Mais de 70 jovens cientistas da Universidade de Brasília, além de professores e pesquisadores de diversos programas de pós-graduação, marcarão presença no maior congresso de ciência do país. Sob o tema Ciência, cultura e saberes tradicionais para enfrentar a pobreza, a Universidade Federal do Maranhão – estado que concentra os mais graves indicadores sociais do país – será a sede do 64º encontro da Sociedade Brasileira de Política Científica (SBPC), que ocorre de 22 a 27 de julho, em São Luís. (Veja aqui a programação científica.)
A participação dos jovens cientistas da UnB se dará tanto em mesas-redondas e palestras quanto em pôsteres integrando a apresentação de resultados de pesquisa e a Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC). A delegação de jovens cientistas sai de Brasília rumo a São Luís nesse domingo, dia 22.
JOVENS CIENTISTAS - “A UnB mantém a tradição de participar do encontro mais importante do país”, avalia o diretor de Fomento à Iniciação Científica do Decanato de Pós-Graduação e Pesquisa (DPP), Mário César Ferreira, também professor do Departamento de Psicologia Social. “A expectativa é a melhor possível - afinal, os 72 jovens estudantes selecionados para a Jornada Nacional de Iniciação Científica terão a oportunidade de apresentar seus resultados de pesquisa e estabelecer parcerias e interlocuções com estudiosos das mais diversas áreas de conhecimento”, diz - observando que “isso é fundamento para fortalecer as redes de cooperação e pesquisa”.
A sessão de pôsteres, na SBPC, exibirá 4816 trabalhos científicos, compreendendo experiências ou práticas de ensino-aprendizagem de estudantes de graduação e pós-graduação e de professores de ensino superior. Desse montante, 618 estudos integram a Jornada de Iniciação Científica. Pela programação, serão 960 pôsteres por dia, nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Artes, Letras e Lingüística. O espaço destinado à integração dos estudantes e pesquisadores de todo o país é o ginásio poliesportivo da UFMA.
ENFRENTAMENTO DA POBREZA – O tema central do congresso será contemplado por uma mesa específica e homônima, coordenado pela especialista em estudos da pobreza e professora da UFMA Maria Ozanira da Silva - que, na ocasião, apresentará sua avaliação acerca das políticas públicas no enfrentamento à questão. Embora reconheça a importância do Bolsa Família, para ela os principais investimentos decorrem de outras políticas públicas e programas de transferência de renda, “como os reajustes anuais do salário mínimo acima da inflação, o aumento do número de trabalhadores com carteira assinada, a expansão da previdência social, incluindo categorias como donas de casa, a aposentadoria social rural, entre outros benefícios de prestação continuada”.
De acordo com a coordenação do evento, cerca de 20 mil pessoas são esperadas para o congresso. Ao todo, serão 61 conferências, 66 mesas-redondas e 48 minicursos, além de outras atividades como reuniões de trabalho, assembleias, sessões de pôsteres e encontros para a discussão sobre os avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento.
Entre autoridades, gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia e representantes de sociedades científicas, participarão os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp; da Educação, Aloizio Mercadante; e cientistas renomados como o israelense Daniel Shechtman, Prêmio Nobel de Química de 2011, autor da descoberta das estruturas de átomos a que intitulou de “quasicristais”.
EXPOTEC - Também faz parte da programação do encontro anual da SBPC a EXPOTEC, considerada a maior mostra de ciência e tecnologia das Américas. Os principais institutos de pesquisas, universidades, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços estarão presentes.
Outros eventos paralelos são a SBPC Jovem e a programação voltada para estudantes do ensino básico e profissionalizante, bem como o SBPC Cultural e uma intensa agenda de atividades artísticas regionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário