quinta-feira, abril 12, 2012

SP sediará encontro mundial de UCs


O Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) sediará a 24ª Assembleia Geral da Federação Internacional das Universidades Católicas (FIUC). O encontro será realizado de 23 a 27 de julho de 2012, no campus São Bernardo (SP), e reunirá reitores de mais de 200 universidades dos cinco continentes, que discutirão “O Ensino e o Aprendizado nas Universidades Católicas do Século 21”. Reconhecida pela Unesco, Organização das Nações Unidas, no âmbito da educação, ciência e cultura, e pelo papa Pio XII, a FIUC é a mais antiga e importante associação de universidades católicas do mundo.A informação é do Boletim da CNBB, 11-04-2012.

Realizada a cada três anos em diferentes partes do mundo (a última edição ocorreu em novembro de 2009, em Roma, Itália), a FIUC acontecerá pela terceira vez no Brasil (em 1960, na PUC-RJ, e em 1978, na PUC-RS). Para ser sede do encontro, a FEI concorreu com países como Líbano, Austrália e Chile. A infraestrutura da cidade de São Paulo e a boa relação diplomática do Brasil com todas as nações contribuíram na escolha do país. Outro item que ajudou foi o fato de o Brasil ter origem católica.

Para a FEI, organizar a reunião mundial de reitores é muito importante. “Vamos tratar do aprendizado neste século e como o foco da universidade católica é a pesquisa, a busca será pela autonomia da razão humana para que desenvolva o bem-estar das pessoas plenamente articulado com sua fé” afirma o padre Theodoro Paulo Severino Peters, presidente do Centro Universitário da FEI.

De acordo com padre Theodoro Peters, a Assembleia tratará de temas universitários de interesse de todos os continentes.

Caberá a cada país concretizar ou não as condições argumentadas. “A universidade transcende os interesses locais, porque tem abertura para tudo que é humano e envolve a sociedade, como diplomacia universitária e paz”, destaca o presidente da FEI.

Programa

Durante encontro haverá diversas atividades, como plenárias, dinâmicas de grupos temáticos e regionais e até visitas a cidades, como a Aparecida (SP).

A Federação das Universidades Católicas é composta de cerca de 200 universidades e instituições católicas de ensino superior de todo o mundo, que têm à disposição um secretariado permanente encarregado de executar as orientações e políticas, tal como estabelecido pela Assembleia Geral e os órgãos administrativos. Além das funções administrativas e de gestão exercidas nas atividades da Federação, o secretário-geral também atua como um facilitador, melhorando a coordenação e promovendo um livre fluxo de informações entre as organizações e as instituições parceiras da FIUC. No Brasil existem 81 instituições católicas de ensino superior.

Nenhum comentário: