segunda-feira, abril 09, 2012

Xadrez no ensino multidisciplinar auxilia na Educação, garante Olivar







 O governador Confúcio Moura participou de "Oficinas de Xadrez para Coordenadores de Laboratórios e TV Escola, na Escola Estadual Migrantes em Ariquemes, e na Escola Estadual Maria de Abreu Bianco em Buritis, onde ocorreu a solenidade para o mesmo evento. Na Escola Estadual Joaquim Pereira da Rocha em Machadinho, o chefe do Executivo Estadual participou da  festa das "Oficinas de Xadrez".
 A prática do xadrez desenvolve habilidades tais como: memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões.O xadrez é suporte pedagógico para Matemática, Artes, História, Geografia e Ética.A proposta pedagógica do governo Confúcio Moura é inserir o jogo de xadrez no processo de ensino-aprendizagem visando preparar o aluno para que seja capaz de tomar decisões em situações que exigem o raciocínio rápido, e em busca de formar cidadãos íntegros através de uma atividade lúdica, disse o secretário de estado da Educação (Seduc), Júlio Olivar que defendeu a  TV escola como canal da Educação destinada aos professores, aos alunos e a todos interessados em aprender. Ela é uma política pública em si, com o objetivo de subsidiar a escola e não substituí-la. Em hipótese alguma substitui o professor. A TV escola não dá aula. É uma ferramenta pedagógica disponível ao docente. Um complemento de sua própria formação", sintetizou Olivar.
Para o secretário, "as novas tecnologias da informação e comunicação chegaram para nos inserir definitivamente na era digital e na era do trabalho coletivo. Alinhar a escola com esta dinâmica revolucionária é determinação do governador Confúcio Moura", garantiu. De acordo com Júlio Olivar, os alunos aprendem xadrez e desenvolvem habilidades. O esporte proporciona aos alunos experiência positiva quando conciliam os conhecimentos do xadrez com o ensino regular. Para ele, o esporte de inteligência traz como resultado o desenvolvimento da memória, a concentração e o raciocínio, tudo isso reflete nas outras disciplinas e aumenta o rendimento escolar. O xadrez como um esporte intelectual que ajuda no desenvolvimento é ideal. É importante a escola estar sempre buscando implantar o xadrez, afirmou. Muito mais do que o movimento das peças, os alunos aprendem a criar estratégias e desenvolver o raciocínio lógico, além da concentração. No momento em que eles estão fazendo as aulas, trabalham com a parte da concentração, da atenção e aprendem a ser mais criativos, porque tem que pensar em estratégias céleres e rápidas para ganhar o jogo. Todas as habilidades são importantes nas disciplinas, nos conteúdos e para o cotidiano, explicou o secretário.

Nenhum comentário: