domingo, novembro 06, 2011

Manifestantes e índios agridem homem e derrubam cerca no DF


Manifestantes, acompanhado por índios da tribo Fulni-ô Tapuia, teriam agredido um segurança com pancadas nas costas. Eles também derrubaram as cercas da obra de uma construtor (Leonardo Arruda/Esp. CB/D.A Press )
Manifestantes, acompanhado por índios da tribo Fulni-ô Tapuia, teriam agredido um segurança com pancadas nas costas. Eles também derrubaram as cercas da obra de uma construtor.
O clima ficou tenso mais uma vez no Setor Noroeste. Por volta das 16h deste sábado, um grupo de manifestantes, acompanhado por índios da tribo Fulni-ô Tapuia teria agredido um segurança com pancadas nas costas. Eles também derrubaram as cercas da obra de uma construtora. O vigilante, identificado como Bruno Leonardo, foi levado para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) em Brasília, e sofreu apenas ferimentos superficiais.A agressão teria ocorrido após o homem ter impedido os manifestantes de invadirem a área. De acordo com outros vigilantes, um grupo com cerca de 200 pessoas foi até o canteiro de obras onde ficam as máquinas das construtoras. Eles arrancaram a cerca de arame farpado, toldos e derrubaram a caixa d’água. A Polícia Militar não estava no local e chegou somente após a agressão, segundo o advogado da construtora.Os manifestantes montaram um acampamento no local no início da noite. A Polícia Militar ficará de prontidão para garantir a segurança e evitar novos conflitos.

Briga na Justiça
Na sexta-feira (4/11), índios que habitam a região apresentaram uma decisão judicial da última semana e paralisaram o trabalho em duas das três obras da região, considerada por eles um santuário indígena. No entanto, as construtoras conseguiram, no último dia 21, a liberação da área para a construção dos prédios. Os índios também alegam que apenas a construtora Emplavi tem essa autorização. Por meio de nota, a construtora divulgou que está "no exercício regular e legítimo do seu direito de propriedade", já que a área de posse da empresa "não se localiza e não está abrangido pela delimitação da área de 4,1815 hectares determinada pelo Tribunal Regional Federal da primeira região" aos indígenas.

Laudo
A área ocupada por indígenas no setor Noroeste, bairro de Brasília que atualmente encontra-se em construção, não é considerada como terra tradicional indígena pela Fundação Nacional do Índio (Funai). “A Funai não considera a área como terra tradicional indígena. O laudo apresentado não se sustenta, e a maioria das pessoas que vivem no local, ainda que há muito tempo, sequer são lideranças indígenas”, disse um indigenista da Funai.

Nenhum comentário: