O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), lançado em abril pela presidente Dilma Roussef, foi aprovado na Câmara e tramita no Senado.
Entre os objetivos do Pronatec está o de expandir a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, além de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores, disse o secretário de estado da Educação de Rondônia, Júlio Olivar.
A meta é beneficiar estudantes do Ensino Médio da rede pública e trabalhadores. As capacitações serão ofertadas pela rede federal de Educação profissional e tecnológica, pela rede estadual de Educação, pelo Sistema S, redes privadas de Educação e entidades privadas sem fins lucrativos.
Olivar admitiu que o programa vai aumentar o número de vagas ofertadas de ensino médio concomitante com a educação profissional. A ação fará parte do programa Brasil Profissionalizado, que integra o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Os recursos serão repassados ao governo da cooperação para construção, reforma, ampliação de infraestrutura escolar e de recursos pedagógicos, além da formação de professores, ressaltou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário