sexta-feira, abril 13, 2012

Seduc participou de audiência em Nova Dimensão










O Secretário de Estado da Educação de Rondônia, Júlio Olivar, participou quarta-feira (11) de uma audiência pública realizada na Escola Estadual Maria Laurinda Groff, localizada no Distrito de Nova Dimensão, em Nova Mamoré. O objetivo da audiência foi ouvir a comunidade escolar, conhecer a escola e propor soluções para as demandas da instituição.



A audiência foi proposta pela deputada estadual Ana da 8, sensível aos problemas que a comunidade daquele instituição de ensino vivencia, sobretudo, os relacionados ao transporte escolar, falta de professores e construção de salas de aulas. A diretora da escola, professora Dorinha Gomes da Costa, disse que esses são os principais impasses que atrapalham o bom andamento das atividades escolares.



O representante dos pais de alunos, Luciano Pani, comentou que o transporte escolar precário atrasou em dois meses o início do ano letivo. “A empresa contratada pelo estado tem sido negligente. Além dos veículos em péssimas condições de uso, o proprietário alega que as estradas estão intrafegáveis. Isso não é verdade, o que está faltando é compromisso com o trabalho para o qual foi contratada”.



Do mesmo modo, a estudante do 2º Ano B, Gabriela Sgorlon, moradora da Linha 29-B, km 5,5, lamentou a situação do transporte escolar. “Queremos que o problema seja solucionado imediatamente. Caso isso não aconteça, o ano letivo ficará comprometido”.



A professora de Geografia, Elci Tavares de Faria, falou que é desumano trabalhar em salas de aulas improvisadas. “Parece que a escola não acompanha o desenvolvimento do distrito. Essas salas eram alojamentos dos trabalhadores que construíram a escola. Faz seis anos que foram improvisadas e não sabemos até quando continuarão sendo um apêndice da escola”, destacou.



Olivar após ouvir os depoimentos de diretores, professores, alunos e pais de alunos, elencou alguns avanços do governo do estado na educação e destacando a nova filosofia implantada através do processo de eleições democráticas dos gestores das escolas e os investimentos no transporte escolar que em 2010, no governo anterior, foi de R$ 18 milhões, e que a previsão de investimento no setor para 2012 é de R$ 40 milhões.



O secretário disse também que está em andamento o projeto para a climatização de todas as unidades de ensino do estado. No caso específico da Escola Laurinda Groff, é possível a contratação emergencial de professores, principalmente das disciplinas consideradas críticas (matemática, química, física e biologia). O secretário ainda orientou que, através da Representação de Ensino em Guajará-Mirim, a direção da escola deve propor a mudança de tipologia, para que possa receber mais recursos. Após visitar as dependências da escola, Olivar constatou a necessidade da construção de mais um pavilhão, o que poderá ser feito somente em 2013.



Quanto ao transporte escolar, o secretário fez uma explanação esclarecedora. Afirmou que em 44 dos 52 municípios, o serviço é prestado através de convênio firmado entre o estado e as prefeituras. Mas, que em Nova Mamoré, o contrato é direto entre estado e empresa licitada. “O governo não tem mais respaldo legal para aditivar o contrato com a atual empresa responsável pelo transporte escolar daqui. Em razão disso, novas empresas serão licitadas, solucionando em definitivo a problemática do município”, finalizou.



--



Fonte: Portal Mamoré



Texto: Simon O. dos Santos

Nenhum comentário: