quinta-feira, julho 05, 2012

Câmara concede título





O secretário de estado da Educação, Júlio Olivar, recebeu o título de cidadão honorário porto-velhense na tarde da terça-feira (3) numa sessão concorrida, com o plenário da Câmara Municipal de Porto Velho lotado de convidados. A honraria foi proposta pelo vereador Jaime Gazola e aprovada por unanimidade dos parlamentares. Gazola destacou a importância da condecoração e lembrou que poucas pessoas foram agraciadas com a insígnia. “Em todo o meu mandato esse é o segundo título de cidadão honorário que indico. Está sendo entregue ao secretário Júlio Olivar porque ele é uma pessoa que ama Porto Velho e trabalha diuturnamente pelo desenvolvimento dessa cidade. Em apenas um ano no cargo, fez mais por Porto Velho do que o governo anterior em oito anos de mandato; fez mais do que muita gente que mora aqui há trinta anos.”

O vereador destacou que na gestão de Olivar a Seduc está investindo R$ 70 milhões em escolas da capital, como a construção das escolas Brasília, Murilo Braga e Anísio Teixeira. E finalizou seu pronunciamento elogiando a postura do secretário diante do Sintero (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia). “Nunca um secretário tratou o sindicato da categoria de forma tão respeitosa quanto o Júlio Olivar. Um governo que dialoga com o sindicato demonstra respeito ao servidor.”

O secretário Júlio Olivar, por sua vez, mostrou grande conhecimento acerca da história de Porto Velho, citando vários fatos importantes e nomes de pessoas que contribuíram e ainda contribuem com o crescimento da capital. A “viagem” passou pela saga da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré até a construção das usinas de Jirau e Santo Antônio; a pluralidade cultural da cidade; os artistas, historiadores; o rio Madeira; a miscigenação do povo; os monumentos, como as Três Caixas d’Água; o lago Cuniã; o poeta Vespasiano Ramos, Rita Queiroz e Augusto Branco. Na sua consistente reflexão também descreveu com sabedoria o que representa ser um cidadão porto-velhense. “O povo daqui se encanta com as embarcações indo e vindo pelo cais do porto; aprecia as obras de Júlio Carvalho espalhados pelos quatro cantos da capital; e contempla o mais lindo pôr do sol do mundo a partir do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, às margens do Madeira. O porto-velhense se sente um cidadão do mundo, sem negar seu sangue caboclo, ribeirinho, indígena.”Em outro momento, Olivar reconheceu que “agora” a sua responsabilidade aumentaria. “Não quero ser apenas um passante em Porto Velho. Estou sendo contemplado com uma insígnia tão relevante sem ainda merecê-la tanto quanto eu gostaria de já ter me doado, participado. O recebimento do título de Cidadão Honorário de Porto Velho é um chamamento para que eu faça mais e melhor pela cidade e pelos porto-velhenses.”

Emocionado, Júlio Olivar agradeceu aos mais de 450 mil habitantes da capital, e aos vereadores, pela “gentileza” em lhe outorgar o título de cidadão de Porto Velho, especialmente ao vereador Jaime Gazola, a quem se referiu como “amigo dileto”. O secretário disse que deve ao governador Confúcio Moura a honra de ele ter lhe confiado a missão de trabalhar pela transformação da Educação de Rondônia para melhor. “Com a oportunidade de estar à frente da Seduc, pude compreender o quanto mais preciso me dedicar para ajudar as crianças e jovens estudantes do nosso estado a terem um futuro próspero.”

O secretário-chefe da Casa Civil, Juscelino Moraes do Amaral, que representou o governador Confúcio Moura na solenidade, disse que Júlio Olivar é um gestor de sucesso. “A Seduc é a maior pasta do Governo e a maior empresa de Rondônia. Tem quase 27 mil servidores, R$ 1 bilhão de orçamento e 270 mil alunos. Gerenciar suas 416 escolas, incluindo aí as indígenas, é tarefa para poucos. O governo de Rondônia tem a grata satisfação de ter em seus quadros alguém do porte do secretário Júlio Olivar.”

Estudantes de Rondônia participam do Programa Parlamento Jovem Brasileiro



jovens parlamentares 2011
 Os participantes em Brasília

Estão em fase de análise conclusiva os Projetos de Lei - PL dos candidatos de Rondônia que concorrem ao Programa Parlamento Jovem Brasileiro. Este programa tem como objetivos: despertar para a reflexão crítica, difundir o processo democrático e propiciar aos jovens brasileiros a oportunidade de conhecer a rotina dos trabalhos legislativos na Câmara dos Deputados. O tema deste ano é: Você já Cresceu. Agora é Hora de Aparecer. Para participar os estudantes precisam ter de 16 a 22 anos de idade, estar devidamente matriculados e frequentando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio e elaborar um Projeto de Lei.

Os quatro estudantes finalistas da etapa estadual são: Inêz Lima Moreira, da EEEFM Carlos Drummond de Andrade, do Município de Candeias do Jamari, sobre o ensino de Ética na Tecnologia, nas escolas que ofertam educação básica, Leonardo Siqueira Saurin, da EEEFM Alberto Nepomuceno, do Município de Machadinho do Oeste, sobre a vida do preso dentro da prisão, Marcelo José Marchesini, do Instituto Federal de Rondônia Campus de Cacoal, sobre a produção de alimentos obtidos de forma agroecológica,Thaynara da Silva Alvarenga, da EEEFM Santa Ana, do Município de Alvorada do Oeste, sobre a criação de teste vocacional para alunos do Ensino Médio.

Os referidos Projetos de Lei foram encaminhamos ao Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação – CONSED, onde serão reavaliados e enviados à Câmara dos Deputados para a definição do estudante que representará o Estado de Rondônia na IX Sessão do Parlamento Jovem Brasileiro, de 24 a 28 de setembro, em Brasília. O resultado será divulgado dia 10 de agosto, no site da Câmara dos Deputados (http://www2.camara.gov.br/responsabilidade-social/parlamentojovem).

O projeto se destaca por fomentar um trabalho interdisciplinar e transversal que sob a coordenação da professora Rosenaide Távora, do Município de Alvorada d’Oeste, mobilizou mais de uma escola em uma programação composta por uma Sessão Plenária na Assembléia Legislativa, um city tour cívico pela capital do Estado, palestras com temáticas de cidadania e do Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

Projetos dessa natureza proporcionam ao jovem tornar-se um cidadão mais crítico, reflexivo e atuante, além de colaborar para melhoria do IDEB, visto que estimulam a leitura, propiciam a prática da escrita de diversos gêneros textuais, estimulam o valor a sua cultura e nação, ampliando a visão de mundo dos estudantes.

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