sexta-feira, abril 13, 2012

Formação continuada em xadrez pedagógico




Há quinze anos como enxadrista e nos últimos cinco anos atuando como professor de xadrez, passei a compartilhar com meus colegas professores o conhecimento adquirido ao longo da minha vida de enxadrista. Começamos por intermédio do NTE, Núcleo de Tecnologia da Seduc/RO, através de oficinas de xadrez no computador utilizando-o na educação como instrumento inter, multi, pluridisciplinar, seu vínculo com a informática e as novas tecnologias de informação. Com o propósito de engajar cada vez mais, profissionais comprometidos, com a didática e metodologia de ensino que fossem capazes de estimular nas crianças o gosto pela aprendizagem e pelo prazer de se jogar Xadrez. Hoje, pela gerencia de Educação temos como objetivo apresentar para a comunidade docente do nosso Estado uma visão pedagógica sobre o xadrez, haja vista o crescimento do número de professores praticantes com as oficinas no NTE e consequentemente de projetos de inserção do mesmo nas unidades de ensino tendo como resultado um melhor desempenho acadêmico dos alunos praticantes do xadrez.Tornar o xadrez popular e familiar à comunidade escolar como uma atividade nas salas de aula de forma adequada, com profissionais suficientemente preparados para explorar todos os benefícios que ela oferece, enxergando suas reais habilidades para poder auxiliar a desenvolver em crianças ou em qualquer um de seus praticantes.Acreditamos ser este uma atividade lúdica que traz muitos benefícios aos seus praticantes, raciocínio lógico, dedução, abstração, indução, memorização, desenvolvimento de algumas características do pensamento cognitivo e matemático, onde, através de problemas estratégicos encontrados pelo aluno numa partida de xadrez é possível auxiliá-lo a encontrar a maneira certa de resolvê-lo. Esse auxílio muito se assemelha a resolução de um problema matemático, onde a criança é orientada, primeiro a identificar e compreender o problema, segundo a compor um plano.É muito importante que o profissional que for trabalhar com o xadrez conheça em primeiro lugar a real função do jogo, aprimorar seus conhecimentos, para assim, auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de seus alunos. É evidente que não se pretende que o instrutor seja um 'expert' ou um campeão mundial, mas espera-se que tenha condições de oportunizar aos alunos o desenvolvimento das competências e habilidades pedagógicas que este oferece, além de ser detentor de uma boa didática e de conhecimentos básicos de psicologia pois, através da ludicidade, está trabalhando com a formação de valores e cidadania.(Gualter Amélio).


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