter sido feita pessoalmente.
O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) afirma que o acusado foi notificado pessoalmente. Porém, de acordo com esclarecimentos do tribunal estadual solicitados pelo STJ, o empresário foi intimado não para a sessão de julgamento, mas sim para “responder por escrito às acusações”.
Segundo o TJRO, Calixto não só foi procurado diversas vezes para ser notificado – não sendo encontrado –, mas também “tumultuou o quanto pôde” o andar da ação penal. Além disso, a matéria estaria preclusa, pois o empresário teve várias oportunidades para se manifestar e não o fez.
De qualquer forma, para o tribunal, não houve prejuízo algum ao acusado pela ausência do advogado, mesmo porque ele teve toda a assistência jurídica necessária após o recebimento da denúncia – entendimento que aplicou a súmula 523 do Supremo Tribunal Federal (STF).
O ministro Jorge Mussi, relator do processo, entendeu que o cerceamento de defesa ficou configurado, pois os princípios do contraditório e da ampla defesa foram violados. O ministro lembrou que o Supremo Tribunal Federal entende que é dispensável a intimação do acusado para a sessão que decide sobre o recebimento da denúncia, desde que o defensor seja intimado pela imprensa oficial.
Contudo, Mussi destacou que a sustentação oral é facultada às partes na sessão de julgamento da admissibilidade da denúncia. Como o acusado não tinha advogado constituído, um defensor público deveria ter sido nomeado para representá-lo.
segunda-feira, março 19, 2012
MEC abre III edição das Olimpíadas. Seduc contribui para a formação do professor
O Ministério da Educação (MEC) começou hoje, oficialmente, a terceira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O lançamento nacional aconteceu em São Paulo, onde também se realizou a primeira reunião técnica com representantes do MEC, Fundação Itaú Social, Cenpec, Undime e Consed. No dia 24/04 em Belém, ocorrerá o lançamento regional. A Olimpíada está dividida em sete polos. O primeiro reúne os Estados da região Norte do país: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins, adiantou o secretário de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), Júlio Olivar, afirmando que a Olimpíada contribui para a formação do professor. O período de adesão e de inscrição termina dia 25 de maio pela internet (acesse portal.mec.gov.br). Podem participar educadores que lecionam do quinto ao nono ano do ensino fundamental e nas três séries do ensino médio.
II Fórum no TCE. Iniciativa do Instituto de Estudos e Pesquisas/Escola de Contas
Em maio, como parte das comemorações dos 29 anos de instalação do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, será realizado o II Fórum de Direito Constitucional e Administrativo, que tem como foco a comunidade jurídica e acadêmica, mas que é aberto a outros segmentos da sociedade.Como 2012 é ano eleitoral, o Tribunal também promoverá, em agosto, o Seminário “Preparação do Cidadão para exercer cargo público”, destinado a candidatos a prefeito e vereador.
Professores do Cone Sul se especializam em "Mídias na Educação"
Professores das redes de ensino estadual e municipal dos sete municípios do Cone Sul participam nesta segunda e terça-feira, dias 19 e 20, de módulos presenciais do curso de pós-graduação em “Mídias na Educação”. Ao todo, 90 educadores, divididos em três turmas de 30 cursistas cada, estão sendo beneficiados com a especialização. Na modalidade de ensino a distância, o curso é ofertado pelo Ministério da Educação (Mec), em parceria com o governo do estado. Para as aulas não presenciais, os participantes utilizam os recursos da plataforma e-ProInfo.
Em Vilhena, os módulos presenciais estão sendo realizados nas escolas Machado de Assis e Álvares de Azevedo e na Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que é o órgão responsável por oferecer a logística para a realização das 420 horas do curso. Professores do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia (Unir), campus de Vilhena, ministram as disciplinas.
Já cursando o quarto dos oito módulos previstos para terminar em julho, o grupo sediado na CRE estuda com a especialista Lilian Reichart Coelho sobre a utilização de “Material Impresso”, como jornais e revistas, nas salas de aula. O também especialista José Maria Leite Botelho trabalha com as outras duas turmas o tema “Vivenciando o desenvolvimento de projetos com mídias integradas”. Participantes do primeiro módulo da pós, estes terão aulas até dezembro.
Os conteúdos da especialização em Mídias na Educação visam proporcionar formação continuada para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação – TV e vídeo, informática, rádio e impresso. O público-alvo prioritário são os professores da educação básica.
Em Rondônia, os cursos são ofertados em mais cinco polos, além de Vilhena: Porto Velho, Ariquemes, Rolim de Moura, Pimenta Bueno e Ji-Paraná.
E-ProInfo
É um site do portal do MEC que utiliza a tecnologia da internet e permite a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações, como cursos a distância. É através deste ambiente que os participantes têm acesso a conteúdos, informações e atividades, como fórum de discussões e banco de projetos, além de poderem interagir com coordenadores, instrutores, orientadores, professores, monitores e com outros colegas participantes.
Assinar:
Postagens (Atom)