quinta-feira, junho 21, 2012

Sociólogo questiona papel da ciência hoje



“Qual o papel da ciência no mundo moderno e em uma sociedade efetivamente democrática? Como a ciência vem contribuindo na resolução de problemas voltados ao desenvolvimento social e tecnológico?". Esse foi o ponto de partida que suscitou a pesquisa de pós-doutorado do professor do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília Michelangelo Giotto Trigueiro. Seus estudos desenvolvidos na Universidade de Munique (Ludwig-Maximilians-Universität München) resultaram no livro Ciência, Verdade e Sociedade, contribuições para um diálogo entre a sociologia e a filosofia da ciência (Fabrefactum, 2012), lançado nesta quarta-feira, 20 de junho, em Brasília.
Ao aproximar sociologia e filosofia da ciência, Trigueiro aponta a necessidade de que as universidades e centros de saber empreendam uma ciência bem-articulada no atual ambiente do desenvolvimento científico-tecnológico. “Isso somente é possível a partir de uma política de pesquisa engajada e comprometida com a agenda social, orientando produções e soluções voltadas para problemas como fome, gargalos urbanos, transporte público”, explica. “Afinal, qual o papel da ciência nesse contexto?", provoca, questionando a atenção e a atuação da academia brasileira quanto à real e continuada superação de questões estratégicas e urgentes voltadas ao progresso social, tecnológico e econômico.
O professor defende ainda uma maior articulação e convergência entre as ciências puras, aplicadas e tecnológicas. “Para alcançar a superação de um problema real como a fome, seria interessante, por exemplo, um cientista do campo de fisiologia das células estar orientado no sentido de contornar uma demanda social urgente e importante como essa”, avalia. “A ciência deve ser compreendida além da busca da verdade”, complementa o professor, que se valeu dos marcos teóricos instituídos por Philip Kitcher na conceituação de ciência bem-articulada.
Autor de dezenas de artigos científicos e acadêmicos e de outros cinco livros, sociólogo de formação, mestre e doutor na mesma área, Trigueiro é professor da UnB desde 1989 com ênfase na sociologia da ciência e da tecnologia. Coordena ainda o Laboratório de Estudos Sociológicos e Econômicos sobre Inovação em Genômica. O livro poderá ser adquirido a partir do site www.fabrefactum.com.br ou em versão e-book na Livraria Cultura.
Reprodução

Nenhum comentário: