O secretário estadual de Educação de Rondônia (Seduc), Júlio Olivar, juntamente com os demais titulares do setor de outras Unidades da Federação e governador de Tocantins, Siqueira Campos, participaram da abertura do Seminário Nacional sobre o Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL). O evento aconteceu nesta quinta, 12, no auditório do Palácio Araguaia dentro da programação da II Reunião Ordinária do Consed.
O Plano Nacional do Livro foi lançado em 2006 pelo Governo Federal com o objetivo de incentivar a formação de novos leitores por meio de políticas públicas. A intenção agora é estender a iniciativa para os estados e municípios de todo país. A Fundação Biblioteca Nacional destacou a importância da discussão. “O Brasil dobrou o índice de leitores nos últimos tempos. Hoje cada brasileiro lê até quatro livros por ano. É muito pouco ainda, mas são sinais concretos de que quando se trata o assunto como política pública os resultados aparecem”, disse a Fundação.
O PNLL conta com quatro eixos principais: ampliação e democratização do acesso aos livros; promoção da leitura; apoio a cadeia produtiva e criativa e a realização de campanhas publicitárias para valorização da literatura. No Brasil a proposta já foi implantada no Mato Grosso do Sul. “Cabe a secretaria de educação e cultura de cada estado e município a orientação para elaboração do plano. É importante para as escolas atualizarem seus acervos e incentivar os alunos a serem leitores”, disse o Consed.
No Tocantins, o plano estadual foi debatido durante as etapas regionais da Flit. “Nós fizemos mobilização nas 12 regionais de ensino e daqui sairá a contribuição de cada unidade escolar. As propostas vão ser debatidas dentro do Seminário e levadas para apreciação na Assembleia Legislativa” ressaltou a Seduc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário